Você me aconselharia aprender Java?

Olá, sou Lucas Rodrigues, participei do forum hoje. Eu tenho 13 anos, mais gosto muito de HTML e CSS ( :lol: ). Porem eu somente sei isso, quando tinha uns 8 anos que começei a ‘descobri’ o HTML e depois com 12 anos eu baixei um programa Dreamweave CS4, assim descobrindo mais coisa ( Div Class, por exemplo) e bastante coisa de CSS que nunca tinha visto (ou raro). Então eu comprei um livro de HTML e CSS, apenas para ver se realmente sei HTML e CSS. O livro e da editora Alta Books e é recomendado para Iniciante e Intermediario, mais eu sei basicamente tudo (80%).

Como dito anteriormente, eu somente sei HTML e CSS. Não sei nada sobre outras liguagens como tais: C#, C+, C, C++ ou aqueles PHP, SLQ… :cry:. Porem agora quero aprender o JAVA, mais não sei se vou conseguir. Eu não consigo ler um livro ou algo semelhante no computador (ou seja na frente do PC). Apenas com um livro Fisico com folhas, capas… (não adianta ser Xerox). É isso me empede de aprender muito sobre JAVA, já que em maioria das coisas estão disponiveis na internet.

Digamos que não sei nem o que é API e também não sei como faz para o aquivo .java ou .js ir para rede (acho que é FTP, mais não sei). Eu começei a ler as apostilas (http://www.caelum.com.br/apostilas/) e nessa mesma que encontrei este forum. Fiz 2 perguntas (identicas) no Yahoo Pergunta e me recomendaram ler a apostila e o livro “Como Programa em Java - Deitel Edicao 8” queria saber se neste todo o caso (de ter ‘pouco’ conhecimento em outras liguagens) você também me recomendão este livro, e se voces sabem um livro bom (semelhante) mais barato porque é R$250,00 :shock:. Aqui niguem vai querer me da este livro porque acham que é pura idiotice. Tambem acho, mais eu tenho muita curiosidade em aprender esta ‘liguagem’. - Uma coisa que me complica muito é a velocidade de minha internet baixa (Vivo 3G de 4GB) e também a falta de conhecimento em editores de fotos, essencial para criar paginas (e pessoas que sabem, e queram ajuda ‘de graça’).

:arrow: Então, vocês do forum me recomendaria aprender JAVA?
:arrow: Agradeço desde já!
:arrow: Desculpe pelo erros de portugues possivelmente existentes!

  • Se alguem também puder tirar uma duvida… Qual e a diferença entre Java e JavaScript? Quando você sabe JAVA você sabe JAVA SE e JAVA ME (ou seja são semelhantes?) ?

Java e JavaScript são duas linguagem completamente diferentes.
O JavaScript deveria ser chamado de ECMAScript, mas como o Java estava em alta na época, resolveram deixar a sintaxe um pouco mais parecida com a do Java e dar um nome que “vendesse” mais.

Se você só consegue ler livros em papel, compre um livro em papel. O java como programar do Deitel é um bom livro para quem não sabe absolutamente nada de programação.
Outro bastante indicado, e um pouco mais barato, é o Use a Cabeça Java!

Muitas vezes aparece gente querendo vender esses livros aqui no fórum, usados, a preços bem mais baixos. Fique de olho.

As apostilas da Caelum também são um ótimo caminho para se começar.

Quanto a velocidade da sua internet, nem vou comentar nada. A minha é de 600KB.

[quote=ViniGodoy]Java e JavaScript são duas linguagem completamente diferentes.
Outro bastante indicado, e um pouco mais barato, é o Use a Cabeça Java!
[/quote]

Faço do vini minhas palavas… Mas aconselho que compre e leia primeiro o Use a Cabeça Java. A leitura é facil e divertida. A didatica do Use a Cabeça é feita para vc entender o que é o Java.
Depois vc parte pro deitel…

Boa Tarde Inkeliz a respeito do livro vce pode comprar pelo mercado livre em suaves prestações. sugiro se vce recebe mesada vce faz uma troca com seus pais ele compra o livro em vez de dar mesada , mas não desista vce esta no caminho certo um abraços

Mais andei vendo em outro foruns, na Web, e dizem que o “Use a cabeça - java” não é muito ‘legal’. * Eu pesquisei tanta coisa em tão pouco tempo que posso ter me confundido… *
Eu lembro que em mais de 5 topicos, falaram que o “Use a cabeça - java” esta com uma tradução não muito legal :S

De mesmo jeito obrigado pelas respostas! Acho que vou no JavaScript e depois no JAVA (para mim era igual ou semelhante :cry: ). Quando eu começar no JAVA eu volto aqui! :smiley:

Primeiro,

querer aprender uma, ou mais, linguagem de programação não é idiotice não cara. Saiba que poucas pessoas tem a capacidade de entender a lógica básica de programação, quanto mais dominar uma linguaguem, qualquer que seja ela. Se alguem lhe falar que é idiotice mostre para ela exemplos como Google, Facebook e Amazon. Nenhum advogado, juiz, medico ou engenheiro civil tem tanto dinheiro quanto os caras que fundaram essas empresas (em acho =P ). É comum ver pessoas tratando nossas profissoes como idiotice ou coisa de nerd, geek, etc… Não é! =) Hoje em dia o mercado necessita muita mais de pessoas da área de TI do que advogados, medicos, etc.

Você ta começando novo, tem muito tempo para aprender muita coisa. =) Vá em frente que terá futuro.

Sobre os livros, eu vi o pessoal aqui no tópico recomendando dois livro, “Java Como Programar” e “Use a cabeça - Java”, são dois livros muito bons para quem está começando. Eu particularmente prefiro o livro do Deitel. Uma dica, se não for possível comprar a 8ª edição, compre um edição anterior (a minha é a sexta). Mesmo sendo uma edição mais antiga vai lhe ensinar muito sobre a linguagem.

Outra dica, va com o tempo tentando ler coisas pela Internet, apostilas, exemplos e forums como esse. Ajudam muito no aprendizado. Dependendo da cidade onde morar, procure cursos… Caelum é referência em cursos Java, desde o básico até o mais avançado.

É isso ai, desista não…
Abraços.

Sua história é bem parecida com a minha :smiley:
Também conhecia HTML e CSS e resolvi me aventurar no Java sem nenhum conhecimento de lógica ou algoritmos (nessa mesma idade que você!)

Nessa situação recomendo Java como Programar do Deitel porque ele ensina também algoritmos e lógica usando Java. O Use a Cabeça! é melhor para quem já tem conhecimento de outras linguagens de programação.

Não tem livraria na sua cidade? Você possa passar em uma, dar uma folheada nos dois livros, e ver qual você acha mais legal.

De uma forma geral, acho a linguagem do Deitel meio maçante. Prefiro o Core Java.

Obs.: Javascript é uma linguagem que roda no lado client, ou seja, no browser. Já o Java, é mais comum ser usado no lado server.
Se vai aprender a programar para web, acho importante aprender alguma linguagem para rodar no lado server e tb uma linguagem para rodar no lado client. No caso do lado client, Javascript monopoliza o mercado e é praticamente absoluto… então melhor aprender Javascript para lado client.
Geralmente, para aplicações web, o núcleo do programa costuma ser feito no lado server pois é aonde você vai poder armazenar dados (usando um servidor de banco de dados - SGBD) e tratá-los para enviar ao cliente (browser) apenas o necessário.

[]s

[quote=iogui]De uma forma geral, acho a linguagem do Deitel meio maçante. Prefiro o Core Java.

Obs.: Javascript é uma linguagem que roda no lado client, ou seja, no browser. Já o Java, é mais comum ser usado no lado server.
Se vai aprender a programar para web, acho importante aprender alguma linguagem para rodar no lado server e tb uma linguagem para rodar no lado client. No caso do lado client, Javascript monopoliza o mercado e é praticamente absoluto… então melhor aprender Javascript para lado client.
Geralmente, para aplicações web, o núcleo do programa costuma ser feito no lado server pois é aonde você vai poder armazenar dados (usando um servidor de banco de dados - SGBD) e tratá-los para enviar ao cliente (browser) apenas o necessário.

[]s[/quote]

Ixi, não intendi nada! :frowning:

  • Mais valeu mesmo assim, eu baixei o Use a cabeça JavaScript para ver como é, nossa não gostei, mais… Se alguem souber JavaScript ai e me recomenda um livro melhor… Porque se for numa livraria exemplo, vai ter usn 6 livros de JavaScript por exemplo, não vou saber qual é ‘melhor’ mesmo vendo todos… * o Java tem mais, deve ter uns 10+ diferentes *

rs…

Certo, vamos com calma.
Primeiro descubra se você gosta de programação.
HTML não é uma linguagem de programação. É uma linguagem de marcação de hipertexto. Você não constroi comandos lógicos com ela. Apenas estrutura uma pagina web para exibição no navegador.
Linguagens de Programação por outro lado possuem estruturas de laços e testes lógicos que permitem a construção de programas com o uso de lógica de programação.
Para saber se você vai gostar disto, pode ser com Javascript mesmo.
Procure algum bom livro ou um tutorial e comece a fazer alguns testes.
Não conheço bons livros de Javascript pois tudo que sei, aprendi na web e na prática. Tutoriais, seminários, videos, etc.

Uma coisa que me abriu um mundo novo no Javascript foram os vídeos do Douglas Crockford só que eles estão em inglês e acho que não são pra um iniciante. De qualquer forma vou compartilhar aqui pra quem quiser ver (recomendo fortemente):
http://video.yahoo.com/watch/111593/1710507

Também dei uma fuçada na web e descobri um post num blog onde o cara indica como começar a aprender Javascript e ele parece saber do que está falando então, segue aqui:
http://www.brunocarvalho.com/2010/10/13/como-aprender-javascript/

Depois tb vou dar uma fuçada neste material.

[]s

eu “não recomendo” fortemente o DEITEL para quem está aprendendo, considero-o um péssimo livro para aprendizado, mas um excelente livro de consulta.

Basicamente ele fala tudo no que se propõe, mas é massante, uma leitura demorada, pesada, ele demora muito para falar mesmo as coisas mais simples, considero-o difícil você ler ele todo e ir seguindo e aprendendo, bastante desestimulante, mas como livro de consulta é ele é ótimo por que… bom explica absolutamente tudo sobre os assuntos nos quais aborda…

um que me parece ser bom é o use a cabeça java, por que me parece ter uma didática bem melhor, mais leve, mais facil, de aprendizado mais facil mesmo…

considero que esse é melhor “para quem quer aprender a linguagem”, por que o foco dele é na didática, o que me parece ser diferente do deitel.

Realmente es um genin bem interessante,
mas eu te aconselho a mudar os teus habitos e costumes desde criança mesmo, mais vale endereitar a arvore enquanto pequena do que depois de grande. as minhas dicas são as seguintes:

1- obrigatorio :smiley: :smiley: :smiley:
tens que te habituar a ler material digital ( pdf, .doc, html, etc), excepto se fores rico ( passar a vida a comprar livros é complicado, mas é um bom metodo de estudo,) comprar toda a hora livros vai gastar muito dinheiro, ou deves intercalar entre livros e material digital.

É por isso que eu geralmente só recomendo ele para quem não sabe absolutamente nada de programação.

se nao tiver a livraria, vc usa o google reader muitos livros, tem alguns capitulos disponiveis lá e vc pode ter acesso e ver se gosta, bem a serie “use a cabeça” é muito dificil achar alguem que nao gosta, eu recomendaria, qualquer livro deles. Já o DEITEL, para iniciantes nao sei se seria boa opcao. a linguagem usada no livro pelo autores eu nao sei uma das melhores.

Oi,

Estude Java :stuck_out_tongue: ,mas acoselho a estudar Lógica de Programação primeiro,assim quando entrar na linguagem será mais facil.

Nesta página tem uma apostila muito boa…http://www.guj.com.br/java/230067-qual-linguagem-estudar-/2#1181534

Boa sorte!

É por isso que eu geralmente só recomendo ele para quem não sabe absolutamente nada de programação.[/quote]

por ele ser um bom livro de consulta, falar tudo nos assuntos em que se propõe, mesmo tendo essa didática ruim? Não querendo ser chato nem nada mas… qual a vantagem (no caso especifico de alguém que está aprendendo)?

Amigo…

Livros:

Use a Cabeça! Java (Para entender mesmo o Java e a Orientação a objetos)
Deitel - Consulta (Livro de Cabeceira)

Uma coisa que eu digo é:
Antes de aprender a linguagem vc deve aprender (ou pelo entender) o paradigma de programação para o qual ela foi criada, ou seja, se vai aprender Java, primeiro veja o que é Orientação a Objetos…se vc estudar Java como se fosse um C, sinceramente não vai prestar.
Use a Cabeça! Java resolve tudo isso, pois ele ao mesmo tempo que fala de Java ele apresenta os conceitos mais importantes de Orientação a Objeto.

Espero ter ajudado.

Quando tiver craque, da uma olhada em JSP & Servlets (um bom livro para ler depois de aprender Java de maneira concisa é o Use a Cabeça! JSP & Servlets).

Que bom que vc é novinho e tem animo para aprender programação, isso é um pouco raro.

Flw man, bons estudos!

Tô me sentindo velho de ter começado direto com Java e com 18 anos :shock:

hehe grande vinny godoy. ainda joga perfect world? rsrs forte abraço amigo.