Visual Studio x Visual Studio Code

Pessoal, estou enfrentando uma grande dúvida atualmente em relação à escolha de uma linguagem de programação. Eu sei que o mais importante é a lógica e não a ferramenta em si, mas em termos financeiros, estou tendo dificuldade para adquirir um novo notebook. Meu notebook atual é um i3, com 4GB de RAM e um HD de 290GB.

Estou indeciso entre as linguagens Java e C#, pois ambas são bastante similares. Após uma pesquisa aprofundada, descobri que a linguagem C# depende completamente das IDEs JetBrains Rider ou Visual Studio. Infelizmente, meu notebook não consegue executar nenhuma dessas IDEs devido às suas limitações de hardware. A única opção viável para mim seria o Visual Studio Code, que, embora não seja uma IDE completa, é um editor de código. No entanto, em C#, muitas tarefas precisam ser realizadas manualmente com o Visual Studio Code.

Por outro lado, o Java possui uma IDE, o Eclipse, que pode ser executada no meu notebook, embora com um desempenho não tão bom, consumindo cerca de 40% da RAM. O Eclipse oferece recursos de depuração e suporte completo para Java.

Minha indecisão se dá porque o Java é mais fácil de aprender novas tecnologias e frameworks (como o Spring, que iniciou a inversão de controle nos frameworks). Além disso, a maioria das vagas de emprego na área pede conhecimento em Java. No entanto, tenho algumas objeções em relação ao Java, como o fato de ser propriedade da Oracle e suas limitações em termos de recursos e inovações na linguagem.

Por outro lado, o C# é uma linguagem muito semelhante ao Java, com algumas melhorias. Uma das vantagens é o compromisso da Microsoft em relação ao ecossistema .NET e seu apoio ao open-source, o que me atrai. A Microsoft conquistou minha confiança nesse sentido.

Enfim, estou em dúvida sobre qual linguagem escolher, levando em consideração a produtividade. Atualmente, estou estudando Java por causa da faculdade, mas tenho minhas reservas em relação a essa linguagem.

Eu entendo que muitos dizem que você deve escolher uma linguagem e se aprofundar nela, mas não quero ficar pulando de linguagem em linguagem. Quero aprender e me aprofundar em um ecossistema específico.

Esta afirmação está equivocada, existe o OpenJDK que é a versão de código aberto da comunidade!

Sobre inovações, no passado isso era verdade, mas atualmente o Java tem distrubuído uma nova versão a cada 6 meses, trazendo inovações e melhorias constantes, este modelo se iniciou após o Java 9.

4 curtidas

Sao apenas ferramentas que vão ajudar no Negócio da empresa. Você tem que tomar a decisão pela demanda de mercado. Estude o que pedir nas vagas que mais te interessar, simples assim.

1 curtida

Entendi! O Java me tras muitas possibilidades de novos aprendizados em framework inovadores e um mercado vasto de emprego.

Obrigado! Vou pesquisar bem. Mas prefiro uma IDE que um simples editor de codigo.

O eclipse funciona nao limpo no meu pc, mas e uma ide.

4 gigas com Eclipse ou sem Eclipse, hoje em dia é caixão.
A medida que for usando a IDE ela vai consumindo memoria e mais memoria.
Infelizmente hoje em dia 4 gigas pra desenvolver em Java melhor esquecer.

E essa coisa de Eclipse, sinceramente prefiro o NetBeans, mas isso é com você
e seu gosto.

Boa sorte, voce vai precisar, principalmente se pretende usar NET em multi plataforma.

1 curtida

Não sei onde vc viu essa informação, mas ela é completamente falsa e não faz o menor sentido. A IDE não é a linguagem, é só uma ferramenta. Leia aqui e entenda a diferença.

Nenhuma linguagem depende de uma IDE pra funcionar. Praticamente todas possuem pelo menos uma linha de comando, e vc só precisa de um editor de texto e um terminal pra compilar e rodar. Claro que pro dia-a-dia, principalmente em projetos grandes, isso não costuma ser nada prático, e é aí que entra a IDE.

Uma IDE serve para automatizar e facilitar algumas tarefas, te dando mais produtividade. Claro que se usar as mais populares, vai encontrar mais suporte oficial, tutoriais, e muita coisa pronta. Mas a linguagem em si (qualquer linguagem) não “depende completamente” de nenhuma IDE específica.

3 curtidas

Tá, eu comecei a programar em Java há quase 20 anos, num Pentium 2, 266MHz com 32MB de RAM. Comecei no Java 1.4 e um pouco depois atualizou para o Java 5. Fazia tudo na unha. Meu PC demorava quase 1 minuto para compilar e depois mais quase 1 minuto para rodar. Acho que não preciso falar mais nada né… Quem quer faz meu amigo, quem não quer inventa desculpa. Meu PC não dava conta nem de rodar o Eclipse, que já existia na época, nem o NetBeans, que era absurdamente pesado até a versão 4.x.

4 curtidas

Comigo foi parecido, aprendi Java SE 1.3 e Java ME em 2002 com um AMD K6-II, 500MHz, 64MB de RAM
Escrevia os programas no Edit do DOS, compilava com javac e executanva com java.
Meses depois, passei a usar o Edit++ para ter a sintaxe colorida nos fontes e ajudar um pouco.

No trabalho, tinha um computador melhor e usava o IBM VisualAge for Java, mas em casa e para os trabalhos da faculdade, tinha que compilar na mão pois meu computador não conseguiia abrir nenhuma IDE.

Hoje em dia está tudo muito fácil e simples então a galera opta em se incomodar com coisas fúteis como por exemplo “ain, o java é muito verboso”. :rofl:

3 curtidas

Cara, eu usava o JCreator. Aprendi a usar o Ant pra dar build em projetos maiores. Não tive K6. Os amigos que tinham dava muito problema. Meu Pentium 2 era aquele de cartucho kkkk. A cada dois meses tinha que tirar pra limpar.

1 curtida