Mas uma dica nao cobra menos que 3000 usd…
[quote=sulito][quote=Anime]Oi,
Cheguei atrasada rsrs…
Vc deve fazer um contrato,coloque um prazo bem longo,pois as vezes perde se dias com uma bobagem…O que não aconteceria se estivesse em uma equipe de
desenvolvimento,por que tem sempre alguém para ajudar…Quanto ao valor acho que não deve pedir muito não,vc não tem experiencia,já recebi conselho para
desenvolver até de graça no começo…[/quote]
Náo é bem por ai, ele nao tem experiencia mas tem conhecimentos e tem a determinacao de nunca desistir…
Se ele nao cobrar ou cobrar barato o cliente desconfia (vai achar que é cobaia ).
e ele vai perder tempo desenvolvendo,por isso deve cobrar sim, e deve se valorizar cobrando um preço razoavel.
:arrow: O TITANIC FOI FEITO POR PROFISSIONAIS E AFUNDOU, A ARCA DE NOE FOI FEITA POR AMADORES E NAO AFUNDOU
:arrow: :idea: :idea: [/quote]
Sim,mas as vezes parece simples e depois não é…Tem que especificar tudo em um contrato se não o cliente desiste mesmo,mas deve pensar bem no prazo,se não cumprir
quem paga a multa é ele…
hehehe, até parece que o Sulito me conhece pessoalmente… Valeu pelo apoio Sulito!
Pois é Anime, eu essa questão do prazo é o que mais me preocupa, afinal se perde a credibilidade por não se entregar no prazo determinado e isso é terrivel para quem tá iniciando.
Pelo que tenho visto, normalmente por não se ter experiência acaba se orçando o tempo de desenvolvimento de cada modulo por baixo e ai que acontece os problemas.
Boa noite galera,
Seguem minhas opiniões… mas como li em em uma assinatura de alguem aqui no guj, elas são pessoais, não precisa cortar os pulsos se não concordar, rs.
1 - Desenvolver de graça, nem pensar !
Ainda mais para uma empresa, seja ela pequena, média ou grande !
Se o seu cliente da loja chamar um pintor para dar um tapa na fachada da loja, garanto que pode até pechinchar, mas vai pagar, nunca vai lhe passar pela cabeça que o pintor vai trabalhar um dia que seja, de graça.
Se quer ganhar experiencia em grandes projetos sem ganhar por isso, sugiro dar uma olhada nos projetos open que tem por ai ou então que tal se oferecer para desenvolver um sistema para alguma entidade filantrópica ? Na empresa onde trabalho existe um trabalho voluntário que esse ano esta solicitando pessoas para fazer isso para uma entidade destas.
2 - O sistema me parece realmente muito completo, inclusive com Nota fiscal eletronica, acredito que isso vá precisar de integração com algum orgão oficial ou com aquelas impressoras fiscais (não sei como isso funciona), então você pode encarar de duas formas:
Primeiro, se pensa que pode ser uma oportunidade de conseguir outros clientes depois do sistema pronto, pode bancar o desenvolvimento e pensar em um valor de aluguel, nesse caso, acho que tem que fechar o escopo inicial com o cliente, fazer um contrato de compromisso (um amigo meu trabalha com um esquema que o “aluguel” começa a ser pago no inicio do desenvolvimento, é uma forma de dividir o custo com o cliente) e acho interessante deixar claro o que o aluguel cobre, que a meu ver deve ser correção de bug´s, treinamento (entenda-se, explicar como usar o sistema) pode ser colocado como incluido nos custos de implantação e suporte após isso pode ou não estar no valor do aluguel, novas funcionalidades acho que podem ser tratadas de duas maneiras, se você achar que é interessante para todos os clientes pode bancar o upgrade, agora se for algo especifico para um cliente, negocia-se o valor para o desenvolvimento.
A segunda forma seria desenvolver o sistema para o cliente e nesse caso, pode ser com os fontes ou sem… dai você pode negociar um valor para o desenvolvimento baseado na quantidade de horas que supoe ser necessário, para isso existem maneiras de calcular que pode pesquisar na net, como pontos de função, mas sinceramente, não acho que nenhuma seja boa o suficiente, no final o que conta mesmo é a sua experiencia e quase sempre vai ver que calculou menos do que precisava rs.
3 - É importante saber que se seu cliente pesquisar vai encontrar sistemas de prateleira ou consultorias com um sistema pronto que vão prometer resolver todos os problemas dele, claro que no final ele vai ter que mudar toda a sua forma que trabalha para se adaptar ao sistema, e não o contrário, nesse caso você pode ter sorte e daqui a uns meses ele vai te procurar de novo e você vai poder enfiar a faca rs, rs.
Na empresa de um amigo investiram uma grana muito alta em um sistema de uma empresa conhecida depois de seis meses resolveram contratar uma pessoa da cidade, pagaram 25.000 por um sistema sob medida… pena que não tive condições de pegar o serviço.
Claro que não deve se impressionar com esse valor que falei, tratava-se de uma construtora de porte médio, então, o seu trabalho pode ser o mesmo do sortudo acima, mas não adianta cobrar se o cliente não tem como pagar.
4 - Sobre qual profissional conseguiria fazer esse trabalho em 3 semanas… concordo em parte com o que outro colega falou, se a pessoa tiver boa experiencia e muito componentes prontos pode fazer nesse tempo, mas uma semana acho meio utópico (até 3 acho arriscado), só para sentar com o cliente e fazer um bom levantamento de requisitos você perderia um dia, sobra 6 para juntar tudo que tiver pronto, testar, homologar com o cliente, implantar e treinar… bom, na minha opinião, 2 meses seria um prazo legal.
5 - Minha opinião, muito pessoal mesmo, sobre valores:
Cobrar pelo desenvolvimento (seria o melhor retorno para você, mas precisa ver se o cliente vai querer que você revenda o sistema para o concorrente depois) R$ 4000,00 pelo sistema e R$ 400,00 de suporte (incluido: correção de bug´s e tirar dúvidas sobre utilização; não incluído: reinstalação ou manutenção por problemas, ampliação ou troca de hardware, novas funcionalidades, treinamento ou assistencia presencial).
Claro que você pode fazer uma pesquisa e descobrir que tem uma oportunidade de conseguir mais 10 clientes, dai seria interessante desenvolver por sua conta e vender licenças + suporte para os clientes (R$ 400 x 10 = R$ 4.000, em um mes você teria o retorno do desenvolvimento).
Agora uma proposta, se estiver procurando alguém para encarar a empreitada, estou sempre a procura desse tipo de trabalho, qualquer coisa me mande uma mp.
Uma dúvida que me surgiu, qual linguagem utilizou para este sistema de RH que desenvolveu em 3 semanas ?
[]s
Vamos começar a concluir o debate::::
:idea: :idea: :idea: prazo longo, de preferencia 2 semanas depois do prazo que vais prever
:idea: :idea: nao pode ser de graça (tem empresas que desenvolvem muito mal e na mesma ganham por isso)
:idea: :idea: :idea: cobra por cada nova funcionalidade
:idea: :idea: cobra por novos modulos´
:idea: :idea: cobra por manutencao e formacao (valor mensal simbolico)
:idea: :idea: e aumenta mais ideas tuas …
Zeed01 não era apenas um sistema de RH, e sim um sistema básico mas completinho que incluia o RH. No sistema tinha produção, entrada e saida de valores, RH (com cadastro do funcionário, valor hora com calculo dela e desconto, data admissão, demissão, calculo férias), expedição e relatórios de cada módulo desenvolvido. Eu utilizei adobe flex para fazer a camada de view, Java e hibernate como model e mysql como control.
Em relação ao que tu escreveu Zeed01, infelizmente eu nem sei de onde é o cliente. Apenas um amigo de internet me informou que não tinha como pegar o cliente e me passou o contato dele junto com as informações do sistema que ele quer e o prazo de 3 semanas para entrega. Ainda não conversei com o cliente e preciso falar com ele certinho e entender o negócio ( me aprece que é uma loja de roupas) e ver o que ele realmente tá buscando porque de repente seja um controle simples em cada um dos módulos.
Boa noite galera,
Olha se você conseguiu fazer tudo isso em 3 semanas não acho que tem muito o que se preocupar, entra de cabeça, rs.
Mas e nesse caso do RH, quanto cobrou ? Me parece um sistema razoavel para tomar como base…
Continua a oferta de sociedade, rs.
[]s
Bem a história é longa, mas se resume que uma empresa vendeu um sistema para entregar em 30 dias, 7 dias depois em contratou para desenvolver o sistema, fiquei como gerente de projetos na empresa por quase 2 semanas e dai comecei a desenvolver o sistema ( já havia passado 20 dias do inicio do contrato qdo comecei a desenvolver). Resultado, passei praticamente 2 semanas e meia desenvolvendo o sistema dia, noite e madrugada e quando cheguei na ultima funcionalidade do sistema o cliente recindiu o contrato por ter passado do prazo ( havia passado 1 semana e meia) e agora to desempregado.
Zeed01, nao me esquecerei de tua proposta.