Boa noite GUJ,
Minha pergunta é referente a declaração de variáveis em qualquer linguagem da programação. Em lógica da programação, uma variável é classificada quando se tem a possibilidade de ser alterada em algum instante, já a constante é aquele tipo de dado que não sofre nenhuma alteração. Levando isso em consideração, ao declararmos uma variável em alguma linguagem essa explicação é levada junto? Porque não posso fazer declarações de constantes também?
Não tenho certeza se entendi, como assim “levar a explicação junto”?
Você está perguntando se os conceitos de variável e constante são os mesmos no estudo de lógica de programação e em linguagens de programação reais?
Em qualquer linguagem de programação com suporte a constantes, você pode declará-las. Qual a dúvida exatamente?
Abraço.
A dúvida seria, se ao invés de varáveis eu possa declarar apenas constantes.
Pode. Faça aí um código qualquer e veja que é possível.
É possível, inclusive, fazer códigos sem nenhuma variável ou constante.
A questão é: usar somente constantes (ou mesmo nenhuma variável ou constante) vai permitir que o programa faça o que tem que fazer?
Abraço.
1 curtida
Na verdade, não se trata de classificação, mas de conceitos. O conceito de variável é (pasmem) ser variável, ou seja, pode ter seu valor alterado durante a execução do algoritmo. Enquanto isso, o conceito de constante define que uma constante nunca terá seu valor alterado, sob nenhuma hipótese, durante a execução de um algoritmo.
E, sim, as linguagens que conheço levam esses conceitos ao pé da letra, afinal, não teria sentido ser diferente.
Assim como você pode usar apenas variáveis, pode usar apenas constantes. Neste caso, a questão é: o que você ganha com isso.
1 curtida