Segunda, 29 de janeiro de 2007, 13h17
Vista será a nova cara dos PCs partir desta terça-feira
A partir desta terça-feira, a maior parte dos computadores vendidos no mundo estará equipada com o novo sistema operacional Vista, uma forte aposta da Microsoft e uma mudança de hábito para milhões de usuários. De acordo com a Microsoft, o software estará disponível em português, e 14 fabricantes já estão vendendo equipamentos novos equipados com o Vista.
O Vista, considerado por especialistas como mais prático e confiável, ainda que não seja revolucionário, é resultado de um esforço colossal: custou US$ 6 bilhões em cinco anos de desenvolvimento à Microsoft, segundo revelou recentemente Bill Gates, fundador da empresa.
Além do inovador visual gráfico, inclui uma grande quantidade de programas para aplicações como edição de vídeo, navegação na internet, administração de e-mails, agenda, etc. Lançado no final de novembro somente para empresas, o Vista é a versão mais sofisticada da série de softwares Windows, usado em mais de 95% dos computadores pessoais no mundo inteiro.
Os novos computadores, portáteis ou não, serão progressivamente equipados com o Vista, independente do fabricante, com exceção dos Macintosh, da Apple, que funcionam com um sistema diferente. O preço dos computadores inclui a máquina e o software. A questão agora é saber quanto tempo levará para que particulares e empresas adotem o Vista e para que os equipamentos aumentem sua capacidade para poder aproveitá-lo.
Segundo a firma IDC, a Microsoft deverá vender 100 milhões de exemplares em 2007, chegando a equipar 10% dos computadores. O Vista substituirá as versões anteriores do Windows, sobretudo o XP, lançado no mercado em 2001 e utilizado em 87% dos computadores no mundo inteiro, segundo a empresa OneStat.
O Windows domina o mundo da informática: a Apple, sua única rival (que usa o sistema operacional MacOS), detém apenas entre 3% e 5% do mercado, ainda que tenha apresentado um crescimento nos últimos meses, e os softwares livres, como o Linux, não chegam a 1%.
Para a Microsoft, a aposta é crucial, uma vez que o Windows representa cerca de 30% de seu volume de negócios (US$ 13 bilhões dos US$ 44 bilhões registrados no período 2005-2006). O Vista deve teoricamente aumentar os lucros, já que a versão básica custa o mesmo que o XP (US$ 199), enquanto a versão Premium, que oferece as verdadeiras inovações, custa US$ 239, apenas 20% a mais. A Microsoft espera que pelo menos 60% dos clientes escolham o software mais completo.
Alguns especialistas acreditam que o Vista aumente em US$ 4 bilhões o faturamento da Microsoft em 2007 e gere mais US$ 70 bilhões para o setor da informática em nível mundial, assim como milhares de empregos. “Estes são os melhores US$ 6 bilhões que já gastei”, afirmou Bill Gates ao apresentar o software para a imprensa.
A Microsoft, fabricantes como HP e Dell, além dos vendedores, esperam um grande aumento do setor, que sofreu uma desaceleração devido à guerra de preços. O atraso do Vista, que deveria a princípio estar disponível no mercado desde o ano passado, pesou nos resultados da Microsoft em 2006, principalmente porque os consumidores adiaram a compra de novos equipamentos.
Também nesta terça-feira, a Microsoft lançará o Office 2007, a nova versão de seu pacote de softwares para escritórios (processador de texto Word, de tabelas de cálculo Excel, e de apresentações Power Point), outra estrela da casa. Ao todo, Windows e Office representam dois terços das vendas e 90% dos lucros.
Alguns analistas acreditam que o Vista será o ápice da Microsoft em 22 anos de história do Windows. Enquanto isso, a Apple prepara discretamente o lançamento na primavera de seu novo sistema operacional, Leopard, que se acredita ser mais inovador que o Vista.
Redação Terra
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