Vale a pena ser um Full Stack?

Na atualidade, vale a pena ser um Full Stack ou seria melhor se especializar em uma única função?

Com certeza vale a pena, além da maioria das vagas pedirem conhecimento em front e back, você vai saber fazer um sistema do 0 sozinho

Quando você conhece o frontend também, automaticamente você vira um desenvolvedor backend melhor, pois você vai saber a melhor maneira de mandar os dados do back para o front ou vice-versa

1 curtida

Se oriente pelo que pedem nas vagas. A profissão é analista de sistemas, o que vai usar de tecnologia de um lado ou outro vai depender da demanda e composição das equipes. Em grandes empresas o trabalho é mais dividido, mas não conte com isso pra ingressar no mercado.

1 curtida

Vale a pena, na atualidade a procura por profissionais Full-Stack aumentou bastante, porém isso não diminuiu a de outros profissionais como Front ou Back, pelo menos na região em que eu atuo.

Mas na minha humilde opinião é uma questão de gosto, se tu gosta mais de Front, seja especialista em Front, se você gosta mais de Back, seja especialista em Back, se você gosta de ambos, seja Full-Stack :slight_smile:

1 curtida

Eu curto bastante a carreira de Front, como já vi e revi muitas coisas de Front end eu tenho um gosto maior nessa área, mas não descarto a hipótese de começar a estudar bastante sobre Back end.

Tópico polêmico.

Vale a pena de certa forma e não vale de outra. O Full Stack costuma ser comparado com um pato: nada, voa, anda - mas não faz nenhum dos três com perfeição.

O que eu posso dizer é: O fullstack é um coringa que pode suprir qualquer função, então para a empresa você sempre vai ser útil. Todavia, se você não for contratado como FullStack e sim para “suprir” função, você pode ter problemas tanto salariais como pessoais para com a empresa.

Em minha opinião, vai além de gosto: É uma questão de estratégia. Abrir seu leque no mercado de trabalho.

Todavia, pode não parecer, mas as empresas tem uma relutância em contratar full-stacks para cargos que são back ou front.

A maior dica que posso te dar é: Você pode ser um programador front-end que sabe fazer o back-end (ou vice-versa) sem necessariamente ser um fullstack. Quanto melhor você vende seu peixe na feira, mais gente você atrai.

Você não precisa anunciar que é fullstack. A vaga é front? Se candidate como front. A vaga é back? Se candidate como back. Você terá ambos os conhecimentos sem o preconceito do fullstack.

Minha opinião, as always.

[]'s

2 curtidas

Será?

Ontem mesmo estava falando com um amigo a ferramenta de desenvolvimento que melhor paga no mercado é C++.

Eu já acho que contratar um cara assim não existe, ninguém domina tudo.

Sabe que eu acho o assunto é bem polêmico, mas, a polêmica é criado pelas empresas que desejam contratar um cara para tudo.

Sabe aquele troço de aprender para trabalhar em equipe parece um mentira mau contada …

Concordo com sua opinião quase na totalidade.

Talvez por eu não procurar nada relacionado a C, não vejo vagas de C++

Eu me referia ao básico, um crud com rest

Na atualidade vale apena aprender um item por vez, não tem como saber de tudo, isso é impossivel, o mundo do Front amentou muito, é tanta ferramenta que a gente não sabe qual usar, React, Vue, Angular etc …

Eu não gosto dessa palavra Full Stack, sabe porque isso não existe, não existe um cara que domine 100% as áreas nem a gente que é back end a mais de 10 anos domina …

é um mercado explorativo essa é a minha opinião, mas, assim vale sempre apena aprender tecnologia, eu mesmo que sou back esses dias brinquei com Angular e React, para ter esse conhecimento básico, mas, falar pra mim que já sei Front hahah é mentira não sei … dominar alguma coisa é mais tempo.

1 curtida

Nem eu mesmo sabia, ele disse que nos EUA tem vaga sobrando e o valor é absurdamente alto de salários.

Esses dias mesmo vi de Cobol (nosso antigo Cobol) paga bem pra caramba …

Rest eu por exemplo faria, mas, eu digo sou desenvolvedor Front End ? não… não sou… a minha preocupação é tamanha nesse aspecto

Boa opinião a sua … vlw

Acho relativo, pois se a pessoa não se interessar por uma das duas partes, não existe nada no mundo que o fará se tornar um Full Stack.

2 curtidas

A gente entraria numa discussão mais filosófica sobre “O que é, de fato, ser um programador front/back-end?”. O que caracteriza você ser de fato um programador nessas categorias? Qual o fator delimitante onde você pode ser considerado programador? Até que ponto você precisa ir para ser reconhecido como programador nesses setores?

Creio que a unanimidade desse fórum concorda que um hello world, seja em Python, Java, JavaScript ou HTML não te faz um programador back/front-end.

Bem delicado.

Isso mesmo … não faz nem ser desenvolvedor de nada!

Entendo seu ponto, todavia, discordo.

Se, por exemplo, eu não gosto de mexer com front-end (o que é verdade IRL), mas na empresa onde estou surgiu a necessidade. A contra gosto, farei e irei adquirir experiencia, certo?

Mesmo não gostando, eu tenho experiencia no front e sei programar para o front. Munido do back-end, eu posso ser considerado um fullstack.

Se aparece uma vaga para ganhar X como back, e outra para ganhar 2X como fullstack, o que você acha que eu escolheria?

Claro que a gente entra numa questão de gosto e realização pessoal para com o trabalho, mas a verdade é que eu prefiro me preocupar com os números maiores no final do mês do que com o para que estou programando. Então, de forma resumida: tem sim. Dinheiro.

Isso vai de cada um Dinheiro não é tudo, pra você talvez seja, para outros também, mas, para outros nem tanto, mas, cada um tem uma representação sobre o assunto, mas, mesmo assim, não te torna um Full Stack essa é a minha opinião.

Concordo, não é tudo. Mas é um grande fator.

Eu creio que penso assim por gostar de programar como um todo. Detesto o front-end, mas o faria por que programar é bom de qualquer forma.

Eu detestava o front-end também, mas ai aprendi e hoje eu gosto mais dele do que do back k

Eu acho viável para qualquer desenvolvedor tentar aprender um pouco dos dois mundos, só para ter uma noção básica

1 curtida

Sim fator próprio … eu entendo seu aspecto em desafios.

Só que mesmo assim não te torna a pequeno prazo um Front End, só vai pagar um salário.

Veja, eu aceito a sua opinião, mas, não concordo em sua totalidade, afinal aqui é uma pergunta baseada em opiniões …

Entendo perfeitamente seu ponto de vista também, concordo em partes contigo!

No caso da necessidade na empresa em que você atua, logicamente você acaba o fazendo, gostando ou não.

Mas descarto a hipótese da escolha de vagas sobre com o que trabalhar visando somente o saldo a ser recebido no final do mês, eu por exemplo não tenho muita afinidade com Front, e não tenho gosto nenhum por trabalhar com isso, lógico, isso hoje em dia, amanhã pode ser que eu veja o Front com outros olhos, não descarto essa hipótese, mas pensando na linha do meu cenário atual, não troco uma oportunidade back, por uma full stack somente pelo valor que as mesmas pagam, pois pra mim hoje sinto que não valeria a pena o “stress” de lidar com front, afinal nenhum salário vale a saúde (mental e corporal) de um profissional.

Não sei se ficou muito claro minha ideia, mas seria nessa linha de pensamento.

2 curtidas