Visualizando na pagina dados de tabelas no mysql

Pessoal tenho várias tabelas com dados distintos, porem com as mesmas colunas. Gostaria de fazer uma index simples com a estrutura das colunas e com um menu em select/option onde eu colocaria os nomes das tabelas e ao selecionarem, fazer a pesquisa e mostrar na mesma pagina os valores da tabela escolhida.

Pesquisei bastante e como sou novo, só achei informações quanto a mostrar os dados de uma tabela, ou usar inner join e editar os dados. Porem no meu caso as tabelas todas tem as mesmas colunas, só mudam os registros das linhas de tabela a tabela. Por isso a necessidade de fazer essa lista pra pessoa selecionar e mostrar os dados da tabela selecionada.

Desde ja meu muito obrigado!

Boa noite.
Creio que no material do link abaixo irá lhe ajudar da forma que precisa.
https://www.w3schools.com/php/php_ajax_database.asp

Me ajudou na questao do select, porem la mostra os dados de uma tabela. No meu caso eu queria pegar o valor do select e setar a tabela. Na pesquisa do sql ele deixa pre setado a tabela que vai utilizar:

$sql=“SELECT * FROM '”.$q."’";

onde a $q é o valor retornado do select (neste caso, a tabela que quero visualizar). Porem não consegui

Ali é só um exemplo, precisa abstrair para sua necessidade. Eu costumo usar desta forma:

option=1
option=2
no arquivo suposto “getuser.php”, eu pego o $_GET[‘q’] com condicionais.
<?php
if (isset($_GET[‘q’])) {
if ($_GET[‘q’] == 1) {
// include ou code
} elseif ($_GET[‘q’] == 2) {
// include ou code
}
}
Mais ou menos isto.

Se tiver a usar java jsp
<select name="nomenobanco">
<option value=${usuario.id} > ${usuario.nome} </option>
</select>

usa uma extrutura de repetição para pegar os dados de uma class ai usei (usuario)
n\ao digo q é uma forma eficais, mas é muito simples.

Minha base para construção de site é quase zero. Estou tentando fazer essa index simples pra facilitar a visualização dos dados de duas tabelas. Porem para nao criar uma pagina para cada tabela, eu achei que poderia fazer um select e a pessoa selecionaria, pegaria o valor do option e exibiria os dados da tabela.

Tentei pegar como exemplo o do link, e alterei os valores do select para o nome da tabela na tentativa de que a variavel $q salvasse o nome da tabela e quando fosse conecar usasse essa variavel
form
select name=“users” onchange=“showUser(this.value)”
option value="">Selecione o Evento</option
option value=“1”>Parque Macedão - Caxuxa/MA</option
option value=“2”>Circuito Avapi - Teresina/PI</option
/select
/form
br
div id=“txtHint”>Escolha o Evento desejado para visualizar os inscritos…</div

A ideia era pegar o value e modificar para o nome da tabela, porem quando eu mudo, ela retorna com valor zero.

Acreditei que selecionando o valor da variavel o nome da tabela selecionada no php de pesquisa, ao inves de digitar o comando do select * from (tabelaEspecifica), eu a alterasse para a tabela que o usuario escolheu la no option.

mysqli_select_db($con,“ajax_demo”);
$sql=“SELECT * FROM [’ + $q + ‘]’)”;

$result = mysqli_query($con,$sql); onde o $q fosse o nome da tabela.

Pois minhas tabelas possuem colunas iguais, porem linhas diferentes

Então, como citei acima, se usar condicionais creio que vai dar certo. Pois a valor da variável $q você pegaria para ver qual bloco executar e não adicionar ela na instrução sql. Pode fazer um único arquivo com as três tabelas, uma em cada IF. Sem isto, o código executará sempre a primeira opção que achar. Para usar este ajax terá que criar um arquivo com as três tabelas dentro usando IF e ELSEIF. Creio que você ainda não deva saber como usar condicionais. Dê uma estudada no link abaixo. Como está iniciando, comece estudando e treinando com html, depois css e pelo menos o básico de JavaScript. Depois para para o PHP focando inicialmente em if, switch, for, variáveis e constantes. Isso irá lhe dar uma boa base para montar códigos como estes. Eu costumava baixar sistemas prontos tipo do scriptbrasil para abrir e ver como fizeram e para tentar reparar alguns bugs que achava ou modificar alguns funcionalidades para fixar aprendizado e também aprender fazendo.
https://www.w3schools.com/php/php_if_else.asp