Você organiza seu tempo?

Olá,

Estou abrindo este tópico pois acredito que muitos têm problema com o tempo, ou com a falta dele.

Quem consegue organizar seu tempo, mesmo na correria e com muitas coisas a fazer? Se consegue, como você faz?

Outro dia eu assisti uma palestra do Scott Hanselman que trabalha na microsoft e eh bem conhecido no mundo ASP.NET.
Ele disse algumas coisas que eu achei muito legais, por exemplo:

• Coloque um parte do seu dia pra ler e responder emails, tipo 30 minutos, depois vc nem abre o email.

• Criar filtros no seu email, ele disse que os unicos emails que ele realmente precisa ler sao os dos chefes, o resto pode ficar pra depois

• Os emails que ele le com prioridade sao os emails que vao diretamente pra eles, emails que tem copia pra outras pessoas tb podem ficar pra depois.

• Acesso a internet tb eh bem limitado, isso eh um pouco dificil pra quem trabalha com informatica porque a gente precisa sempre pesquisar alguma coisa, mas talvez seja uma boa ideia tentar usar a internet somente profissionalmente. Nada de forums, pagina uol, etc etc.

• Nada de facebook, orkut, msn ou twitter no trabalho, parece que nao mas essas coisas distraem muito e prejudicam muito a produtividade.

• Como eu disse acima, se dedique a uma tarefa de cada vez, parece que nao, mas a produtividade eh bem maior. Se vc faz duas ou tres coisas ao mesmo tempo, ou vc vai demorar mais tempo pra entregar tudo ou vai entregar em tempo porem mal feito.

Independente do trabalho, eu tenho uma rotina bem definida e eu so mudo ela quando eh um caso muito especial. Eu praticamente tenho dois trabalhos, sou desenvolvedor e musico, so isso eh coisa pra caramba pra fazer, junta tudo com namorada, estudo (sempre tem que estudar em TI), etc etc… Seria impossivel conciliar tudo se eu nao tivesse bastante disciplina. Entao eu tenho usar o meu tempo da forma mais eficiente possivel tanto no trabalho como fora dele.

Outra coisa que eu fazia antigamente e nao faco mais eh ficar acordado o maximo que eu aguentava pra fazer coisas, estudar… isso eh besteira, porque no dia seguinte eu nao tinha energia nem disposicao pra fazer nada, tem um preco que se paga quando se faz isso.
Entao eh melhor se nao der tempo de fazer tudo num dia, deixa pro proximo dia, descanse e relaxe. Eh sempre bom iniciar o dia com disposicao, voce pra trabalhar muito melhor, mais focado.

//Daniel

Eu não uso, mas tem gente que gosta da Pomodoro Technique

Gestão do tempo é uma arte muito difícil rs

Estou tentando definir timebox para o que vou fazer no dia ou semana, assim faço uma organização prévia do que posso fazer, já colocando tempos extras que geralmente “perdemos” mesmo, entre os intervalos.

Mas confesso que ainda não estou nem perto do que gostaria de conseguir fazer em termos de organização com o meu tempo.

[]s