Voce Como Programador x Jogos Atuais

[quote=Andre Lopes]Imaturo?
Muito bem, hoje temos IDE’s pra fazer as coisas, temos Mais tecnologia e mais organização.
Antigamente, pelo que eu pesquisei, inclusive sobre programação de jogos em Mega Drive, nem IDE decente tinha… E olhe os jogos…
Desculpa, mas se ninguém reclamar vai continuar a mesma coisa.

Exemplo das revoluções…
Se não fossem elas, ainda trabalharíamos 12 horas ou mais por dia… Mas tudo bem.Só queria compartilhar minha opinião e ver a opinião dos colegas do forum, nada pra ofender alguém.
[/quote]
Eu na minha infinita ignorância em relação a games acho que não tem como comparar.

Veja o primeiro Metal Gear e compare com o último, jogos First Person Shooter, simuladores.
O nível de complexidade existente hoje, em relação a som, física, efeitos, imagem e performance era algo que não existia antigamente.

Quanto aos efeitos “mentirosos” do Need for Speed, isso não faz sentido. Como foi dito, é outro foco, outro estilo de jogo. Jogue Gran Turismo e você vai ver a diferença.

[quote=Andre Lopes]Imaturo?
Muito bem, hoje temos IDE’s pra fazer as coisas, temos Mais tecnologia e mais organização.
Antigamente, pelo que eu pesquisei, inclusive sobre programação de jogos em Mega Drive, nem IDE decente tinha… E olhe os jogos…
Desculpa, mas se ninguém reclamar vai continuar a mesma coisa.[/quote]

Sonic, Streets of Rage. São bons jogos.

Assim como são Skyrim, Dragon Age, Trine 2, Tomb Raider… não estou entendendo… quais jogos são tão ruins assim?
E lógico, com as IDEs e coisas que temos hoje, esses games tem gráficos alucinantes, histórias narradas, e tudo mais do que poderia se esperar de uma evolução tecnológica.

[quote=ViniGodoy][quote=Andre Lopes]Imaturo?
Desculpa, mas se ninguém reclamar vai continuar a mesma coisa.[/quote]

Sonic, Streets of Rage. São bons jogos.

Assim como são Skyrim, Dragon Age, Trine 2, Tomb Raider… não estou entendendo… quais jogos são tão ruins assim?
E lógico, com as IDEs e coisas que temos hoje, esses games tem gráficos alucinantes, histórias narradas, e tudo mais do que poderia se esperar de uma evolução tecnológica.[/quote]
O problema não é que só têm jogos ruins.
O problema é que tem jogos que têm bugs , digamos, tão bestas, que até uma criança saberia dizer que é um bug.

Por exemplo, jogos com idéias idiotas na sequencia do jogo, A.K.A : Driver Miami ( o "re-make do Driver 1 " ) , SWTOR ( que deveria ser o kotor III), BF3, etc…

Bom, tu cita os jogos antigos. Mas tu só lembra dos clássicos, que marcaram época.

Ninguém lembra daqueles jogos que fracassaram, e nem vão lembrar de alguns (mais novos) que tu citou.

Outros, como Skyrim, talvez sejam citados por mais tempo. Need Underground (1 e 2) que também marcaram época…

Como tudo na vida, os bons jogos de nova geração serão lembrados (CoD 4, talvez, CS, HL2…). Assim como Mario, Sonic marcaram aquela época (e Mario também virou uma franquia infinita, com alguns jogos bem meia boca)

[quote]O problema não é que só têm jogos ruins.
O problema é que tem jogos que têm bugs , digamos, tão bestas, que até uma criança saberia dizer que é um bug.

Por exemplo, jogos com idéias idiotas na sequencia do jogo, A.K.A : Driver Miami ( o "re-make do Driver 1 " ) , SWTOR ( que deveria ser o kotor III), BF3, etc… [/quote]

E isso não acontecia na época do Mega Drive? Ou será que todas as sequencias do Sonic foram um grande sucesso?
Ou que tal o excelente game “ET” que praticamente levou a Atari para a falência?

O que estou dizendo é que isso sempre aconteceu. Existem bons e maus games em qualquer época, bons e maus remakes em qualquer época, seja vindo de grandes estúdios ou não.

A diferença é que agora você tem acesso a jogos de qualidade técnica muito melhor, a um preço muito mais barato, num período de tempo muito mais curto.

A “culpa” dos jogos em beta que saem hoje é muito mais de quem publica os mesmos( EA,Actionvision) do que quem desenvolve
A industria dos games como um todo vai ter que se reinventar ou vai falir.

Andre, não tiro totalmente a sua razão, mas acho que o maior problema está no gerenciamento das equipes do projeto. Jogos do mega, snes e até no nintendo 64 tinham 3, 4 vezes menos profissionais envolvidos que os jogos de hoje em dia, provavelmente enfrentam diversos problemas de comunicação, gerando atenuações e falhas. Aliado a tudo isso, os orçamentos de jogos do passado nem se comparam com os atuais, o primeiro Doom custou 200 mil dólares para ser feito, Red Dead Redemption custou 100 milhões de dólares. Claro que devem enxugar um pouco do orçamento em algum lugar, talvez nos testes integrados. Mas enquanto o esquema de correções por patches for gratuito, eu até não acho tão ruim aparecer um ou outro bug (desde que não apague algum save :lol: ).

Enfim, eu acho muito mais vergonhoso te venderem uma mídia com um DLC dentro onde você paga a parte para este ser ativado.

Mas quando vemos jogos atuais com orçamento e ciclo de desenvolvimento um pouco mais parecido com os jogos antigos, vemos poucos bugs e muita qualidade. Posso citar vários exemplos: Journey, Rayman Origins (o melhor jogo de plataforma de todos os tempos, na minha opinião), The unfinished Swan, etc…

Antigamente, pagava-se também um alto custo de desenvolvimento e testes por ter um altíssimo custo de deploy.
Por isso o mercado era polarizado em poucas indústrias grandes, e não se falava em Indies. E por isso também havia bem menos games e era tudo bem mais caro.

A internet permitiu que as empresas lançassem games com um pouco menos de qualidade, já que podem incluir patches e updates posteriormente.
Em contrapartida, empresas menores podem entrar no mercado, e games podem ser entregues com (muito) mais velocidade.

Agora, apesar das melhorias das IDEs, os games também aumentaram de complexidade: Hoje, é raro um game que não seja em rede, que não suporte expansões e que não dependa de um bom motor de física.
Além disso, multiplicaram-se os dispositivos de entrada: tem que suportar teclado, mouse, acelerômetros, câmeras, volantes, etc…
Muitas empresas não são mais escravas de um só console ou plataforma, e ainda apostam em portabilidade.

Requisitos que raramente existiam na época do MegaDrive.

E, apesar de tudo que se falou, ainda existem games de excelente qualidade no mercado.
E muitos deles, sejam de Indies ou não: BioShock, Burnout Paradise, Portal 2, Call Of Duty, Gears of Wars, Halo, Terraria, Trine 2… só para citar alguns exemplos.

Simplesmente não acho justo dizer que a indústria hoje não faz games com qualidade como antigamente. Essa informação não é verdadeira.
Tivemos muitos games lixo no passado. E continuaremos tendo no futuro.

Mas hoje, temos um número de games muitíssimo maior, sendo boa parte deles muito mais complexo.
E temos MUITO mais acesso, o que nos permite ver games de pior qualidade, que antes nem chegavam por aqui.
Com a internet, chega no Brasil todo tipo de jogo, não só os tops que estouraram no exterior.

Também temos exigências muito maiores de qualidade, pois agora somos adultos.

Por exemplo, hoje estamos reclamando que tem que ter internet para jogar o nosso jogo, certo? Algo que provavelmente existirá silenciosamente na maioria dos computadores dos jogadores.

Antigamente, você tinha que soprar um cartucho, pois nem sempre o game funcionaria direito. Você muitas vezes tinha que jogar um jogo longo repetidas vezes, por não ter recursos como save. Isso se tivesse saco para tanto, pois muitas vezes o game virava era uma grande frustração. Ou então,tinha que instalar seu game de diversos disquetes (sendo que qualquer um deles podia falhar para sempre), e configurar penosamente o autoexec.bat e o config.sys do seu computador. E, claro, saber configurar em qual DMA estava sua placa de som, se quisesse ouvir alguma coisa (isso depois de um processo para instala-la envolvendo jumpeamento e uma boa dose de leitura de manual).

[quote=ViniGodoy]Antigamente, pagava-se também um alto custo de desenvolvimento e testes por ter um altíssimo custo de deploy.
Por isso o mercado era polarizado em poucas indústrias grandes, e não se falava em Indies. E por isso também havia bem menos games e era tudo bem mais caro.

A internet permitiu que as empresas lançassem games com um pouco menos de qualidade, já que podem incluir patches e updates posteriormente.
Em contrapartida, empresas menores podem entrar no mercado, e games podem ser entregues com (muito) mais velocidade.

Agora, apesar das melhorias das IDEs, os games também aumentaram de complexidade: Hoje, é raro um game que não seja em rede, que não suporte expansões e que não dependa de um bom motor de física.
Além disso, multiplicaram-se os dispositivos de entrada: tem que suportar teclado, mouse, acelerômetros, câmeras, volantes, etc…
Muitas empresas não são mais escravas de um só console ou plataforma, e ainda apostam em portabilidade.

Requisitos que raramente existiam na época do MegaDrive.

E, apesar de tudo que se falou, ainda existem games de excelente qualidade no mercado.
E muitos deles, sejam de Indies ou não: BioShock, Burnout Paradise, Portal 2, Call Of Duty, Gears of Wars, Halo, Terraria, Trine 2… só para citar alguns exemplos.

Simplesmente não acho justo dizer que a indústria hoje não faz games com qualidade como antigamente. Essa informação não é verdadeira.
Tivemos muitos games lixo no passado. E continuaremos tendo no futuro.

Mas hoje, temos um número de games muitíssimo maior, sendo boa parte deles muito mais complexo.
E temos MUITO mais acesso, o que nos permite ver games de pior qualidade, que antes nem chegavam por aqui.
Com a internet, chega no Brasil todo tipo de jogo, não só os tops que estouraram no exterior.

Também temos exigências muito maiores de qualidade, pois agora somos adultos.

Por exemplo, hoje estamos reclamando que tem que ter internet para jogar o nosso jogo, certo? Algo que provavelmente existirá silenciosamente na maioria dos computadores dos jogadores.

Antigamente, você tinha que soprar um cartucho, pois nem sempre o game funcionaria direito. Você muitas vezes tinha que jogar um jogo longo repetidas vezes, por não ter recursos como save. Isso se tivesse saco para tanto, pois muitas vezes o game virava era uma grande frustração. Ou então,tinha que instalar seu game de diversos disquetes (sendo que qualquer um deles podia falhar para sempre), e configurar penosamente o autoexec.bat e o config.sys do seu computador. E, claro, saber configurar em qual DMA estava sua placa de som, se quisesse ouvir alguma coisa (isso depois de um processo para instala-la envolvendo jumpeamento e uma boa dose de leitura de manual). [/quote]

Eu só discordo de um ponto que é em relação a ter internet. Muitas operadoras adoram fazer um traffic shaping e isso compromete muito o desempenho. Podemos pedir outro serviço? Claro que podemos mas qual a garantia de que a nova operadora não fara traffic shaping também?

Por exemplo, eu uso a Net e eles constantemente fazem traffic shaping (meu ping fica variando entre 180 (que é o normal) e 500-700). Meu ping no Google.com fica sempre acima de 300 e coisas do tipo.

Mas veja bem, não estou dizendo que ser forçado a ficar online seja ruim, apenas que no Brasil (e alguns outros países) isso ainda é um grande problema.

Eu só discordo de um ponto que é em relação a ter internet.[/quote]
Também vejo essa obrigação como uma coisa negativa. Muitas pessoas tem conexões de má qualidade, seja pela região, porque não tem acesso a pacotes com velocidades mais altas, por problemas na própria rede doméstica (wi-fi distante do ponto de acesso ou com obstáculos), etc… E mesmo quando a conexão é boa sempre tem aquele domingo de chuva em que o sinal cai.

Ter serviços na rede é legal… por exemplo, mesmo o cara que não tem conexão boa 100% do tempo pode se conectar para jogar multiplayer, baixar updates, gravar os saves online, etc. Mas inutilizar totalmente o jogo quando estiver offline é péssimo!

Fora isso, os argumentos do Vini foram muito bons. Os jogos antigos eram legais dentro de um contexto da época… mas dizer que eles são melhores que os atuais em uma comparação “absoluta” não tem propósito. Alguns ainda hoje se destacam por ter uma idéia ou jogabilidade tão boas que atravessaram as gerações (ex: Tetris, Sonic, Mario…), enquanto outros que eram super maneiros não conseguem mais prender a atenção de ninguém por mais de 5 minutos.

Eu não sei se eu poderia fazer melhor que os desenvolvedores, é claro que vejo algumas coisas que acontecem e penso “por que eles não fizeram de tal maneira?”, mas muitas vezes penso “como eles pensaram nisso?”, enfim não acho que poderia fazer melhor(mesmo porque são várias pessoas trabalhando juntas).

Em questão a física do jogo, isso depende muito da proposta do jogo. O Need for Speed, como você deu exemplo, é um jogo totalmente arcade, a proposta do jogo é outra, não é para ser real, a proposta dele é dar a liberdade para o jogador pegar um carro e correr como se não tivesse amanhã, sem se preocupar com a realidade. Ou seja, se a física fosse realista no Need for Speed, ele fugiria da proposta da franquia, e não teria a mesma fama(aliás, aconteceu isso com o Need for Speed Pro Street).

Na questão de jogar online, isso é uma tendência que já pegou e vai ficar para sempre nos jogos. Eu não acho que isso seja negativo, pois quase todos o jogos hoje em possuem uma campanha de menos de 10 horas de duração(na verdade a maioria não passe de 7), e no Brasil onde você paga quase o dobro do preço em um jogo, menos de 10 horas não cobre o preço, e o jeito é ir para o multiplayer que vai garantir pelo menos um ano de diversão. É claro que isso prejudica os ótimos jogos singleplayer, como Darksiders, Dishonored, Enslaved, e etc., mas é duro você gastar 180, 200 reais em algo que você vai aproveitar por menos de 10 horas.

Na questão das atualizações frequentes, eu acho isso positivo, pois é impossível você fazer um jogo 100% livre de bugs, e as atualizações são feitas para corrigir isso, você pode dizer “Mas os caras poderiam ter corrigido isso durante o desenvolvimento!”, mas sejamos realistas, com os prazos para entrega de hoje em dia, os caras não tempo suficiente para testar cada linha do jogo, eles corrigem os bugs que eles encontram e entregam jogo, os bugs que faltaram serão descobertos pelos jogadores, e com base no feedback, eles corrigem os erros.

[quote=Andre Lopes]Ja faz um tempo que queria postar isso aqui.
Ja vou avisando que eu nao comprei Simcity 5 ,AINDA.
Mas enquanto pesquisava sobre ele, vi muita gente xingando que nao conseguia se conectar ao servidor… ( coisas da Ea Lames)
Enfim, Além disso o Jogo só se pode ser jogado online, NAO EXISTE SINGLEPLAYER. Mesmo que queira jogar sozinho, tem que estar online.

Battlefield 3
Foi “portado” para os Consoles, o que estragou a BF series pra mim. Prefiro muito mais BF2 do que Bf3.
Poderia ficar anos aqui falando o pq o Bf2 é superior, mas a idéia do tópico nao é essa… Eu ja postei isso na Ea Forums aushuahs, e digamos que fui recebido muito mal.
O fato nao é a portabilidade , mas sim as mudanças idiotas que eles fizeram…

Enfim,
VOCE, isso, voce como programador, voce olha os jogos, joga eles, e acha que faria melhor ? Voce acha que os programadores dessas “grandes” empresas sao ruins ? Eu , por exemplo, acho que tem muita gente aqui no forum que teria capacidade de fazer um jogo muito melhor que esses caras da EA.

Por exemplo cara, antigamente, isso faz uns 5 meses, meu clan jogava Need for speed world… Imagina a cena:

Voce : Um Carro a 250 km/h numa reta

Na sua frente : Um , digamos, Corsa , a 60 km/h

… VOCE BATE NELE, NESSA VELOCIDADE E SEU CARRO SIMPLESMENTE PARA!
LOL?
Ou então o fato de voce bater num poste e nao haver nenhuma consequencia, mas bater numa lata de lixo faz seu carro parar… Ou o fato de voce bater num caminhão e ele nem sair do lugar mas seu carro capotar/parar no lugar.
OK, Aposto que muita gente aqui nao deve ter curso especializado em harvard de Física, mas Acho que os jogos de hoje estao sendo feitos em linha de montagem e nas “coxas”, por essas empresas tipo electronic arse.

Eu, agora, estou comprando muitos jogos de empresas independentes , tipo a que fez o dead island, apoiando eles pois fazem jogos muito mais bem feitos…

====

Resumindo, Só queria saber se voces, como programadores, o que acham de tudo isso? É só eu que fico revoltado com essa putaria?

Cara, eu iria parar o tópico aqui…
Mas olha só, vamos pensar no Mega Drive, ou N64… Eram FITAS!!! FITAS FITAS FITAS! Nao tinha essa de corrigir Bugs lançando patches… Até ai tudo bem, voce pode falar : “Po mas , eram códigos mais fáceis, hardware mais limitado”… Tudo Bem, mas ,na minha opinião, Se fosse só isso, teríamos muito menos atualizações… O fato é que as empresas estao perdendo a vergonha na cara, é patch atrás de patch, com erros absurdos, falta de testes etc…
È a mesma coisa que Playstation 1, ou playstation 2( em alguns casos).

Enfim, Acho que da pra a gente ter uma boa discussão com isso… O que acham ? [/quote]

É notório que os jogos mais atuais ganharam mais recursos gráficos e efeitos cada vez mais bonitos, porém na mesma proporção eles declinaram em profundidade de conteúdo.

O fato de eu achar que eu possa fazer algo melhor do que eles é irrelevante, mas por que acho isso?

Em primeiro lugar, em softhouses como EA, Square Enix, NCSoft, Ubisoft, quem tem a idéia geralmente é alguém contratado somente para ter a idéia, e não os desenvolvedores. As idéias normalmente são votadas para depois irem adiante à fase de um projeto propriamente dito. A fase de desenvolvimento, considerada a última fase, geralmente já chega com tudo pronto, e a equipe de desenvolvedores irá meramente seguir especificações técnicas robóticas para que o projeto fuja o mínimo possível da idéia original.

Um jogo leva cerca de 5 anos para ser elaborado desde a fase de idéia inicial até o Open Beta Stage, isso é muito tempo, são considerados inúmeros fatores, e não pense que os desenvolvedores têm algo a ver com isso, você acha que uma empresa dessas não tem um cara que seja talvez muito melhor do que você? Ou que esse cara não tenha pensado nas gafes que por ventura aparecem no lançamento oficial? Eles não corrigiram o problema porque, como dito antes, eles seguem especificações técnicas robóticas, e são devidamente instruídos para não fugirem ao requisito.

Os jogos mais bem elaborados são de fato desenhados por analistas e programadores experientes, que geralmente se revoltaram com a empresa que trabalharam, daí saíram para fazer algo totalmente o inverso, vide a história da Enmasse Entertainement e que relação os seus criadores tinham com a NCSoft.

[quote=doravan]É notório que os jogos mais atuais ganharam mais recursos gráficos e efeitos cada vez mais bonitos, porém na mesma proporção eles declinaram em profundidade de conteúdo.

O fato de eu achar que eu possa fazer algo melhor do que eles é irrelevante, mas por que acho isso?

Em primeiro lugar, em softhouses como EA, Square Enix, NCSoft, Ubisoft, quem tem a idéia geralmente é alguém contratado somente para ter a idéia, e não os desenvolvedores. As idéias normalmente são votadas para depois irem adiante à fase de um projeto propriamente dito. A fase de desenvolvimento, considerada a última fase, geralmente já chega com tudo pronto, e a equipe de desenvolvedores irá meramente seguir especificações técnicas robóticas para que o projeto fuja o mínimo possível da idéia original.

Um jogo leva cerca de 5 anos para ser elaborado desde a fase de idéia inicial até o Open Beta Stage, isso é muito tempo, são considerados inúmeros fatores, e não pense que os desenvolvedores têm algo a ver com isso, você acha que uma empresa dessas não tem um cara que seja talvez muito melhor do que você? Ou que esse cara não tenha pensado nas gafes que por ventura aparecem no lançamento oficial? Eles não corrigiram o problema porque, como dito antes, eles seguem especificações técnicas robóticas, e são devidamente instruídos para não fugirem ao requisito.

Os jogos mais bem elaborados são de fato desenhados por analistas e programadores experientes, que geralmente se revoltaram com a empresa que trabalharam, daí saíram para fazer algo totalmente o inverso, vide a história da Enmasse Entertainement e que relação os seus criadores tinham com a NCSoft.[/quote]
De onde você tirou essas informações? Você parece entender bastante do assunto, mas só queria saber se você tem algum dado de pesquisa ou algo assim.

Porque não sei exatamente se todos esses dados são reais. o MW3 por exemplo levou pouco mais de 2 anos pra ser desenvolvido.

E quanto conteúdo tinham games como Sonic, Double Dragon ou mesmo o não menos famoso Mário? Vocês tem certeza que games como Mass Effect, Dragon Age, e Halo tem pouco conteúdo? É disso que estamos falando aqui…

Eu vejo muito isso. O cara pega um jogo qualquer de hoje (provavelmente um que o desagradou), e compara com um clássico, que marcou época.
Eu posso citar diversas continuações de Sonic que o conteúdo é mais raso que um pires. Não vejo o atual Mortal Kombat com menos conteúdo que seus antecessores.

A questão da Internet. Bem, as produtoras estão pouco se lixando para o Brasil. Não somos o maior publico, e não nos comparamos a americanos e europeus, que dominam o mercado e tem boa conexão. E, mesmo que eles priorizem nosso mercado, sabem que esse é um problema a ser resolvido em poucos anos - e que o maior publico, nas grandes cidades, tem sim conexão, ou vai ter em um curto período de tempo. E sabe que a internet será uma realidade muito superior as mídias físicas e a sistemas de DRM intrusivos e complexos - e que isso mais que compensa o transtorno causado. DRM será sempre um transtorno, seja ele online ou não.

O novo Sim City, inclusive, não só integrou uma conexão sem sentido, como fez o Diablo. Ele está sendo criticado aqui por pessoas que não jogaram, e não viram que toda dinâmica nova gira em torno de cidades que se comunicam, e da rede. É a nova leitura do Sim City. Quando você joga, vê que o game atual tem pouco sentido sozinho e que, de maneira geral, a proposta é excelente e o game também.

A Steam, que vem a anos exigindo conexão para dar acesso aos games, é mais do que elogiada. Hoje, tornou-se praticamente um padrão para compra de jogos online, ao ponto de ter em sua loja concorrentes da Valve. A Apple Store não segue por um caminho diferente.

Finalmente, acho válido lembrar que a pressão para os jogos se tornaram online é dos jogadores. Tanto a Bethesda, quanto o Torchlight, sofreram pressão para que seus jogos passassem a ser online. Vá ao site desses jogos, e vocês vão ver mensagens falando disso. O TorchLight2, integrou recursos online em seu gameplay atendendo a pedidos. O Skyrim vai lançar um MMO, indo contra toda história do Elder Scrolls, que sempre se focou em aventura solo.

A maior parte do público gosta de games cooperativos. E isso inclui mais complexidade nos jogos, e justifica para as produtoras exigir uma condição óbvia para esse tipo de jogo: a internet. Se você joga offline, você é a exceção. Eu mesmo, faço parte desse publico. Mas não estou reclamando de toda indústria de jogos por causa disso.

[quote=ViniGodoy]E quanto conteúdo tinham games como Sonic, Double Dragon ou mesmo o não menos famoso Mário? Vocês tem certeza que games como Mass Effect, Dragon Age, e Halo tem pouco conteúdo? É disso que estamos falando aqui…

Eu vejo muito isso. O cara pega um jogo qualquer de hoje (provavelmente um que o desagradou), e compara com um clássico, que marcou época.
Eu posso citar diversas continuações de Sonic que o conteúdo é mais raso que um pires. Não vejo o atual Mortal Kombat com menos conteúdo que seus antecessores.

A questão da Internet. Bem, as produtoras estão pouco se lixando para o Brasil. Não somos o maior publico, e não nos comparamos a americanos e europeus, que dominam o mercado e tem boa conexão. E, mesmo que eles priorizem nosso mercado, sabem que esse é um problema a ser resolvido em poucos anos - e que o maior publico, nas grandes cidades, tem sim conexão, ou vai ter em um curto período de tempo. E sabe que a internet será uma realidade muito superior as mídias físicas e a sistemas de DRM intrusivos e complexos - e que isso mais que compensa o transtorno causado. DRM será sempre um transtorno, seja ele online ou não.

O novo Sim City, inclusive, não só integrou uma conexão sem sentido, como fez o Diablo. Ele está sendo criticado aqui por pessoas que não jogaram, e não viram que toda dinâmica nova gira em torno de cidades que se comunicam, e da rede. É a nova leitura do Sim City. Quando você joga, vê que o game atual tem pouco sentido sozinho e que, de maneira geral, a proposta é excelente e o game também.

A Steam, que vem a anos exigindo conexão para dar acesso aos games, é mais do que elogiada. Hoje, tornou-se praticamente um padrão para compra de jogos online, ao ponto de ter em sua loja concorrentes da Valve. A Apple Store não segue por um caminho diferente.

Finalmente, acho válido lembrar que a pressão para os jogos se tornaram online é dos jogadores. Tanto a Bethesda, quanto o Torchlight, sofreram pressão para que seus jogos passassem a ser online. Vá ao site desses jogos, e vocês vão ver mensagens falando disso. O TorchLight2, integrou recursos online em seu gameplay atendendo a pedidos. O Skyrim vai lançar um MMO, indo contra toda história do Elder Scrolls, que sempre se focou em aventura solo.

A maior parte do público gosta de games cooperativos. E isso inclui mais complexidade nos jogos, e justifica para as produtoras exigir uma condição óbvia para esse tipo de jogo: a internet. Se você joga offline, você é a exceção. Eu mesmo, faço parte desse publico. Mas não estou reclamando de toda indústria de jogos por causa disso.[/quote]

O problema da conexão não é exclusivo do Brasil. Meu amigo que é canadense vive reclamando de traffic shaping ele inclusive me disse que lá é permitido. Quando eu jogava no EU-WoW, um amigo meu que morava na Holanda dizia o mesmo (mas isso já faz 3 anos).

O que estou querendo dizer é que é desnecessário tanta enfase no ficar sempre online (principalmente no Diablo).

Mas bem, como você disse, se eles ainda obtém muito lucro é porque está certo. Afinal de contas, esse é o objetivo deles.

Cara,

Infelizmente a industria de games esta indo de mal a pior e essa situacao nao eh para as empresas, mas sim para os consumidores.

Eh um efeito domino, hoje em dia os fanboys soh se importam com graficos e nao se importam com gameplay, isso leve as empresas investirem pesado nisso, o que faz os custos de producao dos jogos extremamente altos que no final faz as empresas repetirem a mesma formula, ninguem quer arriscar, essa a razao de tantos Call or Duty, Need for Speed, Battlefield entre outros. Esses jogos eram ate legais mas agora eh soh uma forma das empresa colocarem uma grana facil e rapida no caixa, todo ano eles lancam um, fazem um hype na internet e os fanboys correm para as lojas para comprar.

Lembra do jogo Kingdoms of Amalur: Reckoning ??? A empresa que desenvolveu esse game arriscou em um novo franchise, acabou nao vendendo bem (mesmo o jogo sendo excelente) e acabou fechando as portas. Essa eh a realidade, porque isso que agora raramente vai aparecer alguma coisa nova.

A molecada de hoje em dia vive de hype, um exemplo, lancaram recentemente Alies Colonial Marines, fizeram um hype fenomenal, todo mundo falando que o jogo era foda, quando lancaram era uma merda, cheio de bugs, gameplay chato e repetitivo.

Agora para mim a palavra do mal eh DLC e digital copy. Essa eh mais uma forma de ganhar dinheiro em cima dos trouxas, as vezes em jogo eh lancado e no dia do release tem um DLC disponivel, porque nao inclui direto no DVD ou Blu-ray?? Digital copy eh uma outra merda que comecou a ficar mais popular, por causa de Apple store e Steam. Isso eh a pior coisa que poderia acontecer, comprar uma copia digital de um jogo eh a mesma coisa de comprar nada, jogar dinheiro fora.
Um amigo meu comprar um jogo de corrida (nao lembro o nome). O jogo tinha licensa da Ferrari para usar os carros, marca e etc. Aparentemente o acordo com a Ferrari acabou e eles tiveram que tirar o jogo do Steam, agora o que vai acontecer se um dia o computador dele for para o inferno e ele peder os dados ele nunca mais vai conseguir fazer o download do jogo, perdeu para sempre. Com a copia real do jogo isso nao acontece.

Entao para concluir essa eh a real, industria de games nao eh mais sobre inovacao, experimentacao, a unica coisa que importa eh dinheiro. E o culpado de tudo isso sao os proprios consumidores.

[quote=windsofhell]Cara,

Infelizmente a industria de games esta indo de mal a pior e essa situacao nao eh para as empresas, mas sim para os consumidores.

Eh um efeito domino, hoje em dia os fanboys soh se importam com graficos e nao se importam com gameplay, isso leve as empresas investirem pesado nisso, o que faz os custos de producao dos jogos extremamente altos que no final faz as empresas repetirem a mesma formula, ninguem quer arriscar, essa a razao de tantos Call or Duty, Need for Speed, Battlefield entre outros. Esses jogos eram ate legais mas agora eh soh uma forma das empresa colocarem uma grana facil e rapida no caixa, todo ano eles lancam um, fazem um hype na internet e os fanboys correm para as lojas para comprar.

Lembra do jogo Kingdoms of Amalur: Reckoning ??? A empresa que desenvolveu esse game arriscou em um novo franchise, acabou nao vendendo bem (mesmo o jogo sendo excelente) e acabou fechando as portas. Essa eh a realidade, porque isso que agora raramente vai aparecer alguma coisa nova.

A molecada de hoje em dia vive de hype, um exemplo, lancaram recentemente Alies Colonial Marines, fizeram um hype fenomenal, todo mundo falando que o jogo era foda, quando lancaram era uma merda, cheio de bugs, gameplay chato e repetitivo.

Agora para mim a palavra do mal eh DLC e digital copy. Essa eh mais uma forma de ganhar dinheiro em cima dos trouxas, as vezes em jogo eh lancado e no dia do release tem um DLC disponivel, porque nao inclui direto no DVD ou Blu-ray?? Digital copy eh uma outra merda que comecou a ficar mais popular, por causa de Apple store e Steam. Isso eh a pior coisa que poderia acontecer, comprar uma copia digital de um jogo eh a mesma coisa de comprar nada, jogar dinheiro fora.
Um amigo meu comprar um jogo de corrida (nao lembro o nome). O jogo tinha licensa da Ferrari para usar os carros, marca e etc. Aparentemente o acordo com a Ferrari acabou e eles tiveram que tirar o jogo do Steam, agora o que vai acontecer se um dia o computador dele for para o inferno e ele peder os dados ele nunca mais vai conseguir fazer o download do jogo, perdeu para sempre. Com a copia real do jogo isso nao acontece.

Entao para concluir essa eh a real, industria de games nao eh mais sobre inovacao, experimentacao, a unica coisa que importa eh dinheiro. E o culpado de tudo isso sao os proprios consumidores.

[/quote]
Pra mim você tá meio que puxando a sardinha pro estilo de games que você gosta.

Não gosta de FPS? Tudo bem, mas isso não quer dizer que os games são para “fanboys” que não ligam pra gameplay e só ligam pra gráficos.
Eu sempre gostei de FPS, sempre joguei, desde quando me lembro por gente. Alguns muito bons, alguns simplesmente horríveis, mas o estilo do jogo é um que eu gosto.

Gosto também de RPG, o FFX foi um dos melhores jogos que eu já joguei, agora os novos já não me parecem tão interessantes, esses sim pra mim parecem que perderam conteúdo.

Agora quanto a coisas novas, não tem como dizer que não existem. Estão aí o Journey e o The Walking Dead que não me deixam mentir, foram até premiados, e são jogos em um estilo que não é muito comum.

Quanto à cópia digital eu concordo com você em parte, mas existem os 2 lados da moeda. Pode acontecer isso que você falou, só que isso pra mim é uma exceção, não a regra.

As vantagens que eu vejo em cópias digitais são:

• Não preciso me preocupar com a mídia física, se precisar, simplesmente baixo de novo (a não ser no caso do seu amigo, só que nunca passei por isso)
  • Se eu riscasse minha mídia física, teria que comprar outra, com cópia digital isso não é necessário
  • Posso adquirir o jogo sem sair de casa, e talvez até jogar uma demonstração antes de comprar

Enfim, existem muitas coisas a serem analisadas.

Muitos de nós aqui jogávamos Enduro, River Raid, Mario, Sonic, Mortal Kombat, Zelda, Top Gear, entre tantos outros clássicos entre os anos 80 e 90, que estarão para sempre nas nossas memórias. Mas acho bobagem ficar desmerecendo os jogos atuais para ficar exaltando o que jogávamos em outras épocas. Claro que muita porcaria é lançada, mas estou extremamente satisfeito com o que temos de melhor hoje em dia, seja com:

1. Jogos mundo aberto e sua vasta exploração dos cenários (Skyrim, Batman Arkham City, Red Dead Redemption, Far Cry 3);
  2. Jogos mais inteligentes como Portal 2, onde pensar vem antes de agir;
  3. Jogos com história cinematográfica e envolvente como Heavy Rain, La Noire;
  4. Simuladores, seja de corrida, guerra ou esportes como Gran Turismo, Battlefield 3, Top Spin 4, Fifa 13;
  5. Interatividade com Kinect, instrumentos, armas, etc…
  6. Jogos que te fazem viajar na história ,como Assassin´s Creed;
  7. Séries clássicas que renasceram com excelentes jogos nessa geração, como Street Fighter e Mortal Kombat.

Fora a diversão online que é mais do que garantida.

Acho que nesses quesitos que vocês já apontaram não mudou muita coisa mesmo, sempre existiram jogos e jogos agora o que mata pra min são os tais “DLC’S”, você paga caro por um jogo (depende do ponto de vista) e te vendem um jogo incompleto, pelo menos é o que geralmente ocorre, quando se compra o tal DLC vem praticamente um jogo novo, na minha época não tinha isso e todo mundo se divertia, já deixei de comprar vários jogos e estou pensando seriamente se vou adiquirir os novos consoles por conta desses conteúdos “extras” que são vendidos aonde você paga praticamente por um jogo novo só de DLC, lamentável.