Validar entrada em JTextField [RESOLVIDO]

dae pessoal,
como faço para identificar se a pessoa digitou aspas simples ou aspas duplas num campo JTextField?

estava tendando assim…

[code]
obsField.addFocusListener(new FocusListener(){
public void focusGained(FocusEvent e) {}
public void focusLost(FocusEvent e) {
Pattern pt = Pattern.compile(“p{Punct}”);
String tx = “Teste’qualquer vasmo ver " se funciona”;
Matcher m = pt.matcher(tx);
System.out.println(tx);
for(int i = 0; i<4;i++)
if(m.matches()){
System.out.println(“ACHOU!”);
}else
System.out.println(“Não achou!”);
}

});[/code]

mas dentro de compile eu já coloquei um monte de coisa diferente e não consegui identificar as aspas simples nem as aspas duplas…

alguém???

Não use o evento de focusLost para validar um JTextField. Isso geralmente não funciona direito e dá uma série de problemas. Para isso, o Swing tem uma classe especial, chamada InputVerifier, há um exemplo de como funciona no próprio javadoc:
http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/javax/swing/InputVerifier.html

Quanto a sua dúvida em específico, porque não usa o método contains?

[code]
public class Teste {
public static void main(String[] args) {
String texto = “Vinícius '”;
String texto2 = "Vinícius “”;

System.out.println("Tem aspas simples: " + texto.contains("\'"));
    System.out.println("Tem aspas duplas: " + texto2.contains("\""));
}

}[/code]

valew pelas dicas cara…
falows!

Estou tentando validar um “nomeJTextField” para quando a pessoa digitar um nome como por exemplo "Caixa D’Água"m no momento da inserção do dado no banco, ele dá pau por causa do aspas simples.

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!!

[quote=Maur?io Pais]Estou tentando validar um “nomeJTextField” para quando a pessoa digitar um nome como por exemplo "Caixa D’Água"m no momento da inserção do dado no banco, ele dá pau por causa do aspas simples.

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!![/quote]

Então cara, tenta fazer assim…
quando a pessoa clicar em “Salvar” ou no botão que inicia esse processo, coloca uma validação inicial dos campos perguntando:

if(nomeJTextField.contains(" ' ")){ System.out.println("Entrada inválida. Favor usar apenas valores alfanuméricos."); } else{ // Faz outra validação ou inicia o processo de inserção no banco. }