Porque tem gente que aceita sem reclamar ser tratado de recurso? Se considera uma mobília? Um mouse?
Acho que a culpa da generalização do uso deste termo para os profissionais de informática é culpa dos profissionais de informática.
Talvez por medo de perder a vaga, evitem reclamar. E até já vi profissional de informática tratando o colega de recurso.
Para mim isto é uma completo preconceito idiota de quem trata e covardia de quem aceita ser tratado de um jeito pior do que tratam o cachorro que vigia a empresa a noite.
É a minha opinião. Mas admito que outros possam achar que não há nada demais ser chamado de recurso ou item do centro de custo.
Mas não creio que ser chamado de recurso ou pessoa vá melhorar ou piorar a situação de ninguém.
Preferia ser chamado de recurso e ter meus direitos (e deveres) cumpridos integralmente do que ser chamado de pessoa e manter a zona que é vista em muitas empresas.
Olá pessoal
Estranho mas acabei de responder à outro tópico referindo à um post do blog do Guilherme Chapiewski; e tem outro post do mesmo blog que bate direitinho com este tópico tambem: http://gc.blog.br/2009/07/12/pessoas-nao-sao-recursos/
O gerente de projetos aqui da empresa que trabalho, juntamente com o pessoal da área comercial utilizam MUITO este termo.
Eu enviei o link que trata de “pessoas VS recursos” para ele…
Ele leu e fui demitido…brincadeira, ele entendeu e pediu desculpa e falou que não é proposital…Disse que parte da culpa é do MS Project, que utiliza o termo “Resource”.
Depois disso, nas poucas vezes que ele usa o termo “recursos”, olho pra ele e dou risada, ai ele se corrige…rs
O link foi útil, mas te gente que não aceita esse tipo de sugestão.
Mas não tem jeito por que o mercado está viciado de termos toscos… Isso quando ainda não te chamam de “Alocado”…, dá vontade de rir na cara do sujeito, mas fazer o que???..rs.
Recurso renovavel é foda, somos todos fênix e ao morrermos nasceremos de novo?
Eu acho que ultimamente existe um grande engano quanto a maneira de se tratar as pessoas.
Vi esses tempos no blog do alec, (Sorry, não lembro o endereço de cabeça), uma materia falando de gerente capataz.
E realmente o que acontece, a maioria dos gerentes ta nem ai se vai ter que perder um bom funcionario, contanto que possa manter seu cargo (muitos se sentem ameaçados).
Agora tratar uma pessoa como se fosse algum pertence da empresa é complicado, pois um CLT pode sair em 30 dias da sua empresa, e em 30 dias você não ensina a ninguem 1% do seu conhecimento.
Como eu já comentei em outros posts, uma das coisas que mais me irritam e ser chamado de recurso. Acho que é porque passa a idéia que você pode ser substituído da mesma forma que se substitui uma cadeira, um computador, …
Sinceramente não vejo nenhum tipo de problema em me chamarem de recurso. Sou isso mesmo e não acho isso ruim, pelo contrário, não consigo achar sentido pejorativo em “recurso”.
Se me derem bons recursos financeiros podem me chamar de (quase) qualquer coisa…rsss
Tô brincando, eu também não gosto desse termo. Mas a verdade é que a galera acha que o termo é lisonjeiro. Eu tive um gerente que não entendia lhufas de TI (nem de gerenciamento) e nos chamava de “recursos” para se sentir mais por dentro das coisas… :lol:
Não vejo nenhum problema com termo recurso… Concordo com a opnião do colega pode me chamar pelo nome ou de recurso que tanto faz … O que importa pra mim é ter um ambiente de trabalho bacana e um salario legal … A maioria das consultorias de 3 letrinhas nós trata que nem cachorro e trabalhamos que nem mula…
Eu também acho meio sem sentido, mas praticamente em todos os lugares que passei já fui chamado assim mas não me importo.
Estou mais preocupado com o jeito que me tratam do que como se referem a mim, se me tratarem como ‘recurso’ não esperem que eu me comprometa como uma pessoa e vice-versa.
Contanto que me tratem como pessoa, eu me portarei como tal independente como é a cultura de ‘tratamentos’ da empresa.
[quote=Rafael Nunes]Eu também acho meio sem sentido, mas praticamente em todos os lugares que passei já fui chamado assim mas não me importo.
Estou mais preocupado com o jeito que me tratam do que como se referem a mim, se me tratarem como ‘recurso’ não esperem que eu me comprometa como uma pessoa e vice-versa.
Contanto que me tratem como pessoa, eu me portarei como tal independente como é a cultura de ‘tratamentos’ da empresa.[/quote]
Idem.
Em uma empresa que fiquei quase 3 anos sempre fui muito bem tratado, e sempre usaram o termo “recurso”.
Recurso pra se dirigir à um profissional é bizarro.
Eu dei um esporro, literamente, um tempo atras em um gerente meu por causa disso.
Gerente tem autoridade PROFISSIONAL. Eu como Analista/Desenvolvedor tenho que obedecer a todas as diretivas profissionais. Nao tem autoridade pessoal, entao como nao gostava da palavra e ela se REINCINDIU, falei.
Nunca mais se repetiu.
Geralmente essas palavras sao usadas em empresas que vivem a la modelo industrial, amantes de Taylor, Fayol, etc.
Empresas que estao fadadas a sumir do mapa, aos poucos.
Neste tipo de empresa todo o processo é construído de forma que certas pessoas sejam mesmo subsituiveis. Nestes casos é mais fácil pedir pra sair a querer mudar a cultura da empresa.