Olá.
Me graduei em SI e sinceramente não gostei do curso. Achei um saco, mas eu sempre levei o curso a sério e me empenhei bastante para sempre estar na frente dos colegas de classe e estar sempre levando coisas novas para a faculdade.
Em algumas disciplinas eu corrigia o professor… Muito feio isso, mas acontecia. Sei que ninguém precisa saber tudo, mas tem que tomar cuidado para não falar besteira, principalmente na frente de uma turma grande. Se bem que na maioria das faculdades particulares o professor não precisa se preocupar com os alunos, pois a maioria entrou no curso porque gosta de usar o MSN (ou ICQ antigamente como disse o louds).
Eu sempre quis fazer CC numa boa instituição, mas problemas do “destino” não me permitiram isso. Quando saí do ensino médio, eu entrei na federal de Itajubá para fazer CC (5 anos, noturno), mas o meu sonho era Unicamp ou UFSCar. Como falei, vários problemas pessoais, de família, distância, mal conservação da estrada federal que eu usava p/ ir para Itajubá, etc, fizeram que eu desistisse.
Fiquei um ano sem estudar, cogitando fazer cursinho, mas problemas financeiros da minha família não me permitiam tal luxo. Nesse ano trabalhei fora da área e apesar de não ser nada do que eu queria trabalhar, aprendi muita coisa. No ano seguinte eu entrei no curso de SI. O primeiro ano foi ridiculamente fácil… Igual ao técnico que eu já tinha feito… O restante foi bem chato, pois eu não via o que eu mais queria - a coisa funcionando. Terminei o curso, meu TCC foi sobre desenvolvimento de jogos usando Java e não me arrependo disso.
Agora vou realizar meu sonho de estudar de verdade, em uma instituição séria. Eu só consegui entrar no mestrado na UFSCar porque eu sempre me esforcei bastante, tentei ser sempre o primeiro aluno e o principal de tudo, sempre colocar o que eu aprendia em prática. Trabalhei três anos e meio como professor de informática e confesso que isso me ajudou bastante também. Fiz um ano e meio de estágio também, desenvolvendo sistemas da faculdade que eu estudei. Não culpo a faculdade que fiz por não ter o melhor dos ensinos… O buraco é mais embaixo, é cultural… Sei que é clichê, mas quem faz a faculdade é o aluno.
Vai ter gente esforçada e gente que não liga para nada tanto em federais/estaduais quanto em particulares (é claro que em proporções diferentes).
Demorei quatro anos para poder lavar a minha alma de ter feito um curso que eu não queria. Vou fazer mestrado em CC, na área de engenharia de software. Escolhi ES por ser, ao meu ver pelo menos, a área em que eu posso aproveitar melhor o que for aprendido para ser aplicado no mercado e não quase que exclusivamente no meio acadêmico. Confesso que eu quero mesmo é dar aula, mas vamos ver o que o futuro me aguarda… Nesses anos que fiquei perto de casa, trabalhando e estudando, eu amadureci bastante e tenho quase certeza que eu não teria aprendido tantas coisas e vivenciado tantas experiências se eu tivesse ficado na federal quando eu passei… A experiência prática, acho que nenhuma instituição vai te dar…
Se você gosta mais dos detalhes, “o computador como fim”, faça CC.
Se você gosta de usar o computador para resolver problemas de empresas, “o computador como meio”, faça SI.
Concordo que o curso de SI tenta criar code monkeys como o louds falou, mas no fim, se você é uma pessoa esforçada e tem vontade de aprender, você vai se dar bem em qualquer curso.
Abraço!
PS. Concordo com tudo que o louds falou.