Responda sinceramente: você acha que uma empresa que trata os funcionários como recursos vai ter um ambiente de trabalho bacana e um salario legal? :twisted:
Ser tratado desta forma é moda nas empresas de rh. Se nós somos “recursos”, eles são o que?
Tá aí uma coisa para se pensar!
Fui chamado de recurso poucas vezes e também não ligo muito pra isso. No entando entendo aqueles que não gostam de serem chamados assim.
Notei que onde existe esse hábito normalmente são lugares onde não se valoriza muito as questões humanas, até mesmo entre os funcionarios (“pessoas”), a coisa é um pouco fria.
Na época eu pensava o seguinte: ser chamado de recurso (que dá aquela idéia de que vc está fora do grupo de preferencia) não poderia ser pior do que ser incopetente (e com pessima educação) a ponto de não conseguir resolver os problemas com o time e ter que pedir “arrego” contratando profissionais qualificados para resolver a questão. Existem casos que não aparenta ser isto, mas acredite, se vc for a fundo você vai encontrar um tiozinho que errou feio nos prazos, dimensionamento ou fêz promessas eleitoreiras que cuminou na contratação do tal “recurso”.
flws
Em algumas empresas também conhecido com RD, ou recursos desumanos
O pessoal do RH das empresas são um bando de idiotas.
[quote=juloko666]O gerente de projetos aqui da empresa que trabalho, juntamente com o pessoal da área comercial utilizam MUITO este termo.
Eu enviei o link que trata de “pessoas VS recursos” para ele…
Ele leu e fui demitido…brincadeira, ele entendeu e pediu desculpa e falou que não é proposital…Disse que parte da culpa é do MS Project, que utiliza o termo “Resource”.
Depois disso, nas poucas vezes que ele usa o termo “recursos”, olho pra ele e dou risada, ai ele se corrige…rs
O link foi útil, mas te gente que não aceita esse tipo de sugestão. [/quote]
Vamos ao dicionário:
resource
- Something that can be used for support or help: The local library is a valuable resource.
- An available supply that can be drawn on when needed. Often used in the plural.
3. The ability to deal with a difficult or troublesome situation effectively; initiative: a person of resource.
4. Means that can be used to cope with a difficult situation. Often used in the plural: needed all my intellectual resources for the exam.
…
Assim como em Português dá para perceber que tem muitos significados.
É aquela coisa de sempre, o cara lê a palavra em inglês e acha que o som é parecido com alguma que ele conhece em português e já sai falando. O que é pior, se bobear o individuo não tem idéia nem do significado da palavra recurso em Português. Porque se tivesse não utilizava a palavra neste contexto.
flws
tratado como recurso …não
mais se eu for chamado de recurso porém for sempre tratado como pessoa (acontece também) eu ja até aceito… digo aceito por que não gosto, é um termo que me parece ter sido criado para diminuir as pessoas, para muitos acaba ficando como vicio, eu encaro que não tenha maldade. Infelizmente tem também quem adore chamar os subordinados de recurso…
Vocês acham bizarros serem chamados de recursos?
Passa 3 meses sendo chamado de “desempregado”, que você vai adorar ser chamado de recurso de novo… rssrsr
Pô. Vejo nego aqui dizer que pessoal de RH é tudo idiota… Assim como pessoal de RH acha que computeiro é tudo nerd tapado, não é?
Concordo com o colega que disse: tenho mais com o que me preocupar! Se me empregarem bem e me pagarem bem, podem até me chamar de escravo que não ligo!
Não vejo problema nenhum. Afinal de contas, somos mesmo recursos. Ok, não um recurso inanimado, mas um recurso do mesmo jeito. Estamos disponíveis e permitimos o andamento de um projeto, então porque não somos recursos?
O termo é muito abrangente.
O problema maior está quando o gerente confunde as coisas, e nos trata como máquinas. Aí gera gerente que falam absurdos como:
“Não entendo como o projeto atrasou. Ok, fulano ficou doente por 10 dias, mas eu ciclano entrou no imediatamente lugar”
(como se tirar um programador que já tem experiência no projeto e substituir por um outro que cai de para-quedas fosse ter exatamente o mesmo resultado).
“Simples, para ganhar 20% de produtividade, basta trabalhar essa semana 20% mais horas”
(claro, claro… basta deixar a máquina ligada por mais tempo).
Entretanto, já trabalhei em empresas que tinham excelentes RHs, e que tratavam os funcionários como “recursos”. Mas levavam a sério a parte do “humanos” que vem logo em seguida.
Muitos problemas também vem do fato de termos gerentes despreparados. A maioria sequer se preocupa em fazer um cursinho básico de gestão. Não sabem negociar com o cliente, não sabem atribuir tarefas, ou não entendem que estimativas num cronogramas são, como o nome diz, estimativas, e não o espelho da verdade. Fora que, muitas vezes o gestor também fica de mãos atadas, pq o problema está em escalas mais altas da administração. Coisas como o comercial poder definir prazos, fazer promessas, sem nenhum tipo de consulta ao desenvolvimento…
Quem me dera o meu maior problema ser ser chamado de recurso…
"
este termo é mais usado ainda em fábrica de software…
onde trabalhei viviam perguntando para o coordenador da equipe se tinha “recursos disponíveis”
e pior, vc via no sistema “Recurso: Seu nome”
ja cheguei a trabalhar em um lugar onde seu e-mail era t9865@empresa.com.br
vc nao tinha nem o nome, pois era terceiro
[quote=dohko]este termo é mais usado ainda em fábrica de software…
onde trabalhei viviam perguntando para o coordenador da equipe se tinha “recursos disponíveis”
e pior, vc via no sistema “Recurso: Seu nome”
ja cheguei a trabalhar em um lugar onde seu e-mail era t9865@empresa.com.br
vc nao tinha nem o nome, pois era terceiro[/quote]
chega a ser comico… ao menos pra quem está de fora, mais o importante (ao menos pra mim) é a forma pela qual a pessoa é tratada, o respeito que a empresa tem pelo funcionário, claro que isso é meio relativo, provavelmente uma questão de inteligencia emocional, tem gente que fica ofendido pelo simples fato de ser chamado de recurso, tem gente que precisa ser tratado como maquina para se sentir ofendido, tem gente que para se sentir ofendido é necessário um claro caso de assedio moral… e tem também a questão de até onde a empresa chama um funcionario de recurso por “modismo” e até onde chama ele de recurso para diminui-lo, cada um interpreta de um jeito…