Validação de Data

Boa tarde a todos, pessoal surgiu uma duvida em relação a uma questão, um exercício, em que solicitava para criar uma classe de data, para nela poder realizar a validação de uma data. Porem fiquei confuso ao pensar que eu poderia utilizar apenas um LocalDate, para inserir a data e ele fazer a verificação. Fiquei pensando em como realmente isso é utilizado no dia a dia e qual seria a forma correta, se seria criar uma classe com atributos dia, mês e ano e fazer as devidas validações ou criar um simples LocalDate e “deixar que ele se vire”. Realmente estou confuso, desde já agradeço as respostas.

Para projetos reais você nao deveria criar sua própria data, vai usar LocalDate (ou outra mais adequada disponível no Java).

Ainda será necessário validaçao quando receber essa data do usuário. Geralmente ela virá como String e você fará um parse para LocalDate.
Nesse processo pode dar erros, daí você mostra uma mensagem de erro pro usuário ou coisa assim.

1 curtida

Show, agradeço a resposta! Outra coisa caso possa responder agradeço, quando eu fizer a mudança da string para o LocalDate e realmente tiver alguma coisa errada, eu verifico com o try catch, e se estiver algo errado errado posso retornar uma mensagem por exemplo, seria algo assim?

Exato.

Uma recomendaçao é nao deixar essa verificaçao com try/catch dentro da classe onde usa o LocalDate. Essa verificaçao fica antes. Por exemplo, se você tá usando o LocalDate para armazenar a data de nascimento de uma Pessoa. A data de nascimento na classe Pessoa já fica com o tipo LocalDate, a classe que cria essa pessoa que faz essa validaçao.

1 curtida

Abel agradeço a ajuda! Me ajudou bastante, obrigado!