vocabulário: Model e Beans são a mesma coisa?

entendi (espero) a pouco tempo o que são as camadas de negócios e outras, e me pareceu que a camada de negócios era identificada pelas classes com o sufixo Model, pois se trata do modelo onde estariam os dados daquela classe. Exemplo, JTable é a parte gráfica, e JTableModel contém os dados das linhas e colunas. Estou certo até aí?
Depois vi que existe o tal de javaBeans, e as classes com sufixo Bean, que significa ‘negócios’.
Agora fiquei um pouco confuso, as classe Model e Beans são a mesma coisa? Se não, qual o sufixo utilizado para a parte de negócios?

Beans são classes com apenas atributos e metodos getters e setters… são usadas para trafegarem os dados na memoria, representar uma entidade do bd… etc… um exemplo é uma classe bean cliente que tem os atributos nome, sobrenome, identidade, cpf… etc… com apenas metodos getters e setters para acessar estes atributos que serão privados ou protegidos (caso seu bean tiver filhos )… não estão proprimente ligados a classe de negocio e sim a alguma entidade…

hmmmmmm…
Blz, valeu! :slight_smile:

Uhm… exceto pela parte do get/set essa afirmação tem problemas.

javabeans era um modelo de componentes proposto pela Sun logo no início do Java, a coisa não foi muito pra frente e hoje em dia chama-se de bean qualquer classe que siga a convenção de usar métodos com prefixo get/set para acessores e mutatores.

Dizer que uma classe é um JavaBean não diz nada sobre esla ser um objeto de negócios,d e interface, se tem lógica ou não apenas que possui get/set para acessar e definir seu estado.

Beleza, obrigado aos dois!