Vetor == Array true?

Estranho né? Também acho. Quem quizer se habilitar a responder…ajudará bastante :mrgreen:

Qual a diferença conceitual entre Array (unidimensional) e Vetor???
obs: me disseram que Array é uma matriz :shock:

E ainda…

Qual a diferença conceitual entre Array(bidimensioncal/multidimensional) e Matriz???
obs: me disseram que tudo é matriz :shock:

PS: Se é que existe…

Array, em Java, é uma estrutura especial da linguagem que tem as seguintes propriedades:

• O tipo de um array de int, por exemplo, é int[]
  • Tem tamanho fixo, uma vez criado; não pode ser expandido.

Vector e ArrayList, em Java, são classes que encapsulam um Object[] e têm as seguintes propriedades:

• O tipo de um ArrayList de String é ArrayList
  • Tem tamanho variável, podendo ser expandido ou encolhido.

Ambos são indexados e o índice começa por zero.

Não existem arrays bi, tri ou multidimensionais em Java. (Entretanto, existem em C++, C# etc.).

O que existe são arrays de arrays. O efeito é mais ou menos o mesmo para o programador.

[quote=entanglement]Não existem arrays bi, tri ou multidimensionais em Java. (Entretanto, existem em C++, C# etc.).

O que existe são arrays de arrays. O efeito é mais ou menos o mesmo para o programador.[/quote]

:shock:

[quote=SUN]A multi-dimensional scalar array is accessed using similar notation. For example, to access the value stored at row 0 column 1 you would write the D expression:

a[0][1]
[/quote]

Cara…então quer dizer que todos os livros que eu li citando explicitamente “Array uni, bi, multi” estão equivocados??? :shock: :shock:

Inclusive a própria SUN criadora do java se equivocou em fazer a citação acima!! :shock: :shock:

Estou chocado!!

http://docs.sun.com/app/docs/doc/819-3620/6n5r1fvaf?a=view

:shock:

O documento que você passou é do dtrace, não do Java.

:mrgreen:http://docs.sun.com/app/docs/doc/819-3620/6n5r1fvaf?a=view

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/reflect/special/arraySetGet.html

http://forums.sun.com/thread.jspa?forumID=31&threadID=5181207

http://forums.sun.com/thread.jspa?forumID=54&threadID=630312

http://forums.sun.com/thread.jspa?forumID=31&threadID=5261197

:mrgreen:

Desculpe… :mrgreen:

E agora??? Se quizer eu passo a referencia de TODOS OS LIVROS DE JAVA =D … talvez vc fique chocado como eu… como pode haver tanto escritor ao redor do mundo “TÃO DESINFORMADO E TONTO” kkkkkkk

:mrgreen:

[quote=JWell]Estranho né? Também acho. Quem quizer se habilitar a responder…ajudará bastante :mrgreen:

Qual a diferença conceitual entre Array (unidimensional) e Vetor???
[/quote]

Vetor e Matriz são conceitos matemáticos.
Array é um conceito de informática sobretudo linguagens de programação.

A palavra “Array” significa “coisas posicionadas umas a seguir às outras” e não tem tradução para portugues.
Palavras como Sequencia (Sequence) , Lista (List) , Fila (Queue) , Vetor (Vector) têm todas significados diferentes de array.

Software tem arrays. Linguagens manipulam arrays.

Arrays podem ser utilizados para implementar aquelas outras coisas, mas não são essas coisas.

Por exemplo, um vector é um objeto que tem operação de soma e de produto interno. array não tem isso.
Fila tem um sentido de ordem se insersão que o array não tem. Lista tem o significado de ordem e de enumeração.
Sequencia tem o sentido de algo que está ou é ordenado.

Array é uma daquelas palavras tecnicas que não deve ser traduzida porque irá criar conflitos com os conceitos acima.

P.S.

JavaFX não tem arrays, tem sequencias. São conceptualmente diferentes e incompativeis.

Matrix é um objeto matemático e está relacionada ao agrupamento de vetores e operações entre vetores.
Matrizes não são vetores.

Caraacaa Taborda tu manja mt cara!
E o que vc acha dessa controvérsia toda?? Pq a definição de uni, bi, multi???
Continuo chocado com os escritores dos livros que li Taborda!

Um abraço!

[quote=JWell][quote=sergiotaborda]
Vetor e Matriz são conceitos matemáticos.
Array é um conceito de informática sobretudo linguagens de programação.

A palavra “Array” significa “coisas posicionadas umas a seguir às outras” e não tem tradução para portugues.
Palavras como Sequencia (Sequence) , Lista (List) , Fila (Queue) , Vetor (Vector) têm todas significados diferentes de array.
(…)
[/quote]

Caraacaa Taborda tu manja mt cara!
E o que vc acha dessa controvérsia toda?? Pq a definição de uni, bi, multi???
Continuo chocado com os escritores dos livros que li Taborda!
[/quote]

Em java arrays são objetos e só têm uma dimensão. Em outras linguagens é diferente. Em fortran não são objetos mas são multi-dimencionais.

Só que, a sintaxe de java para acessar coisas é fluente ou seja, vc pode concatenar acessos

quando vc escreve arr[0][1] é o mesmo que (arr[0])[1] só que o java entende que vc está acessando o item 1 do array presente no item 0 de arr. Não existe multimensão, mas parece que sim.

Quando vc le coisas da sun , sobretudo tutoriais, vc tem que tendender que ha uma didática envolvida e isso significa simplificar a linguagem para ser mais proxima ao que se vê. Começando em java se vc veio de fortran a sintaxe arr[0][1] é natural e podemos falar - didáticamente - em array multimencional. Mas é apenas uma ilusão da sintaxe do java. (que foi feita com esse proposito)

Ler é muito importante, mas relacionar os assuntos e pensar também. O que se lê não é para ser tomado impsis verbis porque sempre está num contexto. Quando vc quer falar do mesmo assunto em outro contexto vc muda as palavras.

Para iniciantes no java, primeira aula, chamar array de vetor e dizer que é mutidimencional pode ajudar à didática , mas em java avançado isso é asneira. Se eu fizesse um teste perguntando “java tem arrays multidimencionais?” a sua resposta tinha que ser “não” ,porque é a verdade, independentemente do que lhe disseram ou vc leu.

Eu fico chocado com o que leio aqui todos os dias, então, já se acostumando … e vá se acostumando tb a não acreditar no que lê.
Tem um ditado que diz :“não acredito em nada do que vejo e só em metade do que ouço” poderiamos extender para " e um quarto do que leio" :wink: