Alguem mais é? Sempre me falam que não vale muito a pena comprar livros, pois a tecnologia evolui de forma muito rápida e o livro acaba ficando ultrapassado na mesma velocidade, mas sempre que vejo um livro sobre um assunto que não domino ou que gostaria de me aprofundar não me aguento e acabo comprando.
Quem compartilha deste vicio? Vale mesmo a pena comprar livros ou tutoriais na internet já seriam o suficientes?
Como eu gosto de saber como tudo funciona, acabo comprando um livro que aborde dessa forma e acho que vale a pena. Não faço isso pra tudo, mas pras coisas que eu mais me interesso.
Eu, particularmente, não compro mais livros de tecnologia. Defasam muito rápido, e depois você não tem o que fazer com aquele monte de papel.
Mas há uns anos me apresentaram o que achei uma solução perfeita para esse problema. Chama-se Safari Books Online (http://my.safaribooksonline.com/).
Por US$ 19,99/mês você pode ler até 10 livros por vez, e baixar 5 deles para ler off. É como um aluguel de livros. Eu acho o benefício-custo compensador.
Olha, livro em papel mesmo só compro de literatura e afins, e olha que faz tempo que não compro! :lol:
Já livros pra estudo, procuro sempre na Internet. Como eu vivo o dia inteiro na frente do computador, acabo preferindo o formato digital. Mas deixo claro que ler em papel é muito melhor que ficar lendo no computador. Cansa a visão, dói o pescoço, você se senta em má postura…
To pensando seriamente em investir em um Kindle. Agora que vou começar a faculdade vou ter algum tempo livre pra ler no ônibus, e seria interessante um Kindle pra não ter que ficar carregando uma tonelada de livros…
eu comprei os livros da casa docódigo, curti muito foi como se eu desse um review na minha vida o de JSF é muito bom mesmo pois não fala de JSF mas de um fluxo inteiro de uma app e ele vai aprofundando mostrando as melhores soluções e tomadas de decisão, eu ja tendo o conhecimento ainda assim consegui colocar mais itens na bagagem, agora o de SOA do Asaudate não curti, sei que ele é vai(falo do conhecimento dele) muito além do livro, achei o livro muito matado talvez porque ele quisesse expor tudo em poucas páginas, a parte de rest ele engoliu tudo, SOAP nativo não falou nada o conteúdo que tem é raso mas serve de ótima base para quem esta iniciando com webservices pois aponta boas praticas de desenvolvimento, o de Test-Driven Development: Teste e Design no Mundo Real é muito bom, principalmente porque vinha de uma mentalidade que desenvolver algo baseado em testes era perda de tempo, mas um muito interessante e que vale a pena é o Guia da Startup: Como startups e empresas estabelecidas podem criar produtos web rentáveis são 271 páginas se não em engano e pude aprender muito com ele e ter uma visão mais a fernte de produto web e como levar minhas idéias para um produto na web, adiquiri todos em formato digital por 29 reias então para min vaeu cada centavo investido.
vc deve ter em mente que o mercado de trabalho não necessita de pessoas com conhecimentos nas tecnologias tops do mercado…
sempre tera muito trabalho para tecnologias ultrapassadas… logo é um bom investimento ter os livros de uma determinada tecnologia…
brasileiro tem é preguiça de ler… isso sim! então vamos ler pessoal =D
Na minha opinião, livros são o melhor meio para aprender sobre algum assunto, seja ele impresso ou digital. É claro que existem livros que são piores que apostilas da Internet, mas de maneira geral, é através deles que você pode obter um aprofundamento em uma determinada tecnologia ou assunto. E não tem desculpa dizer que gosta da “prática”, pois a maioria dos livros sobre tecnologia trazem exemplos ou exercícios.
Enfim, para quem trabalha com conhecimento, estudar é obrigação, e livros são as melhores fontes.
[quote=kmunga]Alguem mais é? Sempre me falam que não vale muito a pena comprar livros, pois a tecnologia evolui de forma muito rápida e o livro acaba ficando ultrapassado na mesma velocidade, mas sempre que vejo um livro sobre um assunto que não domino ou que gostaria de me aprofundar não me aguento e acabo comprando.
Quem compartilha deste vicio? Vale mesmo a pena comprar livros ou tutoriais na internet já seriam o suficientes?
[/quote]
Não existe fonte de informações melhor que o livro. Quem fala que livro é ruim só pode ser maluco. Sim, a tecnologia evolui e o livro fica defasado em poucos anos, mas mesmo assim é bem melhor do que qualquer tutorialzinho de blog por aí.
TODOS os profissionais que conheci que tem o habito de ler são muito melhores do que os que não tem.
P.S. O problema do volume dos livros eu resolvi com um tablet e comprando somente livros digitais.
Esse ano que comecei a estudar Java foi o ano que mais comprei e li livros. Tutoriais na internet ajudam e muito para assuntos isolados e como complemento mesmo, até pq um livro não consegue abordar tudo, e claro se abordasse tudo, não precisaríamos de tutoriais
Vejo muita gente aqui recomendando começar a aprender Java através de apostilas abertas como da Caelum, K19 e entre outras. As apostilas foram elaboradas para serem usadas no curso e não como uma manual de como aprender Java passo-a-passo, então dificilmente alguém que nunca deve contado com Java conseguirá aproveitar efetivamente o conteúdo da apostila. No meu caso, as apostilas FJ-11 e FJ-21(essa principalmente) foram essenciais para completar o que eu estava aprendendo através de livros, já que os livros não tinham uma abordagem que um curso de Java faz.
Então na minha opinião sempre precisaremos de livros apesar de estar sempre ouvido muitos desenvolvedores afirmando que copiam e colam exemplos que acham no Google.
Esse tópico vem bem a calhar, com uns pensamentos que ando tendo aqui.
Ultimamente ando pensando bastante em “migrar” para o livro digital, por causa principalmente de espaço e preço. Eles permitem coisas que são impossíveis com os volumes tradicionais, por exemplo estudar um livro de Algoritmos no trem
Só que tem uma coisa me segurando, não tem muita lógica na verdade, é um pensamento saudosista… gosto dos livros de verdade, de papel, e me sinto um pouco reacionário quanto a isso.
Como aqui tem várias pessoas que já estão na nova era, podem me responder: esse sentimento é normal? Passaram por esse tipo de resistência? Como superaram?
[quote=gomesrod]Esse tópico vem bem a calhar, com uns pensamentos que ando tendo aqui.
Ultimamente ando pensando bastante em “migrar” para o livro digital, por causa principalmente de espaço e preço. Eles permitem coisas que são impossíveis com os volumes tradicionais, por exemplo estudar um livro de Algoritmos no trem
Só que tem uma coisa me segurando, não tem muita lógica na verdade, é um pensamento saudosista… gosto dos livros de verdade, de papel, e me sinto um pouco reacionário quanto a isso.
Como aqui tem várias pessoas que já estão na nova era, podem me responder: esse sentimento é normal? Passaram por esse tipo de resistência? Como superaram?[/quote]
Olha, livros técnicos eu leio em formato digital na boa.
Já livros de literatura eu também prefiro ler em papel. Não sei o que se passa comigo, mas não me sinto bem lendo em tablet ou no pc quando se trata de literatura…
É um tipo de saudosismo também, algo assim que não tem como explicar…
eu pensava igual, mas depois vi que os livros de papel por mais que eu cuidasse acabavam ficando muito usados, amassados ai mudei o hábito hoje é tudo digital, apenas o kindle que ja fa mais de mes que estou para compar e ainda não fiz não por falta de grana mas porque consigo ler os e-books de boa no note.
[quote=Ruttmann]Já livros de literatura eu também prefiro ler em papel. Não sei o que se passa comigo, mas não me sinto bem lendo em tablet ou no pc quando se trata de literatura…
É um tipo de saudosismo também, algo assim que não tem como explicar…
:lol: [/quote]
Não dá pra explicar mesmo…
Eu, por exemplo, adoro o barulho do lápis riscando o papel. Por isso gostava de escrever minhas maluquices com lápis.
Quem se preocupa pq o livro vai ficar “defasado” é pq quer solução pronta e não APRENDER de verdade. Esse cara não sabe programar.
Livros sempre valem a pena se te ensinam CONCEITOS mais do que dar o passo-a-passo pronto de uma biblioteca/framework/linguagem/IDE X. A tecnologia fica defasada, o CONHECIMENTO permanece na sua cabeça.