Vale a pena saber PL SQL!

Oi galera, vou dar uma dica de valor aqui!
Muito desenvolvedor Java faz cara feia ao ver uma PL SQl! Mas a verdade meus caros é que este é um recurso de grande valia! Muitas empresas possuem um banco Oracle, muitas mesmo, aliás trabalhei muito mais com Oracle que com SQL Server na minha vida. Estas empresas geralmente tem um grande legado de packages e procedures que já executam muita coisa importante, daí o que fazer? Reescrever tudo pra ficar ‘bonitinho’? :lol:
Saber os conceitos básicos de uma PL é na minha opinião quase que obrigatório pra quem quer ter uma carreira longa em Java, existem muitas vantagens em usar procedures que JDBC puro e isso já foi comprovado em inúmeros casos! Logo não façam vista grossa e saibam que PL é mais fácil que Java, disso tenho certeza.

Eita desabafo…

PROCEDURE profiler_control(
start_stop IN BOOLEAN, run_comm IN VARCHAR2, ret OUT BOOLEAN) AS
ret_code INTEGER;
BEGIN
  IF start_stop IS NULL THEN
  Ret:=TRUE;
  ELSIF start_stop THEN 
   ret_code:=dbms_profiler.internal_version_check;
   IF ret_code !=0 THEN
    ret:=FALSE;
   END IF;
  ELSIF start_stop AND ret_code=0 THEN
   ret_code:=DBMS_PROFILER.START_PROFILER(run_comment1=>run_comm);
   IF ret_code=0 THEN
    ret:=TRUE;
   ELSE
    ret:=FALSE;
   END IF;
  ELSIF NOT start_stop THEN
   ret_code:=DBMS_PROFILER.FLUSH_DATA;
   ret_code:=DBMS_PROFILER.STOP_PROFILER;
   IF ret_code=0 THEN
    ret:=TRUE;
   ELSE
    ret:=FALSE;
   END IF; 
  END IF;
END profiler_control;

eu so acho plsql dificil de ler…
Sem querer apimentar… mais eu não vejo vantagem em utilizar JDBC puro com as frameworks que estão ai!!
Mais claro conheçimento nunca é demais!

Cara, na boa, eu gosto muito de PL/SQL. E o código postado pelo colega ficaria melhor com uns espaçamentos e utilizando “lowercase” nas palavras chaves (fica menos poluido, hehehehe).
Esse negócio de ficar trazendo dados para serem processados pela sua aplicação me parece andar pra trás.
Se sua aplicação funciona no Oracle e você está pouco se lixando para o uso de outro banco de dados nela, PL/SQL é uma ótima pedida.
Fãs de frameworks, podem me jogar pedras. Mas para quem está na situação acima descrita, ficar usando apenas frameworks e deixar de lado o PL/SQL é atraso de vida.

Inté.

[quote=marciosantri]Cara, na boa, eu gosto muito de PL/SQL. E o código postado pelo colega ficaria melhor com uns espaçamentos e utilizando “lowercase” nas palavras chaves (fica menos poluido, hehehehe).
Esse negócio de ficar trazendo dados para serem processados pela sua aplicação me parece andar pra trás.
Se sua aplicação funciona no Oracle e você está pouco se lixando para o uso de outro banco de dados nela, PL/SQL é uma ótima pedida.
Fãs de frameworks, podem me jogar pedras. Mas para quem está na situação acima descrita, ficar usando apenas frameworks e deixar de lado o PL/SQL é atraso de vida.

Inté.[/quote]
Concordo, seria muito purismo. Existem muitas situações que procedures compiladas no banco são muito superiores a qualquer outra coisa.

Conhecimento nunca é demais, porém eu não apostaria em um sistema baseado totalmente em pl sql, ainda mais pela falta de padrão por parte de quem cria as procedures, muitas vezes eles mesmos não sabem o que fizeram. Claro que existem casos onde a performance é mais importante, dae não tem pra onde correr, do contrário eu diria que fujo também.

Eu até aceito legado com PL/SQL, agora fazer sistemas novos, com metade / metade PL/SQL com a desculpa esfarrapada de “manter portabilidade”, é burrice.

1 curtida

Eu acho que seria uma boa idéia utilizar stored procedures para executar processamentos pesados, ou então retirar a carga de processamento em dispositivos limitados, como por exemplo em aplicações móveis. Se nesse caso você preferir trazer todos os dados para a memória com a aplicação e realizar o processo, pode ter uma perda muito grande de desempenho.
Não sei se todos conseguem ver o meu ponto de vista, mas só queria deixar o depoimento registrado para comentários… :slight_smile:

[]'s.

A linguagem PL/SQL também suporta orientação a objetos…você pode implementar herança, sobrescrever métodos, usar polimorfismo entre outras coisas…

sim, daquele jeito LINDO dela… rs

Duro é quando vc pega código PL/SQL feito pelo pessoal que programa VB,Delphi,Java,C, etc…
O cara vê que a linguagem tem “IF” coisa e tal, começa achar que tá por tentro dos conceitos e faz aquela lambança monstro, isso sem falar das triggers, os malucos enchem as tabelas de triggers causando vários defeitos especiais.

Portanto, se tem gente especializada em pl\sql no local, nada mais justo do que passar a atividade para eles, minha opinião.

flws

É, tem algumas coisas um pouco estranhas, mas depois acostuma…hehe

Tem coisas que a gente vê que até assusta, mas é como na maioria das linguagens, se fizer algo bem feito, bem padronizado, facilita muito a vida!

Abraços!

Oi Pessoal tudo bem?

Eu sou um programador especialista em PL/SQL e concordo com o que muitos falaram aqui, vale muito a pena conhecer duas linguagens, afinal você sabe quando deve usar uma ou outra para entregar um produto final de qualidade.
Pensando nisso eu criei um curso de PL/SQL básico para o pessoal, este curso é totalmente grátis e quem tiver interesse é só se inscrever. http://aprendaplsql.com/Curso/PLSQL/

abs
William Miranda