[quote=saoj]Eu descordo totalmente de vc. Vou te contar um segredo que eu gostaria muito que meu pai tivesse me contado, mas ele me falou a mesma coisa que vc falou aí em cima. Claro que como tudo na vida vai depender da personalidade de cada pessoa, mas o melhor momento da sua vida é quando vc atinge uma maturidade profissional, financeira e pessoal. Daí tudo na vida fica mais acessível e prazeroso (inclusive relacionamentos amorosos). Sua ansiedade fica bem baixa e vc passa a dar as cartas do jogo e não apenas reagir ao mundo louco a sua volta. E isso geralmente só acontece depois dos 35 anos e com pessoas (bastante) disciplinadas, que não precisam fazer poupança automática.
Como já dizia o velho ditado, pelo menos para o Homem, a vida começa aos 40! ;-)[/quote]
Confesso que estou absolutamente sem palavras… rsrsrsrs
Posso dizer, sem rasgação de seda, que você acabou de me dar um presente, ao me lembrar de quando um primo meu, muito mais velho, me disse exatamente a mesma coisa.
djemacao, eu não disse que os contatos de fora da faculdade são os mais importantes. Nem que são os únicos. Mas pense bem, quem pode falar melhor sobre você para um possível empregador: um cara que te conhece pela Internet ou teu colega, que estudou contigo por 4 anos? De todos estes contatos que você citou, quantos são capazes de descrever suas capacidades? Quantos podem (ou querem) te dar um bom emprego? Com quantos você EFETIVAMENTE conversa/convive/se comunica?
Contatos temos em várias esferas da nossa vida. Mesmo na academia, na igreja, numa festa, você está fazendo contatos. E quanto mais ele te conhecer, com mias conhecimento ele poderá falar de você.
E nesse ponto, também só quis mostrar que faculdade não é apenas um diploma. Não é apenas um pedaço de papel. São todos os dias que voc viveu lá. Cada noite mal dormida (quando foi dormida) por causa de programação. Cada bate papo entusiasmado sobre as novas tecnologias. Os grandes mestres. Os maus exemplos. Os bons colegas. Os maus colegas.
E também existem coisas que só existem numa faculdade. Como participar de um projeto de pesquisa sem estar no meio acadêmico? Pra quem curte o desafio, um PP pode ser uma grande aventura! Não paga tão bem quanto o mundo privado, mas a satisfação é incomparável.
Você está certo quando diz que bons profissionais sabem pesquisar. E que em certo nível de conhecimento, você sabe o que é certo e errado. Mas quem nasce sendo bom profissional e sabendo o q é certo e errado?
Um garoto de 17, 18 anos, que acabou de sair do ensino médio, pode ser considerado bom profissional e maduro o suficiente para discernir entre o certo e o errado? “Energia potencial” é diferente de “energia cinética”. 
E sobre o ensino atual ser medíocre, sim, nossas faculdades poderiam ter mais recursos. Poderíamos ter mais professores, mais livros, mais computadores… Mas será que ensino é feito só com isso? E nós, ALUNOS, onde entramos nesse processo? Meros coadjuvantes que estão à mercê das condições do ambiente ou protagonistas de estórias de superação e esforço que levam inevitavelmente ao sucesso profissional e pessoal?
Eu já escolhi meu papel nessa estória. E vocês?