Vídeo sobre o futuro do Java EE no The Server Side Symposium

Um ótimo vídeo com opiniões de alguns dos mais importantes desenvolvedores Java da atualidade, como Bruce Tate, Cameron Purdy e Rod Johnson sobre como o Java está caminhando e o que nós podemos esperar (ou utilizar) nos próximos dias.

Notícia: Summary of TSS Future of Enterprise Java Panel

Vídeo: What is the future of Enterprise Java?

Um comentário interessante da notícia:

E eu meio que concordo com ele, a falação sobre .NET realmente diminuiu, acho que a galera agora resolveu cuidar de programar mais e falar menos besteira :smiley:

Parei aqui, hahahahahahahaha. Digamos que ele como desenvolvedor é uma boa cheerleader. Diga que projeto importante ele já fez ou participou.

É impressionante como na comunidade Java para se destacar basta ter a língua comprida.

http://www.nofluffjuststuff.com/speaker_view.jsp?speakerId=12

http://www.oreillynet.com/pub/au/1794

Pode não ser um currículo cheio de projetos open-source, mas ter alguns livros de tamanha repercução já garante cacife suficiente pra opinião dele.

Acho que isso é péssimo para o Java. É uma pena que pessoas como essa sejam consideradas “importantes”.

Sem projeto opensource algum importante, um consultor assim como qualquer um nesse fóum. Não querendo desmerecer a mim mesmo ou a outros aqui, mas isso me parece um currículo comum.

Essa é a lógica “cheerleader”, falar baboseiras num blog ou num livro é suficiente para garantir “cacife” sendo que ele nunca provou no trabalho, com coisas decentes, que ele saiba tanto quanto dizem que sabe.

É por essas e por outras que outro descartável, o autor do BileBlog, faz tanto sucesso. Esse pessoal de Java (e os de Ruby) andaram vendo muita TV quando crianças e ficaram assim não tão espertos quando adultos, gostando de um show.

Acho que isso é péssimo para o Java. É uma pena que pessoas como essa sejam consideradas “importantes”.

Sem projeto opensource algum importante, um consultor assim como qualquer um nesse fóum. Não querendo desmerecer a mim mesmo ou a outros aqui, mas isso me parece um currículo comum.

Essa é a lógica “cheerleader”, falar baboseiras num blog ou num livro é suficiente para garantir “cacife” sendo que ele nunca provou no trabalho, com coisas decentes, que ele saiba tanto quanto dizem que sabe.

É por essas e por outras que outro descartável, o autor do BileBlog, faz tanto sucesso. Esse pessoal de Java (e os de Ruby) andaram vendo muita TV quando crianças e ficaram assim não tão espertos quando adultos, gostando de um show.[/quote]
Por que para ser importante alguem tem que desenvolver projetos open source?
Tem bastante gente que não concorda com a ideia de open source, e só trabalha se for pago para isto, e mesmo assim trabalha em projetos bastante importantes.
Ele pode muito bem ter muitos anos de experiência e ter trabalhado em diversos projetos bastante importantes para diversas empresas, e mesmo assim nunca ter liberado uma linha de código como open source, é direito dele.

Eu trabalho em pequenos projetos open source, mas trabalho também em diversos projetos fechados, para clientes e que nunca irão liberar uma linha sequer de código open source, e nem por isto são menos importantes que os primeiros.
Pra falar a verdade, tanto para mim, quanto para estes clientes, aposto que são muito mais importantes do que os projetos open source em que trabalho.

Você não tá falando do Rod Johnson, não é? Seria até uma boa hora de você recomendar bons autores e indicar sites pra gente ler, pelo que parece, só lemos besteiras.

edit: ah, esqueci, o Rod Johnson é o cara do Spring. Realmente, ele precisa de um grande projeto open-source pra ser mais respeitado.

rod johnson escaldou ejb3

Não lembro se isso já apareceu aqui no GUJ. Uma disussão pesada sobre Standards/JCP/EJB3/JBoss vs. Spring/IoC/AOP/OSS/Spring nos comentários de um post do Matt Raible:

http://www.jroller.com/page/raible?entry=ejb3_running_in_tomcat_as#comments

O Gavin King diz que gostaria que o pessoal do Spring contribuisse na forma de extensões para as specs, “full AOP has basically zero traction in the developer community” e que “[IoC is] mere sugar on top of the registry pattern”. O Rod Johnson, o próprio Matt RAible e o Adrian Colyer respondem.

Pois é, o pau comeu mesmo lá, mas eu continuo usando Spring, não só por causa da integração com EJBs, mas pela integração com várias outras coisas.

Mas onde está a regra de mensuração de conhecimento por projetos open-sources?

Alias, todos aqui devem conhecer pelo menos um grande idiota que ficou “famoso e respeitado” devido a projetos open-sources.

:smiley:

Mas onde está a regra de mensuração de conhecimento por projetos open-sources?

Alias, todos aqui devem conhecer pelo menos um grande idiota que ficou “famoso e respeitado” devido a projetos open-sources.

:smiley: [/quote]

Craig McClanahan?

É por essas e por outras que outro descartável, o autor do BileBlog, faz tanto sucesso. Esse pessoal de Java (e os de Ruby) andaram vendo muita TV quando crianças e ficaram assim não tão espertos quando adultos, gostando de um show.[/quote]

Você se contradiz aqui. O Hani, autor do BileBlog, é também um cara com muita experiência e participa de projetos opensource como Webworks 1 e Xfire (do qual eu também faço parte e posso dizer que a contribuição dele é fantástica).

Embora ele não seja muito habilidoso com as palavras, ele é um cara que merece ser ouvido (e muitas vezes ignorado). Eu já fui criticado por ele, não no blog, mas verbalmente. (Xdoclet xwork plugin) E tirando o jeito com que ele fala, ele tinha total razão.

Agora, essa de que o cara para ser bom precisa participar de projetos opensource… pela carrocinha heim? Eu não concordo com você e acho a maior bobagem. Alias, já vi tanta gente participar de projetos opensource que não merecerem ser ouvidas. (eu :D)

Ok, esse foi um deslize na hora de escrever, mas uma pessoa para falar para tantas outras o “como é, como foi e como será” tem no mínimo que ter trabalhado com projetos decentes, que demonstrem que pelo menos ele soube fazer algo.

A opinião de pessoas como o Bruce Tate não é diferente da de ninguém aqui, onde ainda é capaz que existirem pessoas melhor qualificadas que ele. Portanto ser “importante” no caso dele é um exagero.

Ok, esse foi um deslize na hora de escrever, mas uma pessoa para falar para tantas outras o “como é, como foi e como será” tem no mínimo que ter trabalhado com projetos decentes, que demonstrem que pelo menos ele soube fazer algo.

A opinião de pessoas como o Bruce Tate não é diferente da de ninguém aqui, onde ainda é capaz que existirem pessoas melhor qualificadas que ele. Portanto ser “importante” no caso dele é um exagero.[/quote]

Mas ele fez algo meu amigo, escreveu livros. Por mais que tenha trabalho de pesquisa, reescrita em cima de documentação oficial e especificação, sempre há o entendimento do autor e se seu trabalho não fosse bem feito, a comunidade não o reconheceria.

Há muitas formas de se atuar na comunidade, como programador, evangelista, escritor, business man e por aí vai.

Cada um tem sua importância e papel.

Pessoalmente dei suporte no SunTech Days retrasado e o evangelista que ía fazer o Lab do Java 5 não sabia muita coisa à respeito e veio à mim perguntar algumas questões e um outro amigo. Por sorte, tínhamos lido o material de estudo da Sun para a palestra e usei a lóica, pois não estava certo sobre a resposta e funcionou.

Isso tira o mérito dele ? Não … todos somos humanos, temos o direito de não saber algo e fazer bem o que somos incubidos, no caso dele a Oratória é maior que o conhecimento técnico.

[]´s