fala ae pessoal…
agora q acabaram ferias, carnval, viagens e tudo mais… to de volta a rotina de sempre…
entao… la vai minha duvida…
é na camada de View…
to fazendo tipo de um sistema de comentarios…
a pessoa, da seu nome, o assunto e escreve o comentario… tudo isso vai do DB junto com data e hora q o cara enviou…
depois quero exibir tudo isso numa unica pagina… parece simples… E É! eu q sou ignorante e to a 2 meses sem programar q nao to conseguindo! :???:
na hora de exibir na página eu to usando as Tags do WEBWORk (framework nao vai fazer importancia agora, pq acretido q todas as frameworks MVC descentes tem tags de Iterators)
entao… na camada de Model, tenho métodos q retornam um Collections com o nome de todos q comentaram, tenho Collection dos comentarios e por aí vai…
preciso fazer assim… como se fosse relatorio:
programanticamente falando eu faria assim:
if(num_comentarios > 0)
{
for(int i =0 ; i<=num_comentarios; i++)
{
out.println("<br>Nome: " + visitante.getNomes(0).get(i));
out.println("<br>Assunto: " + comentario.getAssuntos(0).get(i));
out.println("<br>Comentario: " + comentario.getComentarios(0).get(i));
}
}
onde visitante.getNomes() e comentarios.getAssuntos() e comentarios.getComentarios() são Collections…
até aí blz…
massssss… o problema começa qdo tenho q usar as tags do WebWork pra fazer esse mesmo efeito…
outra coisa… essa solução q eu eu dei é a melhor forma? ou tem um jeito melhor? Lógicamente falando.
alguem pode me ajudar?
abraços!
badawi, tu ta retornando uma collection de objetos User?? Eu faria da seguinte forma…
[code]public class Usuario {
private String nome;
private String assunto;
private String comentario;
// getters e setters
}[/code]
ai retornaria uma collection preenchida de users, com o resto dos dados encapsulados
nao… nao…
o q eu to retornando é uma collection de Strings dos nomes… visitante.getNomes()
aí com o método get() do getNomes() eu pego o indice desejado… colocando isso dentro de um laço for, eu pego todos…
e tem outra coisa…
o assunto e o comentario ta dentro do objeto Comentario…
public class Visitante {
String nome;
String sobrenome;
String username;
String password;
//getters e setters
}
public class Visitante {
String assunto;
String comentario;
//getters e setters
}
obs: no banco de dados ta gravado mais ou menos da mesma forma… em tabelas diferentes… (tblVisitante e tblComentario)
na camada de Model, eu fiz os getNomes(), get Assunto(), getComentario() q sao Collection q retornam todos os nomes, assuntos e comentarios…
acho q nesse ponto ta erado… precisaria em 1 SELECT pegar o primeiro nome, o assunto correspondendo ao nome e o comentarios correspondente ao assunto… e colocar isso dentro de umna collection… mas ia dar varias colunas e nai ia dar certo…
vc acha q essa estrutura de objetos ou do banco de dados ta errada?
e mais uma perguntinha… pra sair como tipo relatório (nome, assunto e comentario… nome assunto e comentario…), como que eu faço isso na View do WebWork ???
abraços e valeu ae
Opa…
usando as Tags do Struts ficaria assim:
<logic:iterate name="Form" property="Usuarios" id="users">
<logic:iterate name="users" property="comments" id="comments">
<bean:write name="users" property="nome" />
<bean:write name="comment" property="comment" />
</logic:iterate
</logic:iterate>
Alguma coisa assim.
conseguiu entender?!
Espero ter ajudado!
abraços!
valeu ae jujo!
eu vi q o q eu tava fazendo errado… tava mto bagunçado meus objetos… métodos confusos e td mais…
to organizando tudo agora…
mas eu só nao entendi essa primeira linha no seu código…
e desse jeito vai sair assim né?
e eu queria q a saída fosse assim:
mas isso é questao de algoritmo… eu acerto isso
a chave do problema eu ja achei… meu objetos tavam estranhos! hehehae
valeu o help aí!
qualquer coisa eu posto de novo!
valeuzz!!
não… a saída será como a sua segunda listagem ali…
ta vendo que os dois bean:write estão dentro do segundo iterate?!
é isso ai!
abraços!
o primeiro iterate é a collection dos nomes?
não é melhor usar o c:forEach da JSTL?
nao nao… algumas frameworks MVC ja são bem completas…
o WebWork (q eu conheço um pouco) ja tem uma tag library bem completa pra camada de View… nao acho q seria interessante misturar a JSTL no meio de tudo isso…
mesmo assim valeu por aparecer aki!
abraços!
aeeee jujo e matheus!!
graças a ajuda de vcs to progredindo bastante…
por enquanto o desenvolvimento ta indo tranquilo sem problemas…
desemperrei da parte q eu tava travado!
usei a ideia do matheus de retornar uma collection de objetos preechidos do tipo User com os dados encapsulados… funcionou perfeito
foi até melhor assim pq isso facilitou e mto nas tags de iterator do WebWork…
mas isso me deixou com uma dúvida…
apesar do objeto User ser pequeno, tem apenas 4 Strings nele, sendo q só uma (String comentario) é um pouco maior… E qdo a Collection preenchida chegar a ser 500 Objetos User cheia de dados?
nao vai ficar pesado pro Tomcat fazer um Dispacher dessa Collection pro JSP?
nao sei se entenderam a minha duvida…
qualquer coisa eu explico mais detalhadamente
abraços!
pesado vai… mas se tu quiser mostrar tudo num jsp só, não tem outro jeito 
ah, tb podia ter feito com EL 
nunca mexi com EL… pra falar a verdade nem sei pra q q serve direito :oops:
é tipo tags q conversam diretamente com o JavaBeans?
se for isso q eu to pensando q EL seja, entao nao faria mais sentido usar as Tags de View do WW?
abraços
nunca mexi com EL… pra falar a verdade nem sei pra q q serve direito :oops:
é tipo tags q conversam diretamente com o JavaBeans?
se for isso q eu to pensando q EL seja, entao nao faria mais sentido usar as Tags de View do WW?
abraços[/quote]
EL é tipo um velocity, mas a EL ja esta inclusa na especificação a um tempo… nao sei pq ninguém usa… :roll: … mas teria q ter JSTL tb pra iterar eu acredito
ahh… entao deixa queto…
to feliz só com o WW!
:razz:
abraços
ps: daqui a pouco sai uma versao funcional do sisteminha q eu to fazendo (só uma parte dele)
aí eu libero o link pra galera acessar
nao nao… algumas frameworks MVC ja são bem completas…
o WebWork (q eu conheço um pouco) ja tem uma tag library bem completa pra camada de View… nao acho q seria interessante misturar a JSTL no meio de tudo isso…
mesmo assim valeu por aparecer aki!
abraços![/quote]
ah, mas JSTL te deixa mais independente de framework 
não é isso que é uma das grandes propagandas do java? ser independente de fornecedores?
é uma boa razao mesmo mesmo! 
mas aí nao faria mto sentido eu ta usando uma framwork completa! 
e tem outro motivo… o principal motivo de eu estar usando o WebWork é no auxilio na camada Controller do MVC… ajudando na transição das paginas e ações, e passando os dados para a tela sem precisar código java no JSP… entao ja q eu tenho q optei por usar o WW, entao vo usar todos os recursos q ela oferece! :razz: um deles saõ as TagLibrary!
e o WW nao se prende tanto na aplicação como o Struts… caso eu precise mudar de framework MVC, acredito q nao vai ser tao trabalhoso assim!
eu adoro esse tipo de discussão! 
valeu ae!
abraços
Tem razão Daniel, se for usar que use tudo dele mesmo…
Apesar de o WebWork não ser tão amarrado como o Struts ainda te deixa bastante amarrado, e uma migração de framework fica tbm dolosa.
A pior coisa é que vc precisa extender classes para poder usar o framework…
ainda estou estudando sobre essas dependencias e amarrações… vamo v no que vai dar!
Acompanhe a outra Thread aqui na FrameWorks sobre Independência… Struts, Webwork…
http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=14410
Abraços!