Você sabia que a profissão de Engenheiro de Software foi regulamentada? Mas isso é bom? Ou é apenas mais um orgão querendo embolsar nosso dinheiro?

Agora a engenharia de software é regulamentada. E o CREA é quem vai fiscalizar.

Link da resolução:

Vamos agora poder “ostentar” nossa carteirinha do CREA, desde que é claro pagarmos a entidade e passar por um exame. Mas quais os benefícios reais vamos ter?

Será que essa entidade tem a competência pra fiscalizar uma área complexa e que muda constantemente como a área de computação?

A sociedade brasileira de computação já emitiu uma carta aberta ao CONFEA-CREA, sinalizando diversos pontos incoerentes da regulamentação. Vale a pena tomar conhecimento e emitir sua opinião.

http://www.sbc.org.br/files/CONFEA-Eng-Software.pdf

radicalmente contra por principio, final:

Completamente contra. Qualquer tipo de regulamentação é prejudicial, aumenta custos e burocracia com um propósito bonito no papel, mas ridículo e controlador na prática. Todo mundo sai mais pobre.

Acho ridícula a ideia de ter que regulamentar para acabar com “pseudo profissionais”. Todo mundo deve ser livre tanto para exercer a profissão como para cobrar o tanto que desejar pelo seu serviço. Quem decide comprar ou não é o cliente. Ele é o patrão de verdade. Ninguém é obrigado a comprar meu serviço caro e qualificado quando há um barato e “menos qualificado” (mas que resolve seu problema) disponível. A ideia de utilizar o estado para forçar as pessoas a darem valor ao meu trabalho é completamente ditatorial e egocêntrica.

No Brasil é isso que temos, vários mini-ditadores querendo impor a própria vontade nos outros através do estado.

Eu estou curioso sobre como o ViniGodoy responderia este tópico:

Eu afirmo isto porque o ViniGodoy disse que recebeu uma contra-argumentação interessante sobre o texto dele e também disse que infelizmente o autor dessa contra-argumentação (que recorreu ao anonimato), tentou fazer FUD sobre a pessoa dele, ao invés de rebater os argumentos dele, dizendo que “ele não leu a lei”, no bom e velho estilo de “vamos tentar fazer o atacante parecer ignorante, para dizer que o que ele fala não é válido”.

Só defendo a não regulamentação quem não é Engenheiro de Software.

Eu concluí a graduação de bacharelado em Engenharia de Software em dezembro de 2018, e mesmo já sendo tecnólogo em Gestão de TI, tecnólogo em Análise de Sistemas, e bacharel em Sistemas de Informação, e pude entender a diferença da engenharia de software com outras áreas de TI.
é mais do que justo, e óbvio, que uma área com o nome de Engenharia fosse ser filiada ao CREA, ou deveria se filar ao o que? ao CRM? ao COFEN?

O CONFEA foi bem claro tanto no projeto, como na resolução, de que temos diversas disciplinas no curso de engenharia de software com o nome de engenharia, diversas disciplinas comuns com outros cursos de Engenharia, os semelhantes se atraem, e hoje temos um conselho para tanto nos cobrar, como defender.

Somos cobrados por nossos erros, e somos defendidos no nosso exercício profissional.

Imagina um avião sendo pilotado por piloto sem brevê? Um leigo fazendo cirurgia cerebral? Um navio sendo conduzido por um leigo?

TI não é brinquedo.

Softwares críticos, podem provocar tragédias e mortes.

Os programadores de páginas de códigos são muito importantes, mas não servem para ser engenheiros de software, porque “o buraco é mais embaixo”; tem que passar pelo calvário da universidade, para se registrar no CREA.

Eu graduei-me com 58 anos, a maioria dos que está chiando deve seguir o meu caminho, e se unir a nós engenheiros de software, tornando-se um.

A engenharia de software é legalizada em muitos países, e muitas empresas contratam solicitando o diploma.

Os tempos mudaram, saímos da época da bruxaria em TI, para uma nova era, de comprovação do conhecimento, sem diploma, vai ficar difícil e impossível sobreviver no mercado de trabalho.

Acho que você quis dizer: “Regulamentada” Fiquei curioso: Quais são os países? Qual é o órgão
que fiscaliza e como funciona? Você sabe como funciona nesses países?