Oi galera!
Alguem sabe se é possivel eu criar com o VirtualBox um servidor de desktops virtuais e acessar com outras maquinas da rede?
Gostaria de montar um lance assim em casa pois tenho 2 maquinas MUITO velhas e uma parruda.
Oi galera!
Alguem sabe se é possivel eu criar com o VirtualBox um servidor de desktops virtuais e acessar com outras maquinas da rede?
Gostaria de montar um lance assim em casa pois tenho 2 maquinas MUITO velhas e uma parruda.
A máquina “muito velha” deve conseguir pelo menos rodar o “Remote Desktop Client” do Windows, ou então o seu equivalente do Linux (rdesktop). Isso quer dizer que ela deve conseguir rodar Windows XP ou alguma versão do Linux que tenha esse cliente do Remote Desktop.
Valeu pela iluminação!
Existe alguma maneira de rodar um client RDP sem ter que subir o sistema operacional ? Tipo um cliente RDP nativo ?
Um dos problemas com as maquinas é que elas demoram muito para iniciar o SO (Win XP) mesmo tendo uma configuração até que boa (Pentium 4 3GHz + 2,5GB Ram).
Veja se você pode customizar um Linux para iniciar já com o rdesktop ativado.
Que distribuição eu poderia usar? Só conheço o Ubuntu, Debian e o Fedora mas acho que eles são pesados demais para o que eu quero.
Boa pergunta. Você precisaria pegar uma distribuição que suportasse o rdesktop, ou seja, pelo menos deve conter a parte gráfica. Então instalar apenas e tão somente o que você precisasse. Não tenho a menor idéia de como se prepara uma distribuição “light” do Linux; nunca fiz uma coisa dessas. É questão de você perguntar para um Linux-man de plantão. Que tal perguntar lá no http://www.vivaolinux.com.br/ ?
Esses máquinas antigas funcionam bem como servidores. Eu tinha um Celeron 450 MHz que rodava torrent e proxy web e usava menos de 20 MB de RAM. Eu usava o Slitaz.
E Ubuntu é pesado, mas Debian não é. Você pode tentar um ambiente gráfico mais leve que KDE/Gnome/XFCE, tipo o LXDE ou Fluxbox. Debian ainda tem a opção de netinstall, que você baixa uma instalação mínima e escolhe o que quer instalar; ele baixa da Internet.
A distro mais leve voltada para desktop que conheço é a Deli Linux. Ou tente uma dessas: http://en.wikipedia.org/wiki/Mini_Linux#List_of_Mini_Linux_distributions
Mas servidor de alguma coisa com certeza é a melhor opção. Roda perfeito, como se a máquina tivesse sido feita para aquilo.