Verificar de que Classe e um objeto

e o seguinte eu presiso saber de que classe um objeto veio
eu presiso e se for desta classe eu presizo dar um set algumca coisa

en tentei fazer o seguinte

Component oi[] = this.getComponents(); int c=0; while (oi[++c]!=null){ if (oi[c] ...........) }

agora eu presizo verificar se o objeto veio de de uma classe
e se for dessa classe dar um oi[c].setAlgo…

alguem sabe como fazer isto?
obrigado

Vc preciSa utilizar o operador instanceof

Ler a documentação ajuda e muito. Se tivesses feito isso, veria que os objetos da classe Object tem o método getClass() que retorna a classe, de aí para você fazer a comparação é simples.
[color=white]Se você responder o meu tópico falando que seus objetos não são Object e/ou não herdam dele vou mandar você aprender Java novamente. Sério![/color]

Até!

oww vlw consegui fazer certinho esta verificando
mais agora tenho que fazer uma função da classe LLCampo e não do Componente sabes como fasso isto?

Component oi[] = this.getContentPane().getComponents(); for (int c = 0; c <= this.getComponentCount()+1 ; c++){ if (oi[c] instanceof LLCampo ){ (oi[c]) } }

dai seria o seguinte oi[c].set…

mais este metodo so existe LLCampo

Já leste sobre Casting?

Até!

Olá, complementando o que o maquiavelbona disse, leia um pouco sobre castings. Neste seu caso vai usar o casting de referencia;
O casting de referencia é o seguinte quando quero transformar uma classe “geral”, em uma mais “específica”.

Ex:

class Conta{
   private double saldo;

public double getSaldo() {
     return this.saldo;
   }

}

class Principal() {

public static void main (String [] args) {

ArrayList<Object> listaObjetos= new ArrayList<Objetos>(); //Lista de Objetos de qualquer tipo, "geral"
   Conta c1= new Conta(); Objeto do tipo Conta

listaObjetos.add(c1);  //adicionei uma conta no Array de Objetos, ele aceita normal, pq qualquer classe
                                  //e filha de Object direta ou indiretamente.

//Mas e seu quiser a acessar o metodo getSaldo de conta através do array de Objetos ?
  //Eu não poderia fazer assim
  listaObjetos.get(0).getSaldo(); //não compila, pq Object nao tem este método

//Entao eu usaria o cast de referencia transformando de Object para conta deste jeito
  Conta outraConta= (Conta) listaObjetos.get(0);

//Agora posso chamar o getSaldo()
  System.out.println(outraConta.getSaldo()); 

}

}

Deu pra entender sobre o cast?

Qualquer dúvida posta ai!

Valeu!

ow vlw
consegui fazer aqui ja
muito obrigado