Vale apena estudar Java FX?

Vale apena estudar Java FX?

Também tenho esta dúvida… Estarei acompanhando o tópico…(-;

FX foi um fracasso desde o comeco, da forma que vejo, eh perda de tempo. Esta ae a mais de 4 anos, e ateh agora nao existe uma ferramenta que preste pra desenvolver usando FX. A oracle esta tentando ao maximo fazer com que a comunidade comece a usar, mas como disse a falta de ferramentas ainda prejudica a adocao, e quando falo em adocao nao me refiro a pentelho usando / brincando com o FX em faculdades, me refiro a adocao a nivel enterprise (realidade europa), nao sei como esta o mercado ae.

Com toda convicção que NÃO deve estudar Java FX. Pega o tempo disponível e estuda J2EE, estude algo que no mercado esteja aquecido. JavaFX nunca conquistou o mercado e ninguém usa isso, perda de tempo…é a mesma coisa que você começar estudar Applets em Java… um negócio que dificilmente você irá usar ou uma empresa irá querer inserir em algum sistema.

Abs
Rodrigo Santik

olha… a minha opinião é a seguinte… para quem vai trabalhar bastante com java desktop até vale… caso contrário não…

Acho que a Oracle que tanto que o JavaFX vingue, que o NetBeans 7.2 não vem mais o Swing Application Framework (JSR 296), e agora vem com um Builder para JavaFX incluindo exemplos e etc etc etc…

Enfim, o pessoal mais novo no Java/Netbeans vai pegar a IDE e vai usar oque tem de mais fácil… é algo forçado, mas bem capaz de pegar…

maior_abandonado, inclusive os planos da Oracle apontam para uma substituição do Swing pelo JavaFX… Veja aqui

Me parece que eles estão seguindo uma tendência na utilização de XML na definição de interfaces de usuário. No caso do JavaFX é definido um subconjunto XML chamado FXML, com proposta similar a XAML(.NET) e MXML(Flex).

E vale citar que os planos vão muito além do destop. A idéia é unificar o modelo de desenvolvimento de interfaces, seja para desktop, mobile ou até mesmo TV.

caros amigos,
estou iniciando em java ja alguns meses…
estou fazendo um curso academia java pela center cursos

e conversando com o pessoal o que me passaram foi o seguinte:

se vai fazer alguma coisa para desktop e bom estudar o
javafx… principalmente com a oracle investindo nele

e logico que toda a tecnologia nova tem uma barreira imposta pelas pessoas que desenvolvem… Sei que e dificil ja ter varios projetos desenvolvidos em uma tecnologia diferente e de uma hora pra outra ter que
mudar… mas o mundo ta ai cheio de mudancas…

esta e minha opiniao… por isso estou tentando aprender javafx…

JavaFX é Java, é o novo Swing.

Espere o JavaOne desse ano e tire suas conclusões.

Tenho muitas dúvidas quanto a isso, porém acredito que o JavaFX 1 e JavaFX 2 são tecnologias totalmente diferentes, logo o JavaFX 2 está tendo um investimento enorme por parte da Oracle, sendo assim vejo um futuro promissor pra tecnologia.

Logo, apesar do futuro ser um pouco incerto, eu aposto minhas fichas que uma gigante como a oracle, com um tecnologia boa como o JavaFX 2, não vão passar despercebidos.

Olha pessoal, eu depois de ver analise de desempenho do JFX, mudanças bruscas no JFX1 para JFX2, entre outros detalhes que julgo importantes decidi usar Qt…
Estou usando Qt4.8, e simplesmente estou fascinado com tudo!
Rápido, leve, fácil de implementar, para o projeto que estou trabalhando, foi muito mais fácil aprender C++/Qt do que migrar para JFX, além do que alguns requisitos do meu sistema seria mais fácil fazer em C++ do que fazer em Java…

Só espero que o JFX vingue e melhore a performance de uso, quem sabe assim fique interessante de usar…

[quote=cleciusjm]Tenho muitas dúvidas quanto a isso, porém acredito que o JavaFX 1 e JavaFX 2 são tecnologias totalmente diferentes, logo o JavaFX 2 está tendo um investimento enorme por parte da Oracle, sendo assim vejo um futuro promissor pra tecnologia.

Logo, apesar do futuro ser um pouco incerto, eu aposto minhas fichas que uma gigante como a oracle, com um tecnologia boa como o JavaFX 2, não vão passar despercebidos.[/quote]

De fato, vc tocou no ponto mais importante O java FX 2 não é a mesma coisa que o java FX 1.

O java FX não era uma API java. Por isso existia o FxScript. Isso está morto.
O java Fx 2 é uma API java. Equivalente ao Swing, mas melhor. Além de permitir criar cenas em 3D que o swing não permite.
É preciso entender que o Fx sempre foi um concorrente do Flash e portanto faz tudo o que o flash faz (Flex com java ?)

A aposta da Oracle é que o FX se torne a plataforma UI para toda a plataforma java , inclusive em ambientes diferenciados como Celular e TV. Por isso, sim vale a pena aprender FX (tal como valia a pena aprender Swing) mesmo para quem só trabalha com Web. Isto porque cada vez mais os frameworks web serão baseados em conceitos de componentes.

Finalmente, existe a promessa de integração do FX com HTML 5. Isto é interessante. O mais interessante seria a compilação para HTML 5 como a Adobe promete para o flash (vista que os vendedores de browser estão dizendo que não vão permitir plugins).

Portanto, Fx1 morreu, mas Fx 2 vale a pena apender. Sobretudo para quem quer fazer jogos.

[quote=sergiotaborda][quote=cleciusjm]Tenho muitas dúvidas quanto a isso, porém acredito que o JavaFX 1 e JavaFX 2 são tecnologias totalmente diferentes, logo o JavaFX 2 está tendo um investimento enorme por parte da Oracle, sendo assim vejo um futuro promissor pra tecnologia.

Logo, apesar do futuro ser um pouco incerto, eu aposto minhas fichas que uma gigante como a oracle, com um tecnologia boa como o JavaFX 2, não vão passar despercebidos.[/quote]

De fato, vc tocou no ponto mais importante O java FX 2 não é a mesma coisa que o java FX 1.

O java FX não era uma API java. Por isso existia o FxScript. Isso está morto.
O java Fx 2 é uma API java. Equivalente ao Swing, mas melhor. Além de permitir criar cenas em 3D que o swing não permite.
É preciso entender que o Fx sempre foi um concorrente do Flash e portanto faz tudo o que o flash faz (Flex com java ?)

A aposta da Oracle é que o FX se torne a plataforma UI para toda a plataforma java , inclusive em ambientes diferenciados como Celular e TV. Por isso, sim vale a pena aprender FX (tal como valia a pena aprender Swing) mesmo para quem só trabalha com Web. Isto porque cada vez mais os frameworks web serão baseados em conceitos de componentes.

Finalmente, existe a promessa de integração do FX com HTML 5. Isto é interessante. O mais interessante seria a compilação para HTML 5 como a Adobe promete para o flash (vista que os vendedores de browser estão dizendo que não vão permitir plugins).

Portanto, Fx1 morreu, mas Fx 2 vale a pena apender. Sobretudo para quem quer fazer jogos.[/quote]

Bom ponto, JavaFX 1.x já era, tem um anúncio lá na página do javafx.com, esqueçam dele.

Agora temos JavaFX 2, com lições aprendida do JFX 1 e do Swing. Muito mais fácil e moderno.

Dê uma olhada, você não vai se arrepender

sim, mas pelo que vi pareceu pouco maduro o JavaFX… vai que haja outra mudança assim?

A estratégia do JavaFX mudou completamente, ele está dentro do Java e irá acompanhar as releases do Java, sendo que a próxima release do JavaFX é 8.0 para acompanhar o Java

Estou desenvolvendo um produto usando javafx, e vou falar q é relativamente mais simples de implementar do que o swing.
Não tive que garimpar milhões de tutoriais, o scene builder é muito bom e é facil integrar com o eclipse.
O esquema de FXML com um controller é muito parecido com JSF, com a diferença de que funciona.
Pois o JSF vc ainda tem q fazer todos os macetes que programação web requer.
Na minha opinião deveria compilar pra plataformas mobile além de existir um render html5, assim você poderia desenvolver aplicações web usando ele, sem necessidade de plugin.
A produtividade com scene builder é muito boa.

Eu estou testando javafx para algums sistemas de pequeno porte, eh melhor que o swing (mas ainda falta algumas coisa como suporte a impressão, ele usa o do Swing mesmo)

Para quem acompanha o desenvolvimento do javafx de perto irá ver que o mesmo evolui muito rápido, a versao atual 2.2 esta boa para sistemas Desktops, e o que falta (como impressão) já esta sendo desenvolvido para a versão 3 (que considera ser a versão realmente completa).

Como a pegunta foi dedicar tempo de estudo, voce verá que javafx e bem simples, se vc ja conhece java, com uma semana vc domina o mesmo. Nao creio que eh desperdício de tempo.

A versão 2.2 tem até suporte a multi-touch, muito legal e simples de programar. E já ando vejo muita gente utilizando, creio que a tecnologia já ‘pegou’. Torço pra que tenha sucesso e um bom mercado.

JavaFX em tablets:

Esperem até daqui há duas semanas, depois do JavaOne!