Viciados em livros

[quote=rmendes08]Na minha opinião, livros são o melhor meio para aprender sobre algum assunto, seja ele impresso ou digital. É claro que existem livros que são piores que apostilas da Internet, mas de maneira geral, é através deles que você pode obter um aprofundamento em uma determinada tecnologia ou assunto. E não tem desculpa dizer que gosta da “prática”, pois a maioria dos livros sobre tecnologia trazem exemplos ou exercícios.
Enfim, para quem trabalha com conhecimento, estudar é obrigação, e livros são as melhores fontes.[/quote]

Tem uns livros que realmente são tensos… uns anos atrás tinha uns guias de bolso traduzidos que pqp. Os caras traduziam o código da linguagem (range pra intervalo e coisas do tipo). Só faltava traduzir Java Beans pra feijões de Java. :shock:

O ruim do livro impresso é que não dá pra dar um find neles. Fora isso é bem melhor. :smiley:

O triste é o preço de boa parte dos livros técnicos por aqui. Normalmente custam uma fortuna, tem que dar um jeito de comprar direto de fora.

[quote=wagnerfrancisco][quote=rmendes08]Na minha opinião, livros são o melhor meio para aprender sobre algum assunto, seja ele impresso ou digital. É claro que existem livros que são piores que apostilas da Internet, mas de maneira geral, é através deles que você pode obter um aprofundamento em uma determinada tecnologia ou assunto. E não tem desculpa dizer que gosta da “prática”, pois a maioria dos livros sobre tecnologia trazem exemplos ou exercícios.
Enfim, para quem trabalha com conhecimento, estudar é obrigação, e livros são as melhores fontes.[/quote]

Tem uns livros que realmente são tensos… uns anos atrás tinha uns guias de bolso traduzidos que pqp. Os caras traduziam o código da linguagem (range pra intervalo e coisas do tipo). Só faltava traduzir Java Beans pra feijões de Java. :shock:

O ruim do livro impresso é que não dá pra dar um find neles. Fora isso é bem melhor. :smiley:

O triste é o preço de boa parte dos livros técnicos por aqui. Normalmente custam uma fortuna, tem que dar um jeito de comprar direto de fora.[/quote]Vc já viu um livro me kindle? Mano, é igual ler de livro normal. Não doi o olho, você pode marcar e fazer anotações. [=

[quote=Hebert Coelho][quote=wagnerfrancisco][quote=rmendes08]Na minha opinião, livros são o melhor meio para aprender sobre algum assunto, seja ele impresso ou digital. É claro que existem livros que são piores que apostilas da Internet, mas de maneira geral, é através deles que você pode obter um aprofundamento em uma determinada tecnologia ou assunto. E não tem desculpa dizer que gosta da “prática”, pois a maioria dos livros sobre tecnologia trazem exemplos ou exercícios.

O triste é o preço de boa parte dos livros técnicos por aqui. Normalmente custam uma fortuna, tem que dar um jeito de comprar direto de fora.[/quote]Vc já viu um livro me kindle? Mano, é igual ler de livro normal. Não doi o olho, você pode marcar e fazer anotações. [=[/quote]

Ahnn, pois é, eu apenas vi, pareceu muito bom mesmo, mas não cheguei a ler muito tempo… pelo pouco que vi acho que me acostumaria rápido.

[quote=MarkKnopfler]Quem se preocupa pq o livro vai ficar “defasado” é pq quer solução pronta e não APRENDER de verdade. Esse cara não sabe programar.

Livros sempre valem a pena se te ensinam CONCEITOS mais do que dar o passo-a-passo pronto de uma biblioteca/framework/linguagem/IDE X. A tecnologia fica defasada, o CONHECIMENTO permanece na sua cabeça.[/quote]

Concordo. É diferente eu dizer a você para não comprar o livro de EJB 2.1 porque está defasado e dizer para não comprar o livro de Rails 3.2 porque irá ficar defasado.

Livro técnico é um investimento e não um gadget.

eu só leio via Kindle mesmo, já acostumei tanto que de vez em quando durante a leitura de um livro comum, acabo botando o dedo em cima da palavra pra ver se surge o significado

sim, estou ficando louco

Eu quero um! hehe

Alguém sabe quando vão começar a vender aqui? Desde que abriu a amazon brasileira eles estão dizendo que será “nas próximas semanas”

Eu quero um! hehe

Alguém sabe quando vão começar a vender aqui? Desde que abriu a amazon brasileira eles estão dizendo que será “nas próximas semanas”[/quote]É rapaz, mas vai custar 300 reais aprox.

Achei o preço muito bom viu. [=

Eu gosto de comprar livro, pena que na faculdade alguns livros eu apenas “passei por cima” pra aprender o conteúdo das disciplinas devido a “correria”. Sou meio perdido ainda sobre o Kindle, vou dar uma olhada pra ver como funciona. E economia em comprar livros digitais torna o vício bem mais fácil de ser alimentado hehehe.

[quote=diogozero]E economia em comprar livros digitais torna o vício bem mais fácil de ser alimentado hehehe.[/quote] Uhum.
Teve um livro JSF que nos USA custa 25 obamas e aqui no Brasil 120 dilmas. :shock: :shock: :shock:

[quote=Hebert Coelho][quote=diogozero]E economia em comprar livros digitais torna o vício bem mais fácil de ser alimentado hehehe.[/quote] Uhum.
Teve um livro JSF que nos USA custa 25 obamas e aqui no Brasil 120 dilmas. :shock: :shock: :shock: [/quote]

Porra! Animei agora em comprar um Kindle, em alguns livros já tiro a diferença do aparelho hashouiashuiha

Eu não me imagino levando um kindle para o banheiro do trabalho kkkkkkk

[quote=Ataxexe][quote=Ruttmann]Já livros de literatura eu também prefiro ler em papel. Não sei o que se passa comigo, mas não me sinto bem lendo em tablet ou no pc quando se trata de literatura…

É um tipo de saudosismo também, algo assim que não tem como explicar…

:lol: [/quote]

Não dá pra explicar mesmo…

Eu, por exemplo, adoro o barulho do lápis riscando o papel. Por isso gostava de escrever minhas maluquices com lápis.[/quote]

Eu também tenho umas manias loucas.

Por exemplo, pra planejar quase coisa eu preciso fazer escrito a mão. Não consigo de jeito nenhum planejar nada pelo computador, parece que as idéias não fluem, que a mente trava…

:lol:

Acho que é porque quem se acostumou a aprender tudo na base do papel e lápis, acaba tendo mais vontade de pensar e fazer na mão. Hoje em dia a gurizada aprende tudo rapidinho, só dá uma olhadinha em uma página da Web e acha que sabe tudo.

Enfim, só se aprende pro momento, ninguém se esforça pra construir conhecimento duradouro. É sempre naquela “revisadinha” básica…

:roll:

[quote=kmunga]Eu não me imagino levando um kindle para o banheiro do trabalho kkkkkkk[/quote]Eu levo. :oops: :oops: :oops:

Quando vi um tablet pela primeira vez a primeira utilidade que vi nele foi o banheiro.

Eu sou um tarado por livros: minha vida inteira circula em torno deles.
Comecei como livreiro, depois passei a desenvolver sistemas de gestão para este mercado, e hoje publiquei o meu primeiro livro.

Com relação a compras: eu sou fascinado pelos clássicos da computação, e acho que cada centavo gasto nestes se paga. Os do Knuth, por exemplo, são fenomenais e, apesar de terem um preço mais elevado, são a melhor coisa que já li.

Sobre ebooks, são massa também: mas o físico tem um apelo especial pra mim.
O grande problema que vejo no formato digital é a facilidade em piratear: como autor é algo que me preocupa bastante, especialmente depois de saber o quão trabalhoso é o processo de publicação.

[quote=kicolobo]Os do Knuth, por exemplo, são fenomenais e, apesar de terem um preço mais elevado, são a melhor coisa que já li.
.[/quote]Pelo que vi realmente são caros. O.o

Não conhecia. É uma pena que os livros que olhei não tem para Kindle. =/

Oi, aix e pessoal

Então, eu gostaria de saber mais a respeito sobre a sua opinião sobre o livro… Gostaria de ressaltar que ele não foi inteiramente publicado, e tem um capítulo inteiro dedicado especialmente para REST. Este capítulo ainda não foi publicado, mas já está finalizado.

Quanto a SOAP, tive dois motivos para não escrever muito sobre: o primeiro é que, realmente, o espaço para falar de SOA é muito curto. Cada livro da série do Thomas Erl tem pelo 500 páginas, e são completamente teóricos. Eu não conseguiria fazer um livro de ~ 250 páginas sem ser bastante sucinto. O outro motivo é que SOAP, puramente falando, É simples. O fator de “complicação” é justamente o WSDL e especificações (o "" em WS-). Essas especificações adicionais são cobertas em partes pelo cap. 6, que ainda não foi publicado e está em fase de revisão, e em partes pelo cap. 7 do livro, onde eu falo de Design Patterns. Nesses patterns, eu pretendo cobrir, dentre outras especificações, WS-Addressing e WS-Transaction (WS-AtomicTransaction e WS-BusinessActivity). Então, o motivo de ser raso em alguns pontos é justamente dar prioridade para pontos onde existe mais demanda e menos material em português.

De qualquer maneira, o livro ainda está sendo escrito. Eu tenho acesso a esses capítulos e posso modificá-los (como, aliás, eu já fiz com algumas partes do capítulo 2, acrescentando conteúdo importante). Por isso, acho muito importante o feedback da própria comunidade para saber onde eu posso melhorar. Por isso, agradeço quaisquer sugestões :wink:

[]'s

[quote=kicolobo]
O grande problema que vejo no formato digital é a facilidade em piratear: como autor é algo que me preocupa bastante, especialmente depois de saber o quão trabalhoso é o processo de publicação.[/quote]

Mas o que as editoras fizeram até hoje se não uma pirataria oficial? O que os autores ganham com seus livros chega a ser ridículo se comparado ao que as editoras ganham.

Nao estou falando da Casa do Codigo, que estou curioso pra conhecer, mas só pelo fato de ter algo escrito por profissionais já conceituados e produzido no Brasil já merece os parabens. Na nossa área não tinha quase nada.

Mas eu falo das grandes editoras. Chega de escritor com copia embaixo do braço, mendigando pra editora uma chance de publicar sua obra. Se a editora não quiser publicar eu crio um site e vendo em formato digital por conta própria. Adeus, atravessadores.

[quote=YvGa][quote=kicolobo]
O grande problema que vejo no formato digital é a facilidade em piratear: como autor é algo que me preocupa bastante, especialmente depois de saber o quão trabalhoso é o processo de publicação.[/quote]

Mas o que as editoras fizeram até hoje se não uma pirataria oficial? O que os autores ganham com seus livros chega a ser ridículo se comparado ao que as editoras ganham.

Nao estou falando da Casa do Codigo, que estou curioso pra conhecer, mas só pelo fato de ter algo escrito por profissionais já conceituados e produzido no Brasil já merece os parabens. Na nossa área não tinha quase nada.

Mas eu falo das grandes editoras. Chega de escritor com copia embaixo do braço, mendigando pra editora uma chance de publicar sua obra. Se a editora não quiser publicar eu crio um site e vendo em formato digital por conta própria. Adeus, atravessadores.[/quote]As vezes eu acho que deve valer a pena sim, se não, não teríamos. Pode ser que o lucro é baixo mas deve render alguma coisa viu.

Acho que o maior ganho de alguém que fica conhecido por um livro é o reconhecimento. Esse autor vai dar palestras, vai ser procurado por empresas, enfim, o que ele ganha em capital de “nome” não tem preço. A editora pode até ganhar mais que ele com “vendas”, mas logo a febre do livro passa. O autor, no entanto, ampliou seu currículo, sua rede de contatos, ganhou novos clientes… Quem ganhou mais?

[quote=Hebert Coelho][quote=YvGa][quote=kicolobo]

Mas eu falo das grandes editoras. Chega de escritor com copia embaixo do braço, mendigando pra editora uma chance de publicar sua obra. Se a editora não quiser publicar eu crio um site e vendo em formato digital por conta própria. Adeus, atravessadores.[/quote]As vezes eu acho que deve valer a pena sim, se não, não teríamos. Pode ser que o lucro é baixo mas deve render alguma coisa viu.[/quote]

Eu acho que os autores acabam se vendo obrigados a procurar uma editora para publicar seu livro, como fariam uma grande distribuição e produção de livros sem as mesmas? Talves com a internet e as versões digitais isso possa dar outras alternativas a autores, assim como muitos cantores e bandas já fazem, vendendo seus produtos pela internet.

Mas para a produção de livros a dependência deve continuar ainda.