Esses dias conversando com minha esposa ela me perguntou com quantos anos um profissional de TI aposenta.
Pela lei a idade para aposentadoria independente de cargo é de 65 anos para homem e 60 para mulher (Fonte: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=15), só que eu nunca vi ou conheci alguma pessoa da nossa área aposentada pela profissão de analista, programador, líder, gerente, técnico enfim, qualquer profissão relacionada a TI.
Alguém já viu ou conheceu algum profissional aposentado na nossa área??
Já conheci sim. Mas pense que até 1990, seria dificílimo alguém sequer trabalhar com informática (muitos que trabalhavam não teriam isso nos cargos).
Portanto, os primeiros aposentados devem estar surgindo nas últimas décadas, não é de se surpreender que muitos de nós ainda não os conheçamos.
Ele mudou de área antes de perder a sanidade mental
Para ter uma idéia, conheci um cara muito bom que se formou advogado, montou uma banca e no LinkedIn dele não consta referência absoluta nenhuma à vida passada, aham, à carreira passada dele.
[quote=ViniGodoy]Já conheci sim. Mas pense que até 1990, seria dificílimo alguém sequer trabalhar com informática (muitos que trabalhavam não teriam isso nos cargos).
Portanto, os primeiros aposentados devem estar surgindo nas últimas décadas, não é de se surpreender que muitos de nós ainda não os conheçamos.[/quote]
É… pode ser…
[quote=entanglement]
Outras opções:
Ele montou uma pousada na praia
Ele mudou de área antes de perder a sanidade mental
Para ter uma idéia, conheci um cara muito bom que se formou advogado, montou uma banca e no LinkedIn dele não consta referência absoluta nenhuma à vida passada, aham, à carreira passada dele. [/quote]
Não conheço aposentados, mas posso dar o exemplo do meu pai.
+/- 35 anos de carreira, beirando a aposentadoria… e pretende se aposentar ou nesse ano ou no ano que vem… porém, não quer parar de trabalhar… quer mudar um pouco o foco, mas quer continuar na área que trabalhou a vida toda.
Eu não conheci particularmente alguém aposentado na área, mas já conheci pessoas que se aposentaram e tinham ligação com TI, como sócio de empresa, e continuaram trabalhando.
Mas concordo com o comentário do Vini:[quote] Mas pense que até 1990, seria dificílimo alguém sequer trabalhar com informática (muitos que trabalhavam não teriam isso nos cargos).
Portanto, os primeiros aposentados devem estar surgindo nas últimas décadas, não é de se surpreender que muitos de nós ainda não os conheçamos.[/quote]
Então, mas dentre as pessoas que vcs mencionaram tem alguma que trabalhou como programador ou analista programador?
Por que na minha opinião é a área que mais desgasta a pessoa. Um cargo gerencial não é tão desgastante quanto o programador ou analista…
[quote=moacirjava]Então, mas dentre as pessoas que vcs mencionaram tem alguma que trabalhou como programador ou analista programador?
Por que na minha opinião é a área que mais desgasta a pessoa. Um cargo gerencial não é tão desgastante quanto o programador ou analista…[/quote]
Desgastante? Não. ok, desgaste mental certamente, mas não fisico que tornaria uma atividade para os mais jovens…
O que vejo sim, nas empresas, é que programador é a base da pirâmide, e seu unico caminho para o topo é mudando de área ou ingressando na academia.
A minha concepção de aposentadoria é quando o sujeito deixa de lado toda a correria e faz o que quer.
Até 1990 eram poucos malucos que trabalhavam com Cobol, Clipper, C, Pascal e outras linguagens mais cabeludas (como Assembly).
Mas, sim, já conheci. Alguns professores que lecionavam na minha graduação eram aposentados. Coboleiros antigos. Só davam aulas por gostar mesmo da coisa.
Eu, particularmente, pretendo fazer algo parecido. Trabalhar até uns 35 e depois, só dar aulas.
É incrível a quantidade de pessoas que pensam em mudar de área no fim da carreira. Eu concordo com você, também gostaria de ter uma outra fonte de renda.
[quote=drsmachado]A minha concepção de aposentadoria é quando o sujeito deixa de lado toda a correria e faz o que quer.
Até 1990 eram poucos malucos que trabalhavam com Cobol, Clipper, C, Pascal e outras linguagens mais cabeludas (como Assembly).
Mas, sim, já conheci. Alguns professores que lecionavam na minha graduação eram aposentados. Coboleiros antigos. Só davam aulas por gostar mesmo da coisa.
Eu, particularmente, pretendo fazer algo parecido. Trabalhar até uns 35 e depois, só dar aulas.[/quote]
É interessante, porém trabalhando e estudando para tirar o mestrado é complicado d+, eu até penso nisso também, mas fico dividido entre ter um negócio próprio (que não seja ligado a informática) ou dar aulas.
É incrível a quantidade de pessoas que pensam em mudar de área no fim da carreira. Eu concordo com você, também gostaria de ter uma outra fonte de renda.
[quote=drsmachado]A minha concepção de aposentadoria é quando o sujeito deixa de lado toda a correria e faz o que quer.
Eu, particularmente, pretendo fazer algo parecido. Trabalhar até uns 35 e depois, só dar aulas.[/quote]
É interessante, porém trabalhando e estudando para tirar o mestrado é complicado d+, eu até penso nisso também, mas fico dividido entre ter um negócio próprio (que não seja ligado a informática) ou dar aulas.[/quote]
eu falo isso , pq meus professores viviam dizendo que aos 30 e pouco ja mudavam desse conceito em TI e viravam professores.
tem um brother que se formou comigo em Sistema de Informação e abriu uma loja de alugueu de roupas de noivas olha só , ate eu keria isso. shaushau
Eu me tornei professor aos 30. Mas não sou só professor, ainda trabalho na área.
A razão é porque gosto de dar aula.
Porém:
a) Dar aula de informática não é mudar de área: Um professor universitário terá que escrever pesquisa, fazer artigos e isso envolve programar software;
b) Você tem que gostar de dar aula.
c) Você tem que estar preparado para ganhar (bem) menos, por um bom período de tempo. Você está resetando sua carreira.
d) Você tem que ter mestrado, muito preferencialmente doutorado.
e) Há muito trabalho fora de sala de aula. Preparação de aula e provas são só alguns deles. Participação/Organização de congressos, seminários, escrever artigos, e divulgar a faculdade em feiras de cursos são outros deles. Muitos professores também atuam em áreas de gestão da faculdade, conselhos pedagógicos, núcleos diretivos estruturantes, entre outras coisas. Existe uma luta constante também para obter fundos para a faculdade, desde divulgação de cursos, até conseguir financiamentos do governo.
f) Esqueça horário flexível. Uma vez definido, você não tem direito a atrasos e há uma pressão muito grande para você nunca faltar.
g) Prepara-se para aprender linguas, libras e participar de diversas reuniões e treinamentos pedagógicos…
h) Muitas vezes seus horários te farão passar o dia todo na faculdade, e parte da noite também (é bem fácil ficar na faculdade bem mais de 8 horas por dia).
Vantagens:
a) Cronograma definido no início do ano;
b) Férias garantidas (porém sempre em temporada);
c) Menos estresse do que trabalhar em empresa (mas se não gostar de dar aula, pode até ser mais estressante).
d) Emprego estável;
e) Bom salário (muito dificilmente excelente).
f) Não é difícil você ter horários livres no meio da semana.
Eu conheço profissionais de TI aposentados, mas aposentados em termos, pq acabam voltando a fazer outras coisas.
Tem aqueles casos de gente que realmente optou por mudar de área.
Não acho que se deva medir as coisas em termos financeiros, embora cada um saiba o que é importante pra si. Eu tenho 33 anos e ando bem cansado mesmo dos projetos de software. E por isso já tive ideias de forçar uma aposentadoria da área de TI. Claro que eu seria mais um daqueles casos de gente que saiu para fazer outra coisa, ou seja, não se aposentou por tempo de trabalho ou idade como profissional de TI.
Uma ideia minha é seguir uma carreira parecida com a que o Vini descreveu. Concordo que isso não é se aposentar totalmente da área mas independente dos desafios que uma profissão na educação tenha, acho muito difícil a comparação com quem vive em projetos de software.
Também acho que se aposentar e ir para uma profissão apenas por fuga não é uma boa. Tem que gostar. E no meu caso, assim como o colega anterior, eu gosto de dar aula e sempre quis fazer isso. A diferença é que antes eu planejava fazer isso apenas quando estivesse milionário com TI. Como já não tenho essas pretensões, pretendo me aposentar de TI. Até porque, embora um profissional da educação ganhe muito menos do que mereça, acho que se consegue ganhar salários muito bons. Não ótimos, como o amigo Vini citou.
ViniGoy, você citou salários não excelentes, apenas bons, mas creio que dependa da instituição, de seu tempo de carreira dentre tantas outras coisas. Estudo em uma grande instituição católica que está presente em todo o Brasil(prefiro não citar o nome explícito embora a obviedade), aqui no RS e o que se conta é que tem professores, com muitas titulações e com mais de vinte anos de sala de aula, é verdade, ganhando em torno de R$20.000,00 pra cima ainda. Sem citar bolsas de projetos etc.
Resumindo creio que professor em uma instituição com plano de carreira sólido e com toda a dedicação que envolva a carreira, pode alcançar um salário desse nível que citei. Um salário muito acima da realidade dos profissionais de TI “comuns”.
Duvido que chegue a tudo isso - e em todos os meses. Dou aula na mesma instituição, mas no Paraná.
E duvido mais ainda que os novos professores cheguem a ganhar tanto algum dia.
Provavelmente os mais bem remunerados ocupam também cargos administrativos e tem muito trabalho. Sem falar que, como em qualquer empresa são poucos que chegam a cargos assim. Finalmente é bom medir pela regra] não peka excessão. Existem programadores que ganham mais de 20k também… mas quantos você conhece?
Aliás tópicos como esse as vezes passam a impressão que muita gente quer emprego, mas não trabalho.