Olá estou usando Sql Server 2005 e jsp , e estou fazendo um controle de cadastro, e gostaria de validar os usuarios desses cadastro, alguem pode me ajudar?
Desde já agradeço
Olá estou usando Sql Server 2005 e jsp , e estou fazendo um controle de cadastro, e gostaria de validar os usuarios desses cadastro, alguem pode me ajudar?
Desde já agradeço
Eu não entendi bem a sua duvida.
Você precisa saber se o usuário existe no banco de dados??? Esta é a validação que você precisa??
Tente ser mais especifica.
até.
Ao ser preenchido o formulário, quando for ser feito o cadastro, validar o campo com o nome da pessoa, se ela existe no banco ou não.
Ficou mais claro?
Obrigada.
Entendi sim, você teria que fazer uma consulta passando o nome ou alguma chave (cpf, etc) para encontrar o usuario no banco. Se ele existir continua o cadastro, se ele não existir ele lança uma excessão ou alerta.
por enquanto quero so o nome, mas pretendo fazer com o cpf, a logica será a mesma não é?
Isso depende de como você vai fazer a consulta. Quando eu disse para utilizar o CPF, é porque pode ser usado com chave. Agora o nome, você vai ter que fazer uma comparação…vai ser meio dificil pois o nome com certeza vai ser String…você pode fazer um like mas corre o risco de vir mais de um usuário com o mesmo nome.
E se eu usasse um CPF?
Seria o certo a fazer, pois existe um CPF para cada usuário. Fazendo a busca pelo CPF você tem a certeza que é o usuário que esta se cadastrando.
até…
Certo, até ai tudo bem faço com o CPF, mas como vou fazer ?
Primeiramente, seu sistema é web, desktop, etc…
Apartir daí você escolhe as tecnologias a serem utilizadas (frameworks, design patterns, etc…).
Você já programa em java??
Bom estou inicializando com java,
meu sistema vai rodar web, estou usando vraptor e banco de dados sql server 2005,
Não sei direito com funciona o VRaptor, mas não deve ser diferente das outras arquiteruras…Faça uma conexão jdbc e a utilize para acessar o banco de dados
Amigo, já fiz a conexão com o banco…
o que eu quero sabe é como faço a validação, somente!!!
o codigo, ou algum tutorial, ou dica, seja o que for, mas a validação que estou empancada.
res = Select * from cadastro where cpf=‘xxxx’;
if(res != null && res.senha = senha ){
logado = true
}else{
logado = false
}
isso ??
Amiga…faz um select no banco utilizando passando o cpf como parametro com isso você vai saber se o usuario existe ou nào. Com o retorno do resultset voce compara a senha com a digitada no cadastro.
Voce precisa de algum exemplo de codigo.
Faça algom mais ou menos assim:
public LoginVO getLogin(String login) throws Exception {
LoginVO retorno = null;
Connection conn = getConnection();
Statement st = null;
ResultSet rs = null;
try {
st = conn.createStatement();
String sql = "select * from sgp_login where st_status = 'A' and str_login = '" + login + "'";
rs = st.executeQuery(sql);
if (rs.next())
{
retorno = new LoginVO();
retorno.setId(rs.getInt("id_login"));
retorno.setCpf(rs.getString("str_cpf"));
retorno.setNome(rs.getString("str_nome"));
retorno.setFone(rs.getString("str_fone"));
retorno.setUsername(rs.getString("str_login"));
retorno.setSenha(Ferramentas.descriptografa(rs.getString("str_senha")));
retorno.setDtCadastro(rs.getString("dt_cadastro"));
retorno.setAcesso(rs.getInt("nr_acesso"));
retorno.setStStatus(rs.getString("st_status"));
retorno.setStrEmail(rs.getString("str_email"));
}
rs.close();
}
catch (SQLException e) {
throw new Exception("Erro de LoginDAO - RDBMS: " + e.getMessage(), e);
}
finally {
closeResources(conn, st, rs);
}
return retorno;
}
Acho que você estava precisando do codigo…segue acima, só que utilize o index ao invés do nome do campo no banco