Pessoal, bom dia. Se alguém puder me orientar agradeço.
Já li sobre pd.fillna, me recomendaram a usar o dat.shape, porém, não obtive uma solução ainda.
Criei uma nova tabela, puxando colunas de diferentes tabelas excel.
tabela 1: 2 colunas
tabela 2 : 2 colunas
tabela 3: 2 colunas
Puxei , fiz uma junção de todas delas e gerei uma nova tabela.
Obs: cada uma dessas tabelas, originalmente, possuía quantidades de linhas diferentes:
a tabela 1 possui 1580 linhas
a tabela 2 possui 1593 linhas
a tabela 3 possui 1603 linhas
Quando criei a nova tabela e dei um display, o negócio ficou alterado. Os valores que anteriormente existiam em algumas células não se mantiveram. Após ter sido gerada a nova tabela , agora está aparecendo como NaN.
gostaria de saber como resolver isso? Preciso preservar o valor das células, independentemente da quantidade de linhas. Isso é possível? Assisti a vários vídeos no you tube e não encontrei nada semelhante ao meu caso.
Quais são as colunas de cada tabela?
Me parece que a primeira tabela é para Maio, a segunda para Junho e a terceira para Julho, é isso?
Quando você concatenar uma com a outra (pd.concat) elas vão ficar em colunas separadas por terem nomes diferentes.
Uma coisa que você pode fazer é simplesmente renomear as colunas para um nome comum em cada individual dataframe, depois usar o concat.
Exemplo:
tabela1 = pd.DataFrame([{"junho_valor":100, "junho_media":90}, {"junho_valor":200, "junho_media":85}])
tabela2 = pd.DataFrame([{"julho_valor":100, "julho_media":90}, {"julho_valor":200, "julho_media":85}])
# Isso é o que você tá fazendo e vai dar problemas
tabela_final_v1 = pd.concat([tabela1, tabela2])
tabela_final.head()
# Renomeando as colunas para ter o mesmo nome
tabela1_renamed = tabela1.rename(columns={'junho_valor':'valor', 'junho_media':'media'})
tabela2_renamed = tabela2.rename(columns={'julho_valor':'valor', 'julho_media':'media'})
tabela_final_v1_renamed = pd.concat([tabela1_renamed, tabela2_renamed])
#nessa versão terá apenas duas colunas
tabela_final_v1_renamed.head()
1 curtida
Abel, primeiramente gostaria de lhe agradecer por vc ter tirado parte do seu tempo para me ajudar. Sua ajuda foi muito importante.
Acredito que consegui entender a essência do assunto. A tabela anterior estava apresentando problemas, porque os nomes eram diferentes e com isso, a fórmula do python não consegue identificar os valores respectivos para que sejam armazenados nos locais corretos. Seria isso?
Abs
Obrigada pela ajuda, Abel ! Abs