Voce Como Programador x Jogos Atuais

Ja faz um tempo que queria postar isso aqui.
Ja vou avisando que eu nao comprei Simcity 5 ,AINDA.
Mas enquanto pesquisava sobre ele, vi muita gente xingando que nao conseguia se conectar ao servidor… ( coisas da Ea Lames)
Enfim, Além disso o Jogo só se pode ser jogado online, NAO EXISTE SINGLEPLAYER. Mesmo que queira jogar sozinho, tem que estar online.

Battlefield 3
Foi “portado” para os Consoles, o que estragou a BF series pra mim. Prefiro muito mais BF2 do que Bf3.
Poderia ficar anos aqui falando o pq o Bf2 é superior, mas a idéia do tópico nao é essa… Eu ja postei isso na Ea Forums aushuahs, e digamos que fui recebido muito mal.
O fato nao é a portabilidade , mas sim as mudanças idiotas que eles fizeram…

Enfim,
VOCE, isso, voce como programador, voce olha os jogos, joga eles, e acha que faria melhor ? Voce acha que os programadores dessas “grandes” empresas sao ruins ? Eu , por exemplo, acho que tem muita gente aqui no forum que teria capacidade de fazer um jogo muito melhor que esses caras da EA.

Por exemplo cara, antigamente, isso faz uns 5 meses, meu clan jogava Need for speed world… Imagina a cena:

Voce : Um Carro a 250 km/h numa reta

Na sua frente : Um , digamos, Corsa , a 60 km/h

… VOCE BATE NELE, NESSA VELOCIDADE E SEU CARRO SIMPLESMENTE PARA!
LOL?
Ou então o fato de voce bater num poste e nao haver nenhuma consequencia, mas bater numa lata de lixo faz seu carro parar… Ou o fato de voce bater num caminhão e ele nem sair do lugar mas seu carro capotar/parar no lugar.
OK, Aposto que muita gente aqui nao deve ter curso especializado em harvard de Física, mas Acho que os jogos de hoje estao sendo feitos em linha de montagem e nas “coxas”, por essas empresas tipo electronic arse.

Eu, agora, estou comprando muitos jogos de empresas independentes , tipo a que fez o dead island, apoiando eles pois fazem jogos muito mais bem feitos…

====

Resumindo, Só queria saber se voces, como programadores, o que acham de tudo isso? É só eu que fico revoltado com essa putaria?

Cara, eu iria parar o tópico aqui…
Mas olha só, vamos pensar no Mega Drive, ou N64… Eram FITAS!!! FITAS FITAS FITAS! Nao tinha essa de corrigir Bugs lançando patches… Até ai tudo bem, voce pode falar : “Po mas , eram códigos mais fáceis, hardware mais limitado”… Tudo Bem, mas ,na minha opinião, Se fosse só isso, teríamos muito menos atualizações… O fato é que as empresas estao perdendo a vergonha na cara, é patch atrás de patch, com erros absurdos, falta de testes etc…
È a mesma coisa que Playstation 1, ou playstation 2( em alguns casos).

Enfim, Acho que da pra a gente ter uma boa discussão com isso… O que acham ?

Não sei se é uma “boa discussão”, mas…

[quote]Mas enquanto pesquisava sobre ele, vi muita gente xingando que nao conseguia se conectar ao servidor… ( coisas da Ea Lames)
Enfim, Além disso o Jogo só se pode ser jogado online, NAO EXISTE SINGLEPLAYER. Mesmo que queira jogar sozinho, tem que estar online.[/quote]

Isso é uma tendência comercial e provavelmente foi definido pelos engenheiros em conjunto com os outros departamentos (jurídicos, diretores, etc). O jogo poderia ser 100% offline, mas optou-se por depender de conexão com a internet. Essa decisão, sendo comercial, não diz quão competentes são os desenvolvedores, mas o fato de haver problemas de conexão sim.

Às vezes acho, mas aí faço um exercício de reflexão e vejo que estou bem aquém disso e que preciso melhorar.

Não.

Muita gente eu não diria, porque fazer um jogo (qualquer que seja ele), está entre as atividades mais complexas envolvendo programação. Se levarmos em consideração que a maioria aqui não faz muito além de CRUD’s, acredito que são poucos aqui com capacidade para fazer jogos de alto nível.

[quote]Voce : Um Carro a 250 km/h numa reta

Na sua frente : Um , digamos, Corsa , a 60 km/h

… VOCE BATE NELE, NESSA VELOCIDADE E SEU CARRO SIMPLESMENTE PARA!
LOL?

Ou então o fato de voce bater num poste e nao haver nenhuma consequencia, mas bater numa lata de lixo faz seu carro parar… Ou o fato de voce bater num caminhão e ele nem sair do lugar mas seu carro capotar/parar no lugar.

[/quote]
Supondo que você joga há algum tempo, imagino que saiba a diferença entre modos arcade e simulação. Em um Need fo Speed da vida, comportamento realista seria um empecilho, porque destruiria o carro e mataria o motorista antes da primeira curva. Além disso, a simulação de física tem um custo compuacional, e é preciso balancear esse custo com outros fatores para não fazer um jogo “injogável”.

Talvez, nesse quesito, você esteja próximo de uma das causas. Jogos, como qualquer software, trabalham com deadlines (geralmente curtos), o que causa, como qualquer software, problemas e erros, o que levam a patches. E o crescimento da complexidade. Hoje em dia ainda é razoavelmente fácil realizar esse tipo de atualização, mas imagina um cartucho que saía com bug? A única opção era um recall.

Não que eu concorde com isso, mas como consumo pouco de jogos (quase nada), isso pouco me afeta, portanto não me revolto. Talvez falte aos consumidores de jogos exigir mais qualidade das produtoras, afinal, eles estão pagando.

Abraço.

Eu não vejo isso como sendo um problema dos programadores.

Existe, muita coisa antes disso.

Qual a especificação e o orçamento do projeto?

Não é porque o resultado aparenta ser fraco que realmente poderia ser melhor.

O carro parar do nada é muito mais fácil do que calcular a fisica. Ter o processamento necessário para fazer o carro desacelerar no “cliente” também é um fator limitante as vezes já que você pode ter priorizado os gráficos.

Jogar apenas online não me agrada, mas certeza que é um requisito devido as midias socias ou até mesmo uma maneira de te manipular com propagandas ou segurança contra pirataria.

[quote=btafarelo]Eu não vejo isso como sendo um problema dos programadores.

Existe, muita coisa antes disso.

Qual a especificação e o orçamento do projeto?

Não é porque o resultado aparenta ser fraco que realmente poderia ser melhor.

O carro parar do nada é muito mais fácil do que calcular a fisica. Ter o processamento necessário para fazer o carro desacelerar no “cliente” também é um fator limitante as vezes já que você pode ter priorizado os gráficos.

Jogar apenas online não me agrada, mas certeza que é um requisito devido as midias socias ou até mesmo uma maneira de te manipular com propagandas ou segurança contra pirataria.[/quote]

Hmm, até entendo que nao seja culpa dos programadores, mas talvez de quem faça realmente o desenvolvimento.
Nao da pra saber sem estar dentro da empresa… Mas acho que eles teriam que ter um feeling melhor do jogo antes de sair lançando…

Impressão minha, ou esse é um tópico só de mimimi?

Não, não acho que seja nem fácil, nem barato, nem tranquilo fazer um game do estilo dos feitos pela EA. Eles tem excelência técnica em vários níveis, desde o som, atuação, game design e programação. E, principalmente, gerência. Não é trivial manter vivo um projeto do tamanho desses jogos e conseguir cumpri-lo, quanto mais no prazo e com lucro.

Eles conhecem bem o publico alvo, ao ponto de terem centenas de títulos de sucesso (Sim City, Madden, The Sims, etc.), tem jogos em diversas plataformas, e são um dos principais fabricantes de games para PCs do mercado.

Ok. Há em alguns casos uma preocupação um tanto exagerada com pirataria (um erro que não só a EA, mas também a Blizzard) cometeu no Diablo. Isso se refletiu não só na falta de servers, como também em antigos sistemas de DRM muito agressivos, como o ProGuard. Mas o que estão tentando fazer é um investimento de milhões, que chega na sua casa por pouco mais de 30 dólares.

[quote=ViniGodoy]Impressão minha, ou esse é um tópico só de mimimi?

Não, não acho que seja nem fácil, nem barato, nem tranquilo fazer um game do estilo dos feitos pela EA. Eles tem excelência técnica em vários níveis, desde o som, atuação, game design e programação. E, principalmente, gerência. Não é trivial manter vivo um projeto do tamanho desses jogos e conseguir cumpri-lo, quanto mais no prazo e com lucro.

Eles conhecem bem o publico alvo, ao ponto de terem centenas de títulos de sucesso (Sim City, Madden, The Sims, etc.), tem jogos em diversas plataformas, e são um dos principais fabricantes de games para PCs do mercado.

Ok. Há em alguns casos uma preocupação um tanto exagerada com pirataria (um erro que não só a EA, mas também a Blizzard) cometeu no Diablo. Isso se refletiu não só na falta de servers, como também em antigos sistemas de DRM muito agressivos, como o ProGuard. Mas o que estão tentando fazer é um investimento de milhões, que chega na sua casa por pouco mais de 30 dólares.[/quote]

Assim como milhoês pagam por seus jogos.
Desculpa, mas não é mimimi.Só estou querendo saber se sou só eu que esta indignado com as palhaçadas deles.

[quote=Andre Lopes]Assim como milhoês pagam por seus jogos.
Desculpa, mas não é mimimi.Só estou querendo saber se sou só eu que esta indignado com as palhaçadas deles. [/quote]

Justamente. Mas só pagam milhões porque historicamente são games MUITO bons.
E você, no fundo, no fundo, está reclamando de barriga cheia.

Todos que conheço que estão jogando Sim City me disseram que o game está excelente.

Os sites foram extremamente duros com a indisponibilidade do game num primeiro momento, mas achei que foram duros demais em resposta ao que o Diablo já tinha feito há uns meses atrás.
A EA, por sua vez, ofereceu a todos os jogadores que passaram por esse sufoco um game de graça.

É muito difícil prever a demanda que um jogo desses dará num servidor em suas primeiras semanas.

Fizeram o mesmo com o Starcraft II, se quer jogar tem que estar logado na sua conta.

O que eu acho mais terrível da Blizzard é o processo para se conseguir normalizar sua conta. A minha foi acessada de outro país (hackeada) e até hoje não consegui estabelecer acesso. Até documento pessoal tem que escanear pra enviar pra eles.

Agora com os novos consoles parece que isso via virar via de regra. Pelo menos os boatos dizem que nessa nova geração de consoles a conexão com a internet será obrigatória

Será que eles perguntaram para algum jogador se isso seria bom? :frowning:

Hoje eu dou preferencia para games na Steam do que em qualquer outro meio.

Será que eles perguntaram para algum jogador se isso seria bom? :frowning: [/quote]

Lógico que nao.
Eles querem que todos se explodam, porque eles controlam os jogos que saem no mercado.

Mas como isso é mimimi , é melhor eu calar a boca e fazer o que a EA manda eu fazer, comprar jogos deles.

Ué, o tópico nao era mimimi ? Por que nao comprar da Ea games?

[quote=Andre Lopes]Lógico que nao.
Eles querem que todos se explodam, porque eles controlam os jogos que saem no mercado.

Mas como isso é mimimi , é melhor eu calar a boca e fazer o que a EA manda eu fazer, comprar jogos deles.
[/quote]

Você diz como se não tivesse alternativas:
a) Não comprar games da EA;
b) Valorizar mais o mercado Indie;
c) Não comprar um console.

Ué, o tópico nao era mimimi ? Por que nao comprar da Ea games?[/quote]
Calma, cara. Não leve pro lado pessoal. Se o estrapolar pode perder a razão e é capaz que tranquem o tópico. Por enquanto a discussão está saudável apesar do tema polêmico.

O mimimi está em ficar reclamando feito uma criança. Você pode simplesmente não adquirir games da EA.
Quer maneira melhor de dizer para eles que você não concorda?

Agora, se eles lançam um game, com essa restrição, e faturam milhões… não adianta reclamar, os caras estão mesmo no caminho certo.

Essa resposta não veio para dizer que eu não compro da EA. Veio para dizer que eu dou preferência hoje para comprar pela internet. E a Steam também exige uma conexão online (até vc pode entrar offline algumas vezes, mas com SÉRIAS restrições).

Particularmente, não me importo de obrigarem a presença na internet, se houver uma boa gama de serviços associada. Poder baixar o jogo quando eu quiser, não ter que guardar mídias físicas, ter uma biblioteca categorizada dos meus games, uma loja de fácil acesso (além de barata e cheia de promoções), e ter meus saves e achievements persistidos na nuvem, foram motivos mais do que suficientes para eu achar que valia a pena ter que estar online sempre que quisesse jogar.

Essa resposta não veio para dizer que eu não compro da EA. Veio para dizer que eu dou preferência hoje para comprar pela internet. E a Steam também exige uma conexão online (até vc pode entrar offline algumas vezes, mas com SÉRIAS restrições).

Particularmente, não me importo de obrigarem a presença na internet, se houver uma boa gama de serviços associada. Poder baixar o jogo quando eu quiser, não ter que guardar mídias físicas, ter uma biblioteca categorizada dos meus games, uma loja de fácil acesso, e ter meus saves e achievements persistidos na nuvem, foram motivos mais do que suficientes para eu achar que valia a pena ter que estar online sempre que quisesse jogar.[/quote]

Eu nunca disse que o fato de ser 100% online era desagrádavel.
Apenas disse que os jogos antigos tinham mais qualidade.
E sim, o simcity deveria ter modo offline , porque se der um pau na banda larga, teríamos como jogar.

[quote=ViniGodoy][quote=Andre Lopes]Lógico que nao.

[/quote]

Você diz como se não tivesse alternativas:
a) Não comprar games da EA;
b) Valorizar mais o mercado Indie;
c) Não comprar um console.

[/quote]
Eu posso dizer que um dos jogos que mais gostei ano passado foi o Journey, da ThatGameCompany, realmente muito interessante.

Agora estou de olho pra ver algum lançamento da Giant Squid, já que o criador do Journey resolveu abrir outro estúdio

[quote=Andre Lopes]Eu nunca disse que o fato de ser 100% online era desagrádavel.
E sim, o simcity deveria ter modo offline , porque se der um pau na banda larga, teríamos como jogar.
[/quote]

Compre o Cities XL. É offline, e foi de onde o Sim City copiou os gráficos e boa parte da usabilidade.

Também acho que alguns jogos deveriam ter modo offline. Não vejo sentido no Diablo, por exemplo, ter que ser online. O leilão é só uma desculpa, mas não há motivo em game design para ser assim.
Mas não acho que justifica ficar reclamando. E acho um tanto imaturo dizer que jogos de hoje tem menos qualidade que os de ontem. Existem bons jogos e maus jogos, como existiram ontem. Você só vai ter melhores lembranças de games mais antigos pelo fator nostalgia, porque você era criança na época que jogava. Também não vale classificar o Sim City como ruim pelo que você ouviu falar, ou por um aspecto que você não gostou. Você mesmo admitiu que não jogou o game… então, porque já está falando mal dele?

[quote=ViniGodoy][quote=Andre Lopes]Eu nunca disse que o fato de ser 100% online era desagrádavel.
[/quote]

Compre o Cities XL. É offline, e foi de onde o Sim City copiou os gráficos e boa parte da usabilidade.

Também acho que alguns jogos deveriam ter modo offline. Não vejo sentido no Diablo, por exemplo, ter que ser online. O leilão é só uma desculpa, mas não há motivo em game design para ser assim.
Mas não acho que justifica ficar reclamando. E acho um tanto imaturo dizer que jogos de hoje tem menos qualidade que os de ontem. Existem bons jogos e maus jogos, como existiram ontem. Você só vai ter melhores lembranças de games mais antigos pelo fator nostalgia, porque você era criança na época que jogava.[/quote]

Imaturo?
Muito bem, hoje temos IDE’s pra fazer as coisas, temos Mais tecnologia e mais organização.
Antigamente, pelo que eu pesquisei, inclusive sobre programação de jogos em Mega Drive, nem IDE decente tinha… E olhe os jogos…
Desculpa, mas se ninguém reclamar vai continuar a mesma coisa.

Exemplo das revoluções…
Se não fossem elas, ainda trabalharíamos 12 horas ou mais por dia… Mas tudo bem.Só queria compartilhar minha opinião e ver a opinião dos colegas do forum, nada pra ofender alguém.