OBS: CARA NÃO TEM NECESSIDADE DE COLOCAR JAVA_HOME NO
CLASSPATH!
FICA REDUNDANTE!
POR EXEMPLO: AS CLASSES QUE O CLASSLOADER CARREGA
NA JVM QUANDO VC DIGITA JAVA E NOME DA CLASSE
SÃO AS DO DIRETÓRIO C:\j2sdk1.5.0\lib
JÁ O (.) PONTO NO CLASSPATH INDICA O CAMINHO PADRÃO QUE É
ESSE(C:\j2sdk1.5.0\lib)
SE ESTIVER EXECUTANDO AS CLASSES NO DIRETÓRIO CORRENTE
NÃO HÁ NECESSIDADE DE EDITAR O CLASSPATH.
PORÉM SE VC QUISER PEGAR CLASSES DE OUTRO DIRETÓRIO(PACOTE)
VC TEM QUE EDITAR O CLASSPATH COLOCANDO O CAMINHO
ATÉ ESSE DIRETÓRIO.
TIPO: IMAGINE QUE VC TEM UMA PASTA (DIRETÓRIO OU PACOTE NO
CASO DO JAVA) DENTRO DO C: CHAMADO EU COM UM PACOTE CHAMADO CLASSES.
PARA FAZER UM import DAS CLASSES DO DIRETÓRIO CLASSES VC
EDITA O CLASSPATH ASSIM:
set CLASSPATH=.;C:\eu\classes
ISSO DIZ AO CLASSLOADER(CARREGADOR DE CLASSES DA JVM)
PARA BUSCAR AS CLASSES NO PACOTE PADRÃO DO JAVA
C:\j2sdk1.5.0\lib e no C:\eu\classes
SEMPRE COLOCA O PACOTE DEFAULT PRIMEIRO.
SE QUER USAR UM DIRETÓRIO
Tente assim:
JAVA_HOME=C:\j2sdk1.5.0
CLASSPATH=.;e o diretório q vc quer
PATH=C:\j2sdk1.5.0\bin
CARA NÃO COSTUMO POSTAR E TALVEZ SEJA UM TANTO CONFUSA A
EXPLICAÇÃO.
QUALQUER COISA ME DESCULPA.
Pow cara eu nunca acertava esse negocio de configurar a variavel de ambiente, quando eu consegui esquecia o codigo, sei la no no 98 era facinho.
Mas vamos ao que interessa eu pow criei um jeito de fazer esse troço facio…
Assim oh.
1 - Clicar com botão direito no icone meu computador.
2 - Clicar em propriedades
3 - Clicar na Guia Avançado
4 - Clicar no botão Variaveis de Ambiente
5 - Vai em variaveis de Ambiente de Sistema em uma chamada Path seleciona ela e clicar no botão editar
6 - Depois coloca um ponto e virgula no fim da linha tem um monte usa o End
coloca o ponto e virgula
7 - Procura onde ta teu jdk e onde está a pasta bin, e coloca depois do ponto e virgula e sai clicando oK e reinicia a maquina resolvido o problema
ele vai inicia a pasta bin toda incluindo javac, java, appletviewer etc…
blz…
Espero ter te Ajudado ah desculpa por detalhar tanto mas assim sei la não sei teu nivel de conhecimento, acho q n precisava de tudo isso mas fica esse topico para resto do pessoal que n tem muito conhecimento
Marcio e o seguinte que classjava é essa? para setar VA vc tem que criar do jeito de os nossos colegas falaram!! mais vou acrescentar ok!!
no JAVA_HOME vc coloca
C:\jsdk 1.5.0_01 que vai apontar onde seu sdk está instalado de preferencia a unidade c ok?
no classpath aqui vc vai definir o caminho de sua pesquisa as classes do JSE.
ClASSPATH
.;JAVA_HOME (se for reduntante tudo bem)
NO PATH
vc colca PATH C:\jsdk1.5.0_01\bin
depois de tudo vc entra prompt do DOS e digite este comando javac
se der certo ele vai apresentar a tela DOS como se fosse um help tem um tutorial no GUJ muito bom falando exatamente como instala jsdk 1.5.0_01 vale a pena dá uma olhadinha!! espero que tenha te ajudado…
o codigo do arquivo que estou tentando compilar é esse
import javax.swing.*;
public class Teste {
public static void main (String [] args) {
JOptionPane.showMessageDialog(
null, "Márcio Aparecido Santna");
System.exit(0);
}
}
olha ta acontecendo algo estranho no seu codigo eu estou sdk 1.4.2_06 certo, tentei instalar o jsdk 1.5.0_01 da pau no meu computador certo??( removi o sdk 1.4.2_06 todinho e anda fala que tenho que remover uma versão antiga já removida!! vou fazer o possivel para te ajudar ok??
compilei seu codigo no noteped ele compila mas não executa? no Jcreator ta ok ele funciona!!
te mandarei a resposta ok
Pow meu chara minha coia pow Marcelo_Java o cara me copio … :lol: to brincado mas vamos ao que realmente interessa…
Marcio tu so errou uma coisinha tu ta passando como paramentro no main ( String [] args) na verdade não e isso seria isso ( String args[]) uma arrei de String certo. Deu para intender não ficou complicado…
Resumindo tu so inverteu “[]” da forma que tu fez compila em IDE eu testei tambem no eclipse, mas no Dos não modifica isso que tá tudo certo…
Desculpa pela forma irrolada que eu to te explicando mas acho que deu para intender …se não deu postar aí deno que eu te explico de novo Blz
não importa a class swing toda não, so consume memoria na hora de vc compilar importa so necessario para evitar o disperdicio de memoria. E muito utilizado otmização em aplicativos para celulares que tem pouca memoria certo… So uma dica carrega um monte de class sem necessidade tipo JApplet e um monte…
import javax.swing.JOptionPane;
Complemtentando quando vc compilar qual quer codigo ele precura a mentodo main na classe " nos sabemos que a metodo principal da classe" com paramentro uma arry de String não complicando muito String args[] e um arry " em algortimo e um vetor " para compilar o programa na ide ele compila normal “não sei o que acontece acho que ele iginora o erro e compila assim mesmo” no Dos não ele não encontra e dá um erro que a metodo principal não foi encontrado…