Pessoal, podem me dizer qual a vantagem de utilizar banco de dados Oracle?Quais são as vantagens e desvantagens quando se trata de programação Java?
Pelo fato de ser da mesma empresa, deve ter alguma vantagem, ou nao.
Mas Acredito que o oracle seja como qualquer outro banco de dados usando Java.
Vc que vai ser a vantagem disso.
Boa sorte.
O SGBD Oracle é bem conhecido e falado…
Em relação a programação em si não tem vantagem nenhuma e nem desvantagens. Com JDBC é possivel trabalhar com inúmeros forncedores de banco de dados sem grandes dificuldades.
Eu acho que é a mesma coisa de programar em java com DB2 por exemplo
Bom na verdade é o lado do banco de dados quem nisso, porque você pode utilizar Java no lugar de PL/SQL para desenvolver suas triggers e procedures.
Nunca fiz isso, só vi que existia essa possibilidade no curso de Oracle que fiz.
Acho que a desvantagem é que ele não é free, né? E ouvi dizer que a licença não é muito barata não. rsrs.
Dependendo do fluxo de dados da sua aplicação, MySql dá conta. A menos que você queira armazenar muita informação mesmo.
Ele também é um banco pesado. A versão mais leve é a 10g. Me corrijam se eu estiver errado, por favor.
Soruji,
Sim, é um banco de dados profissional mesmo. Daqueles que aguentam milhões e milhões de registros. Já foi considerado o melhor banco de dados. Hoje eu não sei qual é o TOP de todos, mas pode apostar que ele está entre os melhores, com certeza.
Acho que tem uma versão free, mas aguenta “só” 4 GB de armazenamento. Não sei qual a versão mais leve, mas ele já está na versão 11 (pronto pra sair o 12g)
// – //
camilacanova,
Acredito que para programar em Java, não muda muito de banco para banco, a não ser que seja algum banco de dados especial, daqueles que não utilizam SQL ou tem funcionalidades diferentes de um banco comum.
Como o amigo disse, as vezes não é necessário instalar o Oracle para realizar todas as tarefas, um MySQL resolve bastante. Um HSQLDB já resolve bastante. Se você utilizar o Hibernate para acesso/persistência ao banco, dependendo do que for fazer, não precisa nem se preocupar tanto. O código é o mesmo.
se vc utiliza o netbeans combinado com hibernate para importa as tabelas do banco de dados, as tabelas com auto incremente as sequence pracisam ser identificadas, ja por exemplo no mysql e so colocar o @genereteValue
Sinceramente, quanta bobagem.
Oracle é um banco de dados extremamente robusto, desenvolvido para armazenamento de dados em alta disponibilidade e um número de transações imenso.
É utilizado por empresas de porte grande, em geral, devido aos custos de licença e profissionais.
Entre as principais diferenças para outros SGBDs temos o controle de acesso por usuário, não por schemas/bancos de dados. Cada usuário possui suas tabelas e pode ou não conceder acesso a outros.
PL/SQL é a forma como é chamada a maneira de construir queries que contemplam SQL ANSI misturada à uma sintaxe própria, que, entre outros, dá suporte à tipos limitados de objetos.
É suportado por praticamente todas as linguagens de programação.
Seu desempenho pode ser otimizado (tunning) para ambiente web (respostas rápidas e disponibilidade) ou para processamento interno (ERPs, CRMs, etc).
Sem contar que a integração para ferramentas e BPM e SOA, com o Weblogic é algo que está anos luz à frente de qualquer outra. (Weblogic é o Application Server da Oracle).
Principal concorrente: SQL Server
Versões free: Oracle XE (limitado a até 4GB)
Vantagens de usar java com este SGBD?
Se você pretende criar uma aplicação para uma empresa de grande porta, é perfeita.
Senão, sugiro outros SGBDs, como Postgres, que é free e muita coisa vem do que se usa no Oracle.