Vale a pena fazer mestrado?

Pessoal,

Estou terminando a faculdade esse ano, mas já trabalho com desenvolvimento de software embarcado há mais de seis anos e no ano passado inciei o desenvolvimento de sistemas desktop utilizando Java, daí surgiu a oportunidade de eu estar fazendo mestrado no próximo ano, onde eu entraria como aluno especial para que eu não precisasse sair do meu emprego e me dedicar somente ao mestrado e depois que concluisse algumas disciplinas eu entraria como aluno oficial e concluiria o mesmo. Dessa forma eu conseguiria conciliar tranquilamente o emprego e o mestrado.

Agora vem a pergunta:

• Gostaria de saber dos colegas daqui do fórum que já trabalham a mais tempo com Java, ou dos colegas que possuem ou estão fazendo mestrado, o que o mercado acha disso? Ele encara como algo bom ou pode ser prejudicial do ponto de vista que as empresas podem encarar que esse cara terá um custo maior para ela e não trará tanto benefício?

• A minha dúvida existe, por eu ter um pouco de receio de fazer um mestrado e isso me atrapalhar um pouco depois na hora de seguir no mercado de trabalho e dai eu acabar tendo que ficar somente na área acadêmica, que é uma coisa que eu tenho vontade de fazer, mas não agora.

Espero que eu tenha sido claro.

Agradeço por qq dica dos colegas.

Até +…
Paulo D.

A minha experiência de trabalho é pequena, porém na empresa que trabalho hoje mestrado e doutorado são bem recebidos porque trabalho com pesquisa e desenvolvimento. Na maioria das empresas que trabalhei, certificados da sun, oracle, etc… e esperiências de trabalho são mais importantes até mesmo que diploma de facultade. Acredito que um titulo não vai atrapalhar mas em alguns casos não vai fazer diferença nem para conseguir o emprego nem para uma remuneração melhor. Bom esse é meu ponto de vista, também penso em fazer mestrado e gostaria de ouvir mais opiniões.

O mercado tem mudado muito. Se antes mestres e doutores trabalhavam apenas no meio acadêmico, hoje eles estão até mesmo se tornando empresários.

Muitas empresas contratam mestres e doutores. E geralmente a pós-graduação aumenta e muito o teu “passe” no mercado.

Cara, se tu conseguiu terminar a faculdade, vale sim fazer mestrado, doutorado, PhD, YZ, FdP e tudo mais que aparecer.

Acho sempre que o mais difícil é a faculdade. Passado isso, vai para o mercado (se já não estiver) mas não para de estudar.

Conheço uma turma de Pós doutores aqui na Bahia que, não tendo mais como crescer na vertical, cresce na horizontal.

Meu chefe, o Diego Gervasio Friaz Suares, fez mestrado, doutorado, doutorado, pós-doutorado, especialização. E agora, pós-doutorado. Nessa ordem mesmo.

Se vale a pena? Bem… srsrsr Não só financeiramente, mas a satisfação pessoal que você ganha nenhum dinheiro paga.

Algumas empresas vão valorizar um mestrado, pois ainda usam títulos como mecanismo de avaliação.

Se quer seguir a carreira acadêmica é uma boa.

Agora com a descentralização do conhecimento, que está gratuitamente acessível via Internet, com as comunidades na Internet trocando conhecimentos que antes só eram trocados entre amigos de faculdade, com o vasto acesso há livros e publicações de alta qualidade que antes só eram do conhecimento da comunidade acadêmica, eu pergunto:

Qual a real importância da faculdade nos dias de hoje e principalmente o que realmente um tíulo bonito prova hoje em dia?

Talvez essa pergunta daqui a 5 ou 10 anos seja bastante óbvia para todo mundo, mas por enquanto um título ainda vai continuar sendo algo bastante valorizado e importante para muitos empresas. Já para o futuro tenho muitas dúvidas…

[quote=saoj]Algumas empresas vão valorizar um mestrado, pois ainda usam títulos como mecanismo de avaliação.

Se quer seguir a carreira acadêmica é uma boa.

Agora com a descentralização do conhecimento, que está gratuitamente acessível via Internet, com as comunidades na Internet trocando conhecimentos que antes só eram trocados entre amigos de faculdade, com o vasto acesso há livros e publicações de alta qualidade que antes só eram do conhecimento da comunidade acadêmica, eu pergunto:

Qual a real importância da faculdade nos dias de hoje e principalmente o que realmente um tíulo bonito prova hoje em dia?

Talvez essa pergunta daqui a 5 ou 10 anos seja bastante óbvia para todo mundo, mas por enquanto um título ainda vai continuar sendo algo bastante valorizado e importante para muitos empresas. Já para o futuro tenho muitas dúvidas…

[/quote]

Direcionamento.

Por mais que o conhecimento esteja aí na Internet, disponível, está disperso. sem a devida orientação, você pode acabar se dispersando. Mestres e doutores nos direcionam e nos ajuda a manter a direção certa. Não adianta correr mais que todo mundo, e por mais tempo, se está correndo para o nada.

Contatos

Os colegas da faculdade, os professores, a galera da outra faculdade que você conheceu naquele congresso… todos estes um dia podem te ajudar. podem vir a ser seu chefe, seu colega, seu subordinado… São contatos preciosos.O networking começa, e muito bem, na faculdade!

Comprovação

Por mais que existam péssimos alunos, a maioria não é. podemos dizer que 10% dos alunos são medíocres. 10% são fantásticos. E os outros 80% são apenas normais. OS mais CDF’s não costumam aceitar isso. Acreditam que TODOS deveriam ser fantásticos. Como podem não ver quão felizes podem ser se forem fantásticos? Mas o fato é que a maioria das pessoas só quer ter um emprego que pague bem, um trabalho que seja prazeroso e uma vida tranquila.

Então onde entra a comprovação? A faculdade comprova que você NO MÍNIMO conhece sobre X e Y. Entendam, ela não serve pra identificar os bons, mas apenas os aptos. E por mais que as empresas desejem sempre os melhores, na maior parte das vezes um “apenas apto” já dá conta do recado. E como ela vai saber quem está apto sem conhecer? É amigo… Diploma serve pra isso!

Carteira de motorista não diz que você é bom motorista, mas que no mínimo passou por um curso e fez alguns teste. Portanto, é provável que você saiba o que faz ao volante.

Eu ainda diria outra coisa sobre a faculdade: é um dos melhores, senão o melhor momento da sua vida. Só quem já fez uma sabe o que viveu lá.

Eu ainda estou terminando a minha. Se a faculdade é mais que um pedaço de papel? Com certeza!

materia interessante veja:

http://computerworld.uol.com.br/carreira/2008/02/22/volta-as-aulas-em-2008-mba-ou-mestrado/

bom assim… o google é um exemplo disso … valoriz bastante mestrado…e o que a um tempo atras que mestre e doutores apenas em pesquisa está mundado… grandes empresas na area de pesquisa e talz… mestre tem muito valor e como consequencias bons salarios…

Mas na minha opniao, eu trazendo para minha realizadade… eu saindo do bacharelado nao ia para o mestrado… por que um bom mestrado vc precisa ter tempo… para se dedicar a ele se vc acha o bacharelado puxado o mestrado eh 10x mais… primeiro financeiramente que vc tem q ta com uma renda boa para se manter… e investimento que vc vai ter q fazer alem do curso…entao quando terminar o bacharelado pretendo fazer pos… porem no mesmo segmento que quero fazer o mestrado… tipo um mestrado para eng. software nada mal eu fazer uma pos… nesse mesmo caminho ou um curso com areas interligadas… e com a pos adquirir experiencia… tanto academica… quanto profissional e dai ir para o mestrado… isso no caso.

Um mestrado de eng. de software a ultima vez que vi a media era de uns 1.500,00 - 2.500,00/mes.
flw!

Obrigado pela resposta. Eu adoro quando me dão uma contra-argumentada arrasadora e sóbria como essa, que me faz rever todos meus conceitos. Infelizmente respostas como a sua, que incentivam o debate sobre pontos de vista diferente, são raras.

Concordo. Muitas pessoas precisam de um direcionamento, de uma cobrança para que não fiquem enxugando gelo. É como a poupança automática. Se o cara não fizer aquilo ele gasta o dinheiro. Acho que isso é uma questão de auto-disciplina e foco. Tenho bastante do primeiro e pouco do segundo. Nesses casos a faculdade pode ajudar sim…

Tenho que concordar também. Meu melhor amigo eu conheci na faculdade. Acho que nesse momento, quando ainda somos inocentes, sem tantas responsabilidades, estamos mais propícios a construir amizades verdadeiras.

Também é possível fazer isso fora da faculdade, através do GUJ e de outras comunidades, etc. Mas isso vai depender de cada pessoa e levando-se em conta que temos fama de anti-social, a faculdade pode ser uma bela ajuda.

É verdade. Mas muitas empresas hoje em dia já possuem um processo seletivo que efetivamente TESTA o cara, seja ele do MIT ou da UniQuintal (Univ. Fundo de Quintal). Hoje em dia não se pode nem se deve descriminar ninguém que não fez faculdade ou que se formou numa faculdade pouco expressiva. Direitos iguais a todos! Mostre que sabe e o emprego é seu!

Eu descordo totalmente de vc. Vou te contar um segredo que eu gostaria muito que meu pai tivesse me contado, mas ele me falou a mesma coisa que vc falou aí em cima. Claro que como tudo na vida vai depender da personalidade de cada pessoa, mas o melhor momento da sua vida é quando vc atinge uma maturidade profissional, financeira e pessoal. Daí tudo na vida fica mais acessível e prazeroso (inclusive relacionamentos amorosos). Sua ansiedade fica bem baixa e vc passa a dar as cartas do jogo e não apenas reagir ao mundo louco a sua volta. E isso geralmente só acontece depois dos 35 anos e com pessoas (bastante) disciplinadas, que não precisam fazer poupança automática.

Como já dizia o velho ditado, pelo menos para o Homem, a vida começa aos 40! :wink:

Discordo, bons profissionais sabem pesquisar. A escola nos ensina a pesquisar. Direcionar não é preciso de um professor, basta se esforçado e com dinamismo. Em certo nível de seu conhecimento, é possível saber se o que está fazendo está certo ou não, simplesmente pelo pesquisar. Bons professores que conheci, também não sabiam tudo e nem eram certos de tudo, mesmo os doutores. É o que eles fazem, então, não há segredo. A faculdade é importante, mas não é o ponto final. Se olharmos para o modo como são as coisas fora do Brasil, entenderemos melhor do que ninguém, que a busca por resultados é mais importante que o diploma.

Discordo novamente. Conheci mais gente em fóruns dos mais diversos tipos, tenho mais gente em meu MSN, Google Talk e Skype do que já conheci em minha vida estudantil. Quanto mais diversificado os meios que me encontro, maiores são as relações e idéias que conseguimos. No geral, na escola, estamos direcionados em turmas e turmas com pensamentos idênticos. Na Internet eu estou em lugares que antes jamais imaginaria (a tal dispersão do conhecimento citado). Tenho inclusive contato com professores e galeras de outras faculdades que estão mais distantes que tudo. Posso mandar e-mails e tudo para professores de outras instituições que sempre me respondem. Fora os eventos que participo dos mais diversificados assuntos que sou convidado para assistir.

Não estou dizendo que não é importante estudar, mesmo que o ensino atualmente seja medíocre. Mas não é o ponto mais importante e dó de quem se apoiar nesse pensamento. É como enterrar a cabeça na terra e se proteger pelo escudo do diploma.
Claro que isso não vale para certas profissões, como medicina.

Abraços

[quote=saoj]Eu descordo totalmente de vc. Vou te contar um segredo que eu gostaria muito que meu pai tivesse me contado, mas ele me falou a mesma coisa que vc falou aí em cima. Claro que como tudo na vida vai depender da personalidade de cada pessoa, mas o melhor momento da sua vida é quando vc atinge uma maturidade profissional, financeira e pessoal. Daí tudo na vida fica mais acessível e prazeroso (inclusive relacionamentos amorosos). Sua ansiedade fica bem baixa e vc passa a dar as cartas do jogo e não apenas reagir ao mundo louco a sua volta. E isso geralmente só acontece depois dos 35 anos e com pessoas (bastante) disciplinadas, que não precisam fazer poupança automática.

Como já dizia o velho ditado, pelo menos para o Homem, a vida começa aos 40! ;-)[/quote]

Confesso que estou absolutamente sem palavras… rsrsrsrs
Posso dizer, sem rasgação de seda, que você acabou de me dar um presente, ao me lembrar de quando um primo meu, muito mais velho, me disse exatamente a mesma coisa.

djemacao, eu não disse que os contatos de fora da faculdade são os mais importantes. Nem que são os únicos. Mas pense bem, quem pode falar melhor sobre você para um possível empregador: um cara que te conhece pela Internet ou teu colega, que estudou contigo por 4 anos? De todos estes contatos que você citou, quantos são capazes de descrever suas capacidades? Quantos podem (ou querem) te dar um bom emprego? Com quantos você EFETIVAMENTE conversa/convive/se comunica?

Contatos temos em várias esferas da nossa vida. Mesmo na academia, na igreja, numa festa, você está fazendo contatos. E quanto mais ele te conhecer, com mias conhecimento ele poderá falar de você.

E nesse ponto, também só quis mostrar que faculdade não é apenas um diploma. Não é apenas um pedaço de papel. São todos os dias que voc viveu lá. Cada noite mal dormida (quando foi dormida) por causa de programação. Cada bate papo entusiasmado sobre as novas tecnologias. Os grandes mestres. Os maus exemplos. Os bons colegas. Os maus colegas.

E também existem coisas que só existem numa faculdade. Como participar de um projeto de pesquisa sem estar no meio acadêmico? Pra quem curte o desafio, um PP pode ser uma grande aventura! Não paga tão bem quanto o mundo privado, mas a satisfação é incomparável.

Você está certo quando diz que bons profissionais sabem pesquisar. E que em certo nível de conhecimento, você sabe o que é certo e errado. Mas quem nasce sendo bom profissional e sabendo o q é certo e errado?

Um garoto de 17, 18 anos, que acabou de sair do ensino médio, pode ser considerado bom profissional e maduro o suficiente para discernir entre o certo e o errado? “Energia potencial” é diferente de “energia cinética”. :wink:

E sobre o ensino atual ser medíocre, sim, nossas faculdades poderiam ter mais recursos. Poderíamos ter mais professores, mais livros, mais computadores… Mas será que ensino é feito só com isso? E nós, ALUNOS, onde entramos nesse processo? Meros coadjuvantes que estão à mercê das condições do ambiente ou protagonistas de estórias de superação e esforço que levam inevitavelmente ao sucesso profissional e pessoal?
Eu já escolhi meu papel nessa estória. E vocês?

No meu ponto de vista, a faculdade e o emprego funcionam do mesmo modo. Meu primeiro emprego eu tive que ralar mais, o segundo, o terceiro , o quarto, … foram indicações de pessoas que já trabalharam comigo. Ninguém da faculdade me arrumou nada, todo mundo estava ocupado demais procurando pra si, não sei como são as outras faculdades. Quanto ao direcionamento de estudo, nas empresas que trabalhei tive tanto direcionamento quanto na faculdade. A faculdade é mais ampla e abrange um conteúdo muito extenso, enquanto o emprego me fornecia um conhecimento concentrado no que eles precisavam como java, oracle, php e delphi. No mercado de trabalho meu conhecimento adquirido pelo trabalho me valeu muito mais do que o da faculdade, mas tenho que reconhecer que o conhecimento da faculdade me ajudou bastante para aprender o específico. Não existe melhor nem pior, o que o mercado quer hoje é que você saiba fazer o trabalho e que você sempre esteja atualizado. A forma como você se atualiza sendo sozinho ou com um orientador não interfere no resultado. Me lembro de um emprego que tive. Perguntei se queriam ver os meus certificados e diplomas, o dono da empresa respondeu: ?Já vi pessoas colecionando certificados e não conseguem produzir, preciso de alguém que faça.?. Nem o diploma da faculdade eu tive que levar.

Meio OFF:
Só relembrando, eu falei lá em cima que recomendo estudar, fazer mestrado e tudo que vem pela frente

Já ouvi falarem que a parte mais importante da faculdade para fazer networking.

Minha resposta foi simples: Pega os 900 reais da mensalidade e faz uma festa por mês, convidando alguns alunos de uma faculdade pra beber de graça. Pronto. Vai conseguir mais amigos do que qualquer pessoa em 4 anos de faculdade. :slight_smile:

É uma piada ok? :slight_smile:

Olha, pode ser que tenham empresas que valorizem o mestrado, embora eu acho que seja a exceção, pois tenho (tive) colegas com mestrado, alguns com mestrado nos EUA e eles não tinham nenhum benefício ($$$) a mais do que uma pessoa apenas com graduação e/ou pós.

Porém se vc pretende dar aulas, pode ser uma boa;

Agora, não se falando de $$$ acho que se para vc (pessoalmente) é interessante tudo bem, pois existem pessoas que gostam de conhecimento e de estudar sempre, já outras (maioria) mal leêm um jornal.