Velocity és muerto?

Bom pessoal pesquisando um pouco sobre o velocity, pude constatar no CVS que há 15 meses não há atividade, pelo menos ao que parece, será que o projeto morreu? E o que acham do velocity?

Prefiro Freemarker

Muita gente gosta de Velocity.

Eu me dou bem com custom tags.

Estou ralando para colocar suporte ao Velocity no Mentawai.

O legal é que eu vi que o WW suporta as tags de JSP (tags do WW) dentro do Velocity através de umas declarativas especiais. Logo acho que tem-se o melhor de ambos os mundos. O Mentawai vai ter que suportar isso tb…

Recentemente me deparei com isso:
http://jakarta.apache.org/taglibs/doc/ultradev4-doc/intro.html

Como o Velocity se integra com Dreamweaver por exemplo? Isso é importante pro coitado do designer.

Embora eu prefira o Freemarker, o ponto todo eh: o Velocity precisa de mais features? a engine tem bugs graves? caso contrario, o projeto pode estar “inativo” por um longo periodo de tempo que mesmo assim ele continuara sendo util.
O pessoal do freemarker ja anunciou na lista de desenvolvimento que nao tem planos de continuar a entupir de novas features - o sistema ja tem tudo o que precisa e um tanto a mais.

Isso, contudo, nao eh justificativa para taxar os projetos de “inuteis”.

Rafael

Cara, antes do JSP 2.0, eu gostava muito do Velocity. Mas com EL acho que não justifica sair do padrão.

A Sun parece que acordou. Esta atacando em simplicidade desde sintaxe até EJB. Sem contar o novo JSF que vem por ai. Poxa, vamos dar uma chance à menina, né?

Eu também adoro o Velocity, mas não uso ele pra gerar páginas não, uso ele pra templates genéricos, tipo newsletter e essas coisas.

JSP 2 com as taglibs e EL realmente é muito mais produtivo e ainda tem apoio de praticamente toda a comunidade. Sem contar o Tiles e o SiteMesh, nunca vi coisa parecida nem pra velocity nem pro FreeMarker :mrgreen:

Mas o Velocity e o FreeMarker tem o seu espaço né, mesmo que não seja diretamente substituindo JSPs.

Concordo em partes com você vinci, JSP 2.0 sem dúvida é muito mais facil, tive o prazer de usar a alguns dias.

Poder usar EL direto no meio do html é uma maravilha, prefiro EL a velocity. Mas tem um problema, em varios casos ainda temos que usar taglibs e eu acho a sintaxe um tanto chata. Ai prefiro #foreach do velocity em vez de <c:forEach>.

Não cheguei a usar, mas aquele recurso de criar uma taglib sem precisar programar ela achei muito legal também.

Minha conclusão é que se eles criarem uma sintaxe mais facil pras taglibs, não vai ter motivo pra usar outra coisa.

Fazer as taglibs no JSP 2.0 já ficou beeeeeeeeeeeeeem mais fácil né… no 1.0 era uma tristeza :lol:

Devagarinho agente vai chegando lá, a Sun tá ficando meio assustada com o que a comunidade Open Source pode fazer (leia-se Hibernate e JBoss) e está mais aberta a conversas e mudanças :mrgreen:

eh, jsp 2.0 ta bem legal em cima do velocity, a gente pode proibir scriptlets, fazer custom tags bem mais facilmente (usando soh jsp), etc…

entao pra web o velocity fica apertado agora, e quem me conhece sabe que eu sempre fui um arduo defensor do velocity e o guj usa velocity desde que estreiou em 2002. hoje eu usuario jsp 2

Falando sobre GUJ e Velocity, vocês chegaram a fazer algum benchmark do Velocity comparando ele com a concorrência?

No OpaWeb, a princípio iamos usar o velocity, mas quando descobri o freemarker e vi que ele suporta taglibs, logo mudamos de idéia.

Sinceramente, não entendo porque usar velocity, sendo que ele (pelo menos até onde eu conheço) não tem suporte a taglibs, que é um recurso tão interessante do J2EE.

Por isso, sou + freemarker!

E aproveitando, deixe-me fazer outra pergunta: Existe alguma vantagem de performance desses templates engineers em relacao a jsp?

Historicamente, templates engines / JSTL e afins nao sao algo que degradam a performance da sua aplicacao de maneira “consideravel” - ou seja, se a aplicacao estiver com problemas de performance, eh muito mais provavel que seja algum bug no seu codigo que nos sitemas de template.

Rafael

Apenas para documentar e sendo egocentrico respondendo a mim mesmo, eheheheh, resposta da lista do velocity

[code]De: Will Glass-Husain wglass@forio.com
Para: Velocity Users List velocity-user@jakarta.apache.org, Bruno Oliveira da Silva annotation@gmail.com
Data: 25/06/2005 21:18
Assunto: Re: Velocity will be discontinued as Struts?

Hi Bruno,

Velocity is using the subversion (svn) repository. The cvs repository is
stale. Latest update is just a few days ago.

WILL

• Ocultar texto das mensagens anteriores -

----- Original Message -----
From: “Bruno Oliveira da Silva” annotation@gmail.com
To: velocity-user@jakarta.apache.org
Sent: Saturday, June 25, 2005 7:06 AM
Subject: Velocity will be discontinued as Struts?

Hi, I verified the cvs repository of velocity project, and saw that
the last update was 15 months behind, and the question in my mind is:
if the project will be discontinued.
??? [/code]

Para utilizar taglibs, EL a extensão da página necessita ser JSP ou poderia usar outro formato como o velocity usa .vm

Isso é uma pergunta?

Cara, antigamente, via JSP, para se imprimir uma variável vinha por parâmetro de uma request a gente tinha que fazer algo assim:

<%= request.getParameter("p") %>

Com EL, o código fica assim:

${param.p} 

O resto continua tudo igual. Isso é só um “açucar sintático”. Ou seja, a página JSP continua com a extensão .jsp, o web container continua transformando a página para um Servlet e tudo mais que você já deve saber.

O fato de usar taglib independe do fato de usar EL. Ou seja, você pode usar um sem usar o outro. E vice-versa. E pode-se usar ambos. Ou não usar nenhum dos dois.

Peeeeeeeeerai … os decorators do Sitemesh podem ser escritos em JSP, VTL e FTL sem problemas.

Pois então eu viajei :lol:

Sabia dessa não, já dá até pra pensar em usar o FreeMarker então :mrgreen: