Vídeo sobre o futuro do Java EE no The Server Side Symposium
13 respostas
Mauricio_Linhares
Um ótimo vídeo com opiniões de alguns dos mais importantes desenvolvedores Java da atualidade, como Bruce Tate, Cameron Purdy e Rod Johnson sobre como o Java está caminhando e o que nós podemos esperar (ou utilizar) nos próximos dias.
E eu meio que concordo com ele, a falação sobre .NET realmente diminuiu, acho que a galera agora resolveu cuidar de programar mais e falar menos besteira
Pode não ser um currículo cheio de projetos open-source, mas ter alguns livros de tamanha repercução já garante cacife suficiente pra opinião dele.
Thiagosc
Acho que isso é péssimo para o Java. É uma pena que pessoas como essa sejam consideradas “importantes”.
Sem projeto opensource algum importante, um consultor assim como qualquer um nesse fóum. Não querendo desmerecer a mim mesmo ou a outros aqui, mas isso me parece um currículo comum.
Essa é a lógica “cheerleader”, falar baboseiras num blog ou num livro é suficiente para garantir “cacife” sendo que ele nunca provou no trabalho, com coisas decentes, que ele saiba tanto quanto dizem que sabe.
É por essas e por outras que outro descartável, o autor do BileBlog, faz tanto sucesso. Esse pessoal de Java (e os de Ruby) andaram vendo muita TV quando crianças e ficaram assim não tão espertos quando adultos, gostando de um show.
urubatan
Acho que isso é péssimo para o Java. É uma pena que pessoas como essa sejam consideradas “importantes”.
Sem projeto opensource algum importante, um consultor assim como qualquer um nesse fóum. Não querendo desmerecer a mim mesmo ou a outros aqui, mas isso me parece um currículo comum.
Essa é a lógica “cheerleader”, falar baboseiras num blog ou num livro é suficiente para garantir “cacife” sendo que ele nunca provou no trabalho, com coisas decentes, que ele saiba tanto quanto dizem que sabe.
É por essas e por outras que outro descartável, o autor do BileBlog, faz tanto sucesso. Esse pessoal de Java (e os de Ruby) andaram vendo muita TV quando crianças e ficaram assim não tão espertos quando adultos, gostando de um show.
Por que para ser importante alguem tem que desenvolver projetos open source?
Tem bastante gente que não concorda com a ideia de open source, e só trabalha se for pago para isto, e mesmo assim trabalha em projetos bastante importantes.
Ele pode muito bem ter muitos anos de experiência e ter trabalhado em diversos projetos bastante importantes para diversas empresas, e mesmo assim nunca ter liberado uma linha de código como open source, é direito dele.
Eu trabalho em pequenos projetos open source, mas trabalho também em diversos projetos fechados, para clientes e que nunca irão liberar uma linha sequer de código open source, e nem por isto são menos importantes que os primeiros.
Pra falar a verdade, tanto para mim, quanto para estes clientes, aposto que são muito mais importantes do que os projetos open source em que trabalho.
Z
ZehOliveira
Você não tá falando do Rod Johnson, não é? Seria até uma boa hora de você recomendar bons autores e indicar sites pra gente ler, pelo que parece, só lemos besteiras.
edit: ah, esqueci, o Rod Johnson é o cara do Spring. Realmente, ele precisa de um grande projeto open-source pra ser mais respeitado.
Fabricio_Cozer_Marti
rod johnson escaldou ejb3
A
AllMighty
Não lembro se isso já apareceu aqui no GUJ. Uma disussão pesada sobre Standards/JCP/EJB3/JBoss vs. Spring/IoC/AOP/OSS/Spring nos comentários de um post do Matt Raible:
O Gavin King diz que gostaria que o pessoal do Spring contribuisse na forma de extensões para as specs, “full AOP has basically zero traction in the developer community” e que “[IoC is] mere sugar on top of the registry pattern”. O Rod Johnson, o próprio Matt RAible e o Adrian Colyer respondem.
Mauricio_Linhares
Pois é, o pau comeu mesmo lá, mas eu continuo usando Spring, não só por causa da integração com EJBs, mas pela integração com várias outras coisas.
Luiz_Aguiar
Mas onde está a regra de mensuração de conhecimento por projetos open-sources?
Alias, todos aqui devem conhecer pelo menos um grande idiota que ficou “famoso e respeitado” devido a projetos open-sources.
Daniel_Quirino_Olive
Mas onde está a regra de mensuração de conhecimento por projetos open-sources?
Alias, todos aqui devem conhecer pelo menos um grande idiota que ficou “famoso e respeitado” devido a projetos open-sources.
Craig McClanahan?
J
juzepeleteiro
Você se contradiz aqui. O Hani, autor do BileBlog, é também um cara com muita experiência e participa de projetos opensource como Webworks 1 e Xfire (do qual eu também faço parte e posso dizer que a contribuição dele é fantástica).
Embora ele não seja muito habilidoso com as palavras, ele é um cara que merece ser ouvido (e muitas vezes ignorado). Eu já fui criticado por ele, não no blog, mas verbalmente. (Xdoclet xwork plugin) E tirando o jeito com que ele fala, ele tinha total razão.
Agora, essa de que o cara para ser bom precisa participar de projetos opensource… pela carrocinha heim? Eu não concordo com você e acho a maior bobagem. Alias, já vi tanta gente participar de projetos opensource que não merecerem ser ouvidas. (eu :D)
Thiagosc
Ok, esse foi um deslize na hora de escrever, mas uma pessoa para falar para tantas outras o “como é, como foi e como será” tem no mínimo que ter trabalhado com projetos decentes, que demonstrem que pelo menos ele soube fazer algo.
A opinião de pessoas como o Bruce Tate não é diferente da de ninguém aqui, onde ainda é capaz que existirem pessoas melhor qualificadas que ele. Portanto ser “importante” no caso dele é um exagero.
Kenobi
Ok, esse foi um deslize na hora de escrever, mas uma pessoa para falar para tantas outras o “como é, como foi e como será” tem no mínimo que ter trabalhado com projetos decentes, que demonstrem que pelo menos ele soube fazer algo.
A opinião de pessoas como o Bruce Tate não é diferente da de ninguém aqui, onde ainda é capaz que existirem pessoas melhor qualificadas que ele. Portanto ser “importante” no caso dele é um exagero.
Mas ele fez algo meu amigo, escreveu livros. Por mais que tenha trabalho de pesquisa, reescrita em cima de documentação oficial e especificação, sempre há o entendimento do autor e se seu trabalho não fosse bem feito, a comunidade não o reconheceria.
Há muitas formas de se atuar na comunidade, como programador, evangelista, escritor, business man e por aí vai.
Cada um tem sua importância e papel.
Pessoalmente dei suporte no SunTech Days retrasado e o evangelista que ía fazer o Lab do Java 5 não sabia muita coisa à respeito e veio à mim perguntar algumas questões e um outro amigo. Por sorte, tínhamos lido o material de estudo da Sun para a palestra e usei a lóica, pois não estava certo sobre a resposta e funcionou.
Isso tira o mérito dele ? Não … todos somos humanos, temos o direito de não saber algo e fazer bem o que somos incubidos, no caso dele a Oratória é maior que o conhecimento técnico.