Valor a cobrar por um sistema

Olá pessoal.

TEnho um cliente que quer desenvolver um sistema para a loja dele e eu não tenho a mínima idéia de quanto cobrar por ele. O sistema que o cara quer tem os seguintes modulos:

• livro caixa
  • recebendo contas
  • controle de estoque
  • cadastro de clientes
  • fluxo de caixa
  • controle de acesso
  • Nota fiscal de venda (Nota fiscal eletronica)
  • relatório de vendas
  • tela principal do emissor de cupom fiscal
  • fechamento de cupom fiscal

Me informaram que esse sisteminha ai com os códigos fontes sai por volta de uns 4000 reais, e sem os código sai por volta de uns 200 reais. Nunca desenvolvi nada como free-lancer dai to meio perdido com os valores se estão certou ou não. Alguem ai tem uma idéia de quanto se cobra por um sistema como esse?

Valew

Cobra 200 o aluguel mensal com manutençao incluída e procura aí mais uns clientes pra ajuntar um bolo de real todo mês pra vc!

200 não é mto pouco? Tem toda a hora de trabalho, novos módulos que o cliente possa pedir ( usuário sempre tem novas idéias e normalmente são daquelas mirabolantes) e manutenção de algum bugzinho que passam nos testes. Acho que vai chegar a um ponto que não vou ter como cuidar de tudo por causa da demanda que vai se criar. Essa é a melhor forma mesmo?

cara na minha opnião…

R$5000 para desenvolver a aplicação

R$500 mensais… só o aluguel, suporte a parte…

e qualquer modulo adicionado será cobrado a parte…

Rodrigo, tu já desenvolvou alguma coisa como free? Tem alguma experiencia em relação a valores de free? Que tipo de medida tu usou para chegar a esses valores que tu me passou? Pergunto pq é mto tentador essa valor que tu comentou e está proximo do que eu pensei em fazer só que eu nao quero cobrar algo e o cara saia correndo achando que to assaltando ele.

[quote=rodrigo web]cara na minha opnião…

R$5000 para desenvolver a aplicação

R$500 mensais… só o aluguel, suporte a parte…

e qualquer modulo adicionado será cobrado a parte…[/quote]
Rapaz, pensando bem tem MUITA coisa a ser feita eu concordo com a sua sugestão!

E vc ari esqueçe o que eu falei la em cima e vai com o rodrigo mesmo que dá mais certo!

Pois é, eu tb to achando mta coisa para ser feito para aquele valor que me passaram. Aproveitando, se for iniciar o sistema praticamente do 0 qual é o tempo médio para desenvolver uma coisa desse tipo? Meu conhecimento é de jr e as vezes perco 1 dia inteiro com bobagens de iniciantes ( exemplo, pegar objetos do Arraylist, datas e coisas assim).

To pensando seriamente em seguir teu conselho Carlos.

Meu amigo, considerando que vc é um iniciante, que não tem muita experiencia e que sua equipe de desenvolvimento é composta por vc e Deus…

Se vc trabalhar de dia e de noite seis dias por semana, com muita sorte em 6 meses vc estará com a primeira release do seu sistema para o cliente…

Na empresa que trabalho ja tivemos este tipo de problema…

algumas medidas

• calcula as horas trabalhada
  • não de um prazo para agradar o cara, de o prazo real, se o cara quizer tudo em duas semanas, esquece…
  • o prazo dado deve ser pelos modulos ja solicitados, qualquer idéia nova deve ser cobrado a parte
  • se você não cobrar modulos novos a parte, o cara não vai parar de ter idéia nova, mesmo que as coisas já estão funcionando
  • se você não cobrar por suporte e treinamento, os usuários não vão se interessar em aprender, pois qualquer coisa é só te ligar
  • pense simples, não invente coisas para agradar o cara
  • mudança de layout da trabalho
  • não aceite tudo que o cara te pedir, as coisas normalmente são mais difíceis do que parecem

Puxa… Será que eu não sou tão inciante qto penso?? :shock:
Eu já desenvolvi um sistema em menos de 3 semanas que tinha login, RH incluindo calculo de férias e relatório dos funcionários e férias, livro caixa e fluxo de caixa com relatório do mês , cadastro da produção da empresa com seu relatório,tela para cadastro dos produtos da expedição.

De qualquer forma vou negociar com o cliente porque pelo que me consta ele quer tudo isso que mencionei no primeiro post para daqui 3 semanas. :? :?
Alias é viavel alguem desenvolver tudo isso em 3 semanas?

Oi,

Cheguei atrasada rsrs…

Vc deve fazer um contrato,coloque um prazo bem longo,pois as vezes perde se dias com uma bobagem…O que não aconteceria se estivesse em uma equipe de
desenvolvimento,por que tem sempre alguém para ajudar…Quanto ao valor acho que não deve pedir muito não,vc não tem experiencia,já recebi conselho para
desenvolver até de graça no começo…

Vou dar minha opinião, mais aviso que não tenho experiência e nem diploma. Tudo o que sei foi na NET.

Pesquise a média / hora de um programador java e faça as contas.

Exemplo: Concluirei em 600 horas, 600 * média do programador na sua região.

Lógico que caso não tenha experiência, eu considero o melhor diminuir seu salário/ hora.

[quote=Anime]Oi,

Cheguei atrasada rsrs…

Vc deve fazer um contrato,coloque um prazo bem longo,pois as vezes perde se dias com uma bobagem…O que não aconteceria se estivesse em uma equipe de
desenvolvimento,por que tem sempre alguém para ajudar…Quanto ao valor acho que não deve pedir muito não,vc não tem experiencia,já recebi conselho para
fazer até de graça no começo…[/quote]

É um boa idéia, afinal tendo experiência em empresas renomeadas, vc não ganha a curto praso mais a longo, vc consegue oportunidades cada vez melhores…

Quanto ao prazo, certifique-se de ter um otimo acervo de consulta em caso de dúvidas.

Pessoal, valeu por todas as dicas e opiniões.

Aproveitando, um profissional de qual nível seria capaz de desenvolver em 3 semanas um sistema como o solicitado?

[quote=ari_cesar]Pessoal, valeu por todas as dicas e opiniões.

Aproveitando, um profissional de qual nível seria capaz de desenvolver em 3 semanas um sistema como o solicitado?[/quote]
Um profissional que tiver bastante experiencia e possuir todos os componentes de software ja prontos para suprir seus requisitos pode desenvolver esse sistema em até uma semana!

Aproveitando, um profissional de qual nível seria capaz de desenvolver em 3 semanas um sistema como o solicitado?[/quote]

Eu tb não tenho muita experiencia e estou querendo desenvolver algo parecido para o meu irmão,mas ai é da familia,sem preça,confesso
que estou meio perdida na parte de nota fiscal eletronica…

De 0 a 10, 8.

[quote=Anime][quote=ari_cesar]Pessoal, valeu por todas as dicas e opiniões.

Eu tb não tenho muita experiencia e estou querendo desenvolver algo parecido para o meu irmão,mas ai é da familia,sem preça,confesso
que estou meio perdida na parte de nota fiscal eletronica…[/quote]

Eu já tive a oportunidade de ver o código sistemas que fazem coisa parecida com nota eletrônica. É confuso de mais…

Como diria o meu antigo chefe, NF eletronica é barbada… ehhehehe, brincadeira Anime, eu tb acho que não deve ser muito fácil. Inclusive onde eu sei que terei maiores problemas para desenvolver esse sistema, caso o pegue, será na parte fiscal por que o livro caixa, recebendo contas, controle de estoque, cadastro de clientes , fluxo de caixa já tenho tudo pronto de um outro trabalho que fiz dai preciso apenas ajustar para o sistema que o cliente quer.

De 0 a 100% quando vc pode aproveitar de outros sistemas? Para adapta-lo ao seu sistema?

na verdade é um outro sistema apenas. Nada dele eu posso fazer um copy, paste e está resolvido o assunto. Posso alterar o entradas e saídas para fazer o recebendo contas e ai já formular o fluxo de caixa, tenho um menu chamado expedição que eu posso ajustar para controle de estoque, posso aproveitar algumas coisas do menu RH para fazer o cadastro clientes… Por fim acho que preciso alterar uns 40 % de meu código para ajustar ao novo negócio.

[quote=Anime]Oi,

Cheguei atrasada rsrs…

desenvolver até de graça no começo…[/quote]
Náo é bem por ai, ele nao tem experiencia mas tem conhecimentos e tem a determinacao de nunca desistir…
Se ele nao cobrar ou cobrar barato o cliente desconfia (vai achar que é cobaia ).
e ele vai perder tempo desenvolvendo,por isso deve cobrar sim, e deve se valorizar cobrando um preço razoavel.
:slight_smile: :arrow: O TITANIC FOI FEITO POR PROFISSIONAIS E AFUNDOU, A ARCA DE NOE FOI FEITA POR AMADORES E NAO AFUNDOU :smiley: :arrow: :idea: :idea: