Velha discussão... Ciências da computação (Versus) Técnologo em Análise e Desenvolvimento de Sistema

[quote=Taz]Discussão irrevelante.

O maior problema que conduz a atrasos e erros cometidos em projetos de software é GERENCIAL e não técnico. É irrelevante se a equipe tem X tecnólogos ou N “cientistas”. O que realmente contribui para o sucesso de um projeto é a gerência e o modelo de produção.[/quote]

Principal contribuição é a gerência? Modelo de produção? Você se refere a uma fábrica de enlatados, tipo milho verde e seleta de legumes, não software. Sinceramente, até hoje a gerência sempre foi a maior responsável pelo fracasso de projetos e nunca foi fator determinante no sucesso. É o tipo de coisa que quanto menos atrapalhar e ficar no caminho, melhor.

[quote=marcelomartins][quote=marcosbrandao]Esse é um grande problema da nossa área. Qualquer cara que acessa a internet e estuda pode exercer a profissão. E nós que pagamos caro em nossas faculdades e nos estressamos por 4-5 anos muitas vezes perdemos as vagas pra esses caras.

Claro que é bastante relativo, e depende muito da empresa.
[/quote]

Bem, me metendo na conversa,

Se você que é graduado, perdeu uma vaga para alguem que não tem faculdade, e não pagou caro por isso, no mínimo essa pessoa tinha alguma coisa a mais para oferecer que compensa a falta de graduação. É o que eu penso.

[/quote]

Bom, este não foi o meu caso.
O mercado tem espaço para os melhores, sendo vc formado ou não. Mas este não é assunto para este tópico.

Já vi modelos de gerencia dando certo e outros não. Isso é bem relativo. Acho que depende da competência do profissional.

E o que eu disse? :roll:

Obviamente uma gerência que adota um modelo de produção mais descentralizado e leve (ágil) é mais competente.
Ou vc acha que os gerentes e a diretoria devam ser banidos!? Viva a anarquia!!!

[quote=Taz][quote=louds]
Sinceramente, até hoje a gerência sempre foi a maior responsável pelo fracasso de projetos e nunca foi fator determinante no sucesso. É o tipo de coisa que quanto menos atrapalhar e ficar no caminho, melhor. [/quote]

E o que eu disse? :roll:

Obviamente uma gerência que adota um modelo de produção mais descentralizado e leve (ágil) é mais competente.
Ou vc acha que os gerentes e a diretoria devam ser banidos!? Viva a anarquia!!![/quote]
[/quote]
–Fim do quote –
Nem 8 nem 80. Não é porque a figura do gerente é inexistente que o ato de gerenciar também o seja.

Minhas experiências com software, até hoje, são péssimas e parte disso eu justifico com frases do tipo: “faça com java (ou xyz) mesmo que seja melhor fazer com bash(ou xyz).”, “a divisão será assim …”, que adivinhe só, foram proveridas pelo alto escalão / gerentes.

Sei la qual eh bom.
Eu acho acho muito comedia neguinho aqui chamando ou se auto-denominando “cientista” so porque fez facul de ciencia da computacao. Pra mim cientista eh quem trabalha fazendo ciencia, pesquisa cientifica.
Eh igual chamar advogado de “doutor” pra mim so eh doutor quem tem doutorado.

O grande problema está nos MITOS.

Um deles é o de SI tendo foco em ADM. SI não tem foco em ADM. Administração é que tem. SI tem foco em SISTEMAS. Ou seja: a espinha dorsal do curso é o desenvolvimento de SISTEMAS. O resto serve como complemento, para adequar melhor esses sistemas ao meio.

Outro mito é o de que “CC = SI++”. Esse mito possui variantes. Mas a verdade é que muita gente que se formou em CC tem a nítida sensação de que jogou 2 anos de graduação no lixo. Por conta disso algumas delas chegam a culpar as faculdades e até mesmo o ensino brasileiro, enquanto espalham afirmações como “ah, tudo o que eu aprendi tive que correr por fora”… Mas uma coisa é estudar por fora pra se aperfeiçoar, e outra coisa é fazer ENXERTO devido a uma escolha errada.

Quando eu vejo esse tipo de discussão, fico imaginando o que devem ter passado os primeiros caras que estudaram Computação, pouco depois dos tempos de Charles Babbage e Alan Turing. Não duvido nada que os estudantes dessa época tenham ouvido várias vezes frases como “Ei cara, estude Matemática! Matemática tem base, Matemática é melhor que Computação!”. Coisa semelhante já aconteceu na Administração: “Ah, cara… Taylor, Ford e Fayol eram engenheiros!”. Mas as coisas evoluem, novos conhecimentos se concentram… mais cedo ou mais tarde, novos cursos se criam. Daí dizer que Administração é pior que Engenharia ou dizer que Sistemas de Informação é pior que Computação (ou vice-versa) é pura besteira, pura falta de visão.

Outro mito também muito presente (e que, aliás, uma vez derrubado derrubaria também toda essa discussão) é o de que as pessoas se formam e secam igual concreto. Ora, existe vida após a faculdade! Se um cara acha que precisa estudar mais Matemática, que estude! Se acha que precisa estudar mais Administração, que estude! Mais Programação, idem! A Pós-Graduação está aí, com seus Mestrados, Doutorados, Especializações e MBAs. As certificações também. Livros existem aos montes, e palestras não matam ninguém. Só fica mesmo parado quem quer.

Um abraço aos estudiosos,
Cristiano Galvão

o problema e que SI so focam em CRUDs e materias que focam muito em adiministração, direito e gestão…
para quem quer passar o resto da vida desenvolvendo CRUDs é uma boa… mas pra quem quer ir alem disso ja não é algo q basta… o problema e que 99% do mercado de TI são CRUDs… isso que é foda… mas ninguem em sã consiencia faz um curso de CC para fazer CRUDs… quem faz CC quer ter a oportunidade de fazer coisas a mais que CRUDs ou CRUDs inteligentes no minimo… agora do jeito q o mercado dita as regras a coisa e complicada…
mas os que tem a oportunidade tem um prato cheio…

e ai galera, blz??

no meio do ano estarei entrando na facul, tenho curso técnico em desenvolvimento de software e no momento estou estagiando com JAVA :D,…

li o topico todo, rsrs…e so fez confundir mais minha cabeça, pq antes eu queria fazer CC, devido a varias materias de ADM q tem em SI, e q n sou muito fã,rsrs, certo?..depois mudei pra SI, devido ao q vejo solicitando no mercado que é só analista de sistemas e tal…(se estiver errado, por favor me corrijam)…e a dúvida cruel voltou neste tópico…e queria saber o seguinte…

…O profissional formado em CC, vai trabalhar “a vida toda” programando??? ou poderá trabalhar na área de análise tb??

Resumindo…o profissinal de SI trabalha como analista ou gerencia de projetos, certo??

e o profissional de CC??

sei q poderá trabalhar no mesmo…isso depende de cada um…

desde já, vlw ai…

[quote=Cristiano Galvão]Um deles é o de SI tendo foco em ADM. SI não tem foco em ADM. Administração é que tem. SI tem foco em SISTEMAS. Ou seja: a espinha dorsal do curso é o desenvolvimento de SISTEMAS. O resto serve como complemento, para adequar melhor esses sistemas ao meio.
[/quote]

Pode até ser. Mas é fato que educação hoje em dia virou negócio, com grupos universitários até lançando ações na bolsa de valores. E como todo negócio, a razão de sua existência é dar lucro aos seus acionistas.

SI hoje em dia virou um curso p/ pegar o pessoal que não tem saco p/ fazer CC (muita matemática, por ex…), mas quer diploma em tecnologia p/ fazer CRUD ou virar DBA. Seria um desperdício perder essa massa de alunos pagantes por um pequeno detalhe, não né? O que se faz então? Tira essas disciplinas mais “chatas” e coloca outras mais “adequadas ao mercado”, por ex, “noções de administração”, e de quebra vc ainda valoriza o curso.

Acho que Turing não teve esse problema, já que naquele tempo computação era matemática…

Edit: alguém sabe porquê o quote não está formatando direito esse post?

Eu escrevi “DEPOIS dos tempos de Charles Babbage e Alan Turing”.
Como você não prestou atenção no meu post, não preciso responder o resto.

[]'s
Cristiano Galvão

Não entendo, juro que não entendo, vcs patinam em cima do mesmo solo…

Esse assunto sempre deu e sempre vai dar discussão…
A questão é, vc prefere aprender de td um pouco ou se especializar em alguns pontos chaves?

Depende muito do perfil da pessoa. No meu caso, estou cursando SI, estou achando um tédio, verdade, moh tédio, + eu já sabia q ia ser assim, fiz SI pq prefiro especialização em pontos chaves. Não curto a idéia de aprender a fazer compilador, IA etc etc que não vou usar tão cedo.
É interessante? É, muito… Só que a regra é básica, alguem se matou antes de mim pra fazer e disponibilizar isso aos outros, então qualquer “code monkey” como disse nosso amigo dono da razão lá trás, consegue abrir o código do compilador e fazer suas alterações.

Desse tópico, aproveita-se 10%
que é a parte onde não se discutem os cursos e sim os profissionais.
Faculdade meu caro não faz ninguem, faculdade é meramente um “adicional”…
No meu ramo ao menos se eu tivesse que escolher entre uma pessoa formada em CC / SI ou um programador com certificação SCJP que seja, não tem nem escolha… Certicação > Faculdade…

[quote=Freeman2kbr]Não entendo, juro que não entendo, vcs patinam em cima do mesmo solo…

Esse assunto sempre deu e sempre vai dar discussão…
A questão é, vc prefere aprender de td um pouco ou se especializar em alguns pontos chaves?

Depende muito do perfil da pessoa. No meu caso, estou cursando SI, estou achando um tédio, verdade, moh tédio, + eu já sabia q ia ser assim, fiz SI pq prefiro especialização em pontos chaves. Não curto a idéia de aprender a fazer compilador, IA etc etc que não vou usar tão cedo.
É interessante? É, muito… Só que a regra é básica, alguem se matou antes de mim pra fazer e disponibilizar isso aos outros, então qualquer “code monkey” como disse nosso amigo dono da razão lá trás, consegue abrir o código do compilador e fazer suas alterações.

Desse tópico, aproveita-se 10%
que é a parte onde não se discutem os cursos e sim os profissionais.
Faculdade meu caro não faz ninguem, faculdade é meramente um “adicional”…
No meu ramo ao menos se eu tivesse que escolher entre uma pessoa formada em CC / SI ou um programador com certificação SCJP que seja, não tem nem escolha… Certicação > Faculdade…[/quote]

Caro colega,

Não sei se a mensagem foi direcionada a mim, mas gostaria de acrescentar que eu não vim aqui para fazer propaganda de um curso ou outro, e sim para desmistificar. É um erro pensar dessa forma “alguém fez antes”. Tal coisa só aparece mesmo na nossa área, pois eu não vejo matemáticos criticando físicos ou engenheiros. E tudo, meu caro, alguém fez antes… desde a cadeira onde você está sentado até a merenda que você comia na escola. Quanto ao gosto particular, é óbvio que cada um tem o seu (e ainda bem, pois senão o mundo seria um saco!). Eu também já fiz durante um tempo uma graduação da qual eu não gostava. Ela se chamava Bacharelado em Matemática com Habilitação em Informática. Era numa famosa universidade pública, mas eu não gostava, e achava aquilo ali uma grande perda de tempo (nem mesmo os professores sabiam explicar a aplicação prática de muito daquele conteúdo). Já de SI eu gostei. E isso não me impediu de fazer uma especialização depois. Como eu disse antes, a vida não termina no fim da graduação…

Isso é suficiente para destruir os ataques. Se um dia eu achar que vale a pena me aprofundar em Matemática avançada, tem curso pra isso. Assim como já vi (e tive) grandes professores que vieram de formações em Exatas e trilharam Mestrado ou Doutorado em Administração. Eu poderia citar vários nomes aqui, mas pra não parecer propaganda posso citar um exemplo distante como Michael Porter, um dos maiores ícones da Administração, que teve formação em Engenharia Mecânica, mais tarde mudando de área. Assim como ele existem muitos anônimos nessa mesma situação (e de Humanas para Tecnológicas também).

O que não vale aqui é as pessoas entrarem trazendo idéias pré-concebidas e postarem uma mistureba danada, como fez um colega ali em cima ao misturar o curso de SI com uma fantasiosa criação de universidades particulares. Se assim fosse, não teríamos hoje renomadas instituições como a USP e a UNIRIO (essa aqui um grande destaque no ENADE), ofertando cursos de Sistemas de Informação. A Universidade Federal de Lavras, por exemplo (de onde eu conquistei bons amigos através das comunidades), é uma grande instituição que inclusive oferece tanto SI como Ciência da Computação.

Por hoje é só. Estudem, divirtam-se… e sejam felizes, que é o que importa.
OBS: Freekman, curioso é o seu caso, em que você diz não se importar com Compiladores ou IA, e diz também não curtir o curso de SI. Talvez seja a hora de procurar algo que goste! :wink:

Abraços
Cristiano Galvão - Formado em SI e concluindo Pós-Graduação na área de Gestão.
[color=olive]Ah, só de curiosidade: hoje eu brinquei de fazer Algoritmo Genético no VBA do Excel. Viu? O limite é você que impõe.[/color]

SI = Quer ser um bom gerenciado de projetos e modelador de sistemas desde que tenha muito empenho .

CC = quer ser um bom matemático :smiley:

Fala sério e vc acha que fazendo CC você vai sair sendo o cara …faculdade não faz ninguem meu querido só abre os horizontes !!!

Cahorro de muito dono acaba morrendo de fome , entao nao adianta você apontar pra tudo quanto é area em CC pra depois vc decidir . Se alguem quer ser cientista de algo que faça o doutorado .

falow

Essa visão que é o problema … Hoje eu conheço gente formado em mecatrônica que não sabe nada de programação !!!