Validar campos nulos

ola pessoal no intuito de construir um metodo que validasse meus campos textos desenvolvi o seguinte
metodo !

public boolean validateFields(Container c) { boolean validate = false; for (Component componentes : c.getComponents()) { if (componentes instanceof JTextField) { if (((JTextField) componentes).getText().equals("")) { validate = true; } } } return validate; }

porém me deparei com o seguinte problema: por exemplo tenho 15 campos em uma tela dos quais 5 podem ser
nulos e meu metodo valida todos. Gostaria de alguma ideia no sentido de identificar com alguma propriedade somente os campos que necessitam ser validados, dessa forma meu metodo ignoraria os que não precisam ser validados e eu teria um metodo padrão de validação.

Obrigado

Você pode criar uma classe que extenda de um JTextField e adicionar o método

public boolean podeSerNull(){
   return podeSerNull;
}
//e o método

public void setPodeSerNull(boolean podeSerNull){
  this.podeSerNull = podeSerNull;
}

aí no if do seu método
pode adicionar

if (componentes instanceof JMTextField ) {  
   if ((JMTextField)componentes).podeSerNull(){
....
   }

}

Entendi a ideia. Desculpa mas não consegui enteder como eu setaria as propriedades nos meus JTextfields
que ja estão declarados no meu JFrame

vc não usaria o proprio JTextfield e sim extenderia ele criando seu próprio objeto contendo o método citado!

Olá rapaz,

Uma forma simples e eficiente, vc poderia criar um método que com um if, ele verificaria se o txt está vazio ou não, se sim, voltaria o foco para o txt que está sendo tratado, caso ao contrário, ele validava e transferia o foco para outro txt, exemplo:

public void valida()
{
if (seutxt.getText().equals("")){
JOptionPane.showMessageDialog(null,“Campo não pode estar em branco !!!”);
seutxt.requestfocus();
}
else seutxt.transferfocus();
}

Bom, é isso ae, lembrando que só teria o efeito desejado se os txt tiverem o tratamento de ouvintes funcionando, tipo os " public void actionPerformed(ActionEvent ae) " e “if (ae.getSource()== seutxt)” da vida, é só botar o método valida() no meio e pronto, espero ter ajudado, qq dúvida posta aí, blz …

Generosamente,

Frid