Várias perguntas sobre Java

Boa noite a todos

Estou estudando Java a partir de alguns Livros e algumas apostilas…estou no começo dos meus estudos, estou sentindo bastante dificuldade na parte de OO, mas cada vez entendo mais os conceitos

Mas ao se estudar sozinho surge dúvidas que necessitaria da ajuda de alguém para nos responder, por isso vim aqui para que talvez alguem pudesse me ajudar ^^
Vou fazer algumas perguntas , e também algumas informaçoes que gostaria de voces me dissesem se esta correta ou nao.
Obrigado desde já:

1. A função Lenght serve para medir o tamanho de um Array. Consequentemente lenght serve para medir o tamano de um String, pq uma String é um “array” de chars.
  2. Set , Get e Is são usados apenas quando as variaveis de classe sao declaradas como Private, caso isso nao for verdade os metodos podem ser acessados e consultados de “modo normal”.
  3. Se eu deixar de definir algum metodo na minha classe, automaticamente ela se torna uma classe abstrata?
  4. Interfaces sao apenas “metodos” sem implementaçoes que podem servir para varios classes diferentes e esses por suas vez que “implementam” esses metodos? (se for isso interfaces sao especies de classes abstratas?)
  5. Por que devo usar protected nas variaveis de superclasses?
  6. O import é para quando quero importar um ou mais objetos de outros pacotes.
  7. O que eh mais interessante nessa caso:

Quero criar um programa que cadastre autodromos de corrida, eh mais interessante:
Definir uma classe autodromo e cada pista ser um objeto da mesma ou
Definir uma superclasse autodromo com as principais caracteristicas de um autodromo e classificar as pistas como subclasses ?

Obrigado desde já

E o que você acha?

E o que você já fez do programa?

eu ainda nao fiz, exatamente por ter essa duvida