Virtualização de desktop com VirtualBox. Rola?

Oi galera!

Alguem sabe se é possivel eu criar com o VirtualBox um servidor de desktops virtuais e acessar com outras maquinas da rede?
Gostaria de montar um lance assim em casa pois tenho 2 maquinas MUITO velhas e uma parruda.

A máquina “muito velha” deve conseguir pelo menos rodar o “Remote Desktop Client” do Windows, ou então o seu equivalente do Linux (rdesktop). Isso quer dizer que ela deve conseguir rodar Windows XP ou alguma versão do Linux que tenha esse cliente do Remote Desktop.

http://www.virtualbox.org/manual/ch07.html

Valeu pela iluminação!

Existe alguma maneira de rodar um client RDP sem ter que subir o sistema operacional ? Tipo um cliente RDP nativo ?

Um dos problemas com as maquinas é que elas demoram muito para iniciar o SO (Win XP) mesmo tendo uma configuração até que boa (Pentium 4 3GHz + 2,5GB Ram).

Veja se você pode customizar um Linux para iniciar já com o rdesktop ativado.

Que distribuição eu poderia usar? Só conheço o Ubuntu, Debian e o Fedora mas acho que eles são pesados demais para o que eu quero.

Boa pergunta. Você precisaria pegar uma distribuição que suportasse o rdesktop, ou seja, pelo menos deve conter a parte gráfica. Então instalar apenas e tão somente o que você precisasse. Não tenho a menor idéia de como se prepara uma distribuição “light” do Linux; nunca fiz uma coisa dessas. É questão de você perguntar para um Linux-man de plantão. Que tal perguntar lá no http://www.vivaolinux.com.br/ ?

Esses máquinas antigas funcionam bem como servidores. Eu tinha um Celeron 450 MHz que rodava torrent e proxy web e usava menos de 20 MB de RAM. Eu usava o Slitaz.
E Ubuntu é pesado, mas Debian não é. Você pode tentar um ambiente gráfico mais leve que KDE/Gnome/XFCE, tipo o LXDE ou Fluxbox. Debian ainda tem a opção de netinstall, que você baixa uma instalação mínima e escolhe o que quer instalar; ele baixa da Internet.

A distro mais leve voltada para desktop que conheço é a Deli Linux. Ou tente uma dessas: http://en.wikipedia.org/wiki/Mini_Linux#List_of_Mini_Linux_distributions

Mas servidor de alguma coisa com certeza é a melhor opção. Roda perfeito, como se a máquina tivesse sido feita para aquilo.