O título do tópico já é autoexplicativo.
Sou estagiário em uma grande empresa, multinacional pra ser mais específico…
E a preferência depende.
Empresa pequena é legal pra crescer rápido, atualmente elas são promissoras. Porém geralmente o mercado é limitado pra essas empresas…
Já empresas grandes te possibilitam boas referências no currículo. O crescimento não é tão rápido, mas as responsabilidades são maiores, o que te gera um maior reconhecimento…
Já trabalhei nas 2 e posso te responder pela minha visão:
- Trabalho em Projetos e aquela que me oferecer a melhor oportunidade de projetos bacanas é a que eu vou.
O início da minha carreira foi um pouco diferente, eu normalmente saía de uma empresa pra outra pelo $$… Mas nos últimos 4 anos que ele não é a prioridade na minha lista de escolha.
Veja o que o motiva e tanto faz se a empresa é grande ou pequena, corra atrás.
Tenho um amigo que só trabalha em empresa de nome, ele decidiu isso, ele ama o corporativismo e acha até legal a hierarquia de algumas empresas, eu saí da empresa de nome (a mesma que ele estava) pra ganhar menos e ajudar a fundar uma Startup. Não me arrependo e nem nunca me arrependi 1 único segundo sequer.
O que eu perdi (ao meu ver):
-
Força no currículo quando quiser entrar em outra grande empresa conhecida, pois elas valorizam esse tipo de experiência;
-
$$. Apesar de ser um “pouco” menos (R$ 400,00/mês em média pra ser mais exato);
O que eu ganhei:
-
Força no currículo quando quiser entrar em outra empresa que está iniciando;
-
Tempo, pois estou em regime de 70% home Office e não preciso mais passar 2 horas/ dia no trânsito;
-
Liberdade de decisão pra ajudar a definir os novos rumos do negócio, indicando novas práticas, tecnologias e até mesmo funcionalidades;
-
Capacidade de me virar sozinho ou no máximo com uma pequena ajuda de um amigo que está junto na empreitada. Antes eu tinha o ARQUITETO que definia os rumos e dava pitaco no que ele achava que era “O MELHOR”. Fora que a maior parte do tempo (99% sem exageros) corrigindo problemas e dando manutenção em código já feito;
Enfim, é bem pessoal e você deve mesmo avaliar seu perfil e o que quer. Como você já sabe, não há CERTO ou ERRADO;
Tenho o mesmo pensamento do adriano_si. Eu trabalho em projetos, e vou atrás dos projetos que mais agregem conhecimento e reconhecimento para mim. O salário e os benefícios são apenas consequencia.
Mas vocês não concordam que, no geral, uma grande empresa tem sempre uma organização melhor? Fiz a pergunta porque sempre trabalhei em empresa pequena e estou cansado do amadorismo de muitas delas. Pessoas que não sabem programar, pessoas que fazem gambiarras nojentas, pessoas que enrolam clientes, enfim, estou pensando seriamente em me preparar para conseguir algo numa grande empresa. Será que numa grande empresa isso ocorre com menos frequência?
Amadorismo existe em todo lugar… já trabalhei em uma empresa pequena, que prestava consultoria para uma empresa de grande porte, e o amadorismo era, em maioria, da empresa “grande”.
Ja trabalhei também em multinacional, era “ótimo trabalhar lá” tirando os projetos, sem contar toda aquela “cultura organizacional” e bla bla bla.
Eu prefiro trabalhar em empresas menores, pois você tem mais facilidade para fazer mudanças na organização… empresas grandes são boas quando tem uma cultura de mudança legal, o que não acontece na grande maioria.
Essa é a minha opnião, baseada na minha experiência.
[]'s
[quote=Maracuja]Ainda quero adicionar, acho a experiencia de uma pequena empresa, muitas vezes muito enriquecedora; por exemplo no meu caso, foram experiencias muito boas. PQ?
Porque em uma empresa pequena, por exemplo, vc pode ser a pessoas que vai em uma Reuniao com cliente para definicao de requisitos, pode tambem ser o cara que vai fazer algum projeto e depois tambem vai implementa-lo; e quem sabe ate implanta-lo, dar algum treinamento e etc, literalmente “pau pra toda obra”. Em empresas grandes vc tende a ter, figurativamente falando, “uma pessoa para apertar cada botao”.
E possivel dar uma boa vitaminada em suas qualificacaos sendo um faz tudo, vai ajudar a ter uma visao de alto nivel no futuro. Bom, pelo menos no meu caso acho que ajudou bastante.
PS: Porem nao se esqueca, no fundo e no futuro ninguem poder ser uma faz tudo para sempre, e preciso ser um bom especialista em algo; e e irreal e impossivel ser um especilista em tudo
[]'s[/quote]
Concordo, isso é uma boa mesmo!
Adianta manjar de web e não ter um conhecimento legal em analise de negócio, banco de dados e redes, por exemplo?
Empresa grande e que atividade fim não é TI. Preferência por grande pela maior divisão das competências, além de maior distância da diretoria e presidência, o que blinda de pressão. E preferência que não seja empresa de TI por não gostar do ambiente muito compenetrado de software houses, além de manias de “framework caseiro” padrão para todos os projetos.
As experiências que eu tive, quanto maior a empresa pior.
Grandes conselhos Maracujá, gostei do que disse!
A questão da gambiarra eu vou te dar um exemplo. É infame, mas é um exemplo bem válido.
Citei acima o PeopleSoft, pois trabalho com isso(temporariamente)…
Enfim, não preciso entrar em detalhes da plataforma, mas existe diversas funcionalidades e páginas já “pré-fabricadas”, que muitas vezes necessitam de customizações conforme demanda do cliente.
PeopleSoft é da Oracle, não precisando nem falar da força e influencia que a mesma tem…
Você não tem noção do que é fazer customização em código padrão PeopleSoft. A Oracle contrata indianos preguiçosos(não é preconceito, é realidade), que tem até a sem-vergonhice de escrever no CORE de certas funcionalidade o seguinte comentário: “Please, don’t touch here. It runs, only god knows how…”
Isso quando escrevem. Já cheguei a ler mais de 500 linhas de código num único dia e não encontrar uma única linha de comentário no meio…
Entendeu o problema da gambiarra?
Grande parte das manutenções de código na empresas de TI são pra refatoração. É realinhar os espaguetes da macarronada, entende?
Ruttman, não associe comentários com bom código. Bom código, inclusive, precisa ser legível sem comentários.
[quote=Vina][quote=Ruttmann]
Isso quando escrevem. Já cheguei a ler mais de 500 linhas de código num único dia e não encontrar uma única linha de comentário no meio…
[/quote]
Ruttman, não associe comentários com bom código. Bom código, inclusive, precisa ser legível sem comentários.[/quote]
Concordo. Na melhor empresa que trabalhei (era pequena e valia a pena, e olha eu me contradizendo aqui), meu chefe não permitia comentários no código pois “segundo as boas práticas de programação, comentários no código são lixo. tudo que se refere ao sistema deve ser discriminado na documentação”.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
[quote=Vina][quote=Ruttmann]
Isso quando escrevem. Já cheguei a ler mais de 500 linhas de código num único dia e não encontrar uma única linha de comentário no meio…
[/quote]
Ruttman, não associe comentários com bom código. Bom código, inclusive, precisa ser legível sem comentários.[/quote]
Pra você ver que o negócio tá tão ruim pro meu lado que se com comentários já é ruim de ler o código, imagine sem!
Enfim, comentário é uma questão pessoal. Eu gosto de um código legível e comentado. Já consegui entregar manutenções muito mais rápido por conta de um código bem comentado, pra mim acaba agilizando o processo.
Vou citar o que considero diferenças principais (alguns pontos foram mencionados em outros comentários)
- Nas empresas grandes os salários e benefícios costumam ser maiores, em parte porque a própria receita delas é maior, em parte porque o sindicato pega mais no pé delas.
- Pequena empresa são melhores para aprender, porque você acaba sendo pau pra toda obra e a integração entre equipes é maior.
- Empresas grandes deixam o currículo atraente para que você possa arranjar emprego em outra Empresa Grande
- Em empresa pequena mudar de direção na carreira é mais fácil, por exemplo, ir de ADM para TI, ir de Suporte para Desenvolvimento, etc
- Em empresas grandes, por ser tudo muito dividido, especializado e engessado, muitas vezes você vai passar stress porque tem que resolver um problema e fica de “mãos atadas” precisando de uma informação ou permissão que não sabe onde encontrar, ou tem um longo caminho burocrático para conseguir (a solução continua sendo cobrada de você)
- Empresas pequenas possuem um ambiente mais familiar, todos se conhecem. Na empresa grande é tudo mais frio, é normal você não saber o nome do cara que fica do seu lado (porque não são da mesma equipe, apenas dividem aquele espaço enorme cheio de baias, parece uma granja cheia de frangos rs)
E por último, mas não menos importante:
- Em uma empresa grande aumentam muito as chances de alguém roubar sua cadeira, os delinquentes contam com o anonimato e a falta de entrosamento entre as pessoas para saírem impunes.
- Na empresa pequena a pressão para ir na festa de fim de ano é maior, todo mundo sabe quem está lá e quem não está e muitas vezes o dono da empresa intima cada um a comparecer. Na empresa grande como tudo é impessoal fica mais fácil escapar desse mico anual.
[quote=Maracuja][quote=Ruttmann]
A Oracle contrata indianos preguiçosos (não é preconceito, é realidade)…[/b]
[/quote]
Desculpe-me, mas achei seu comentario preconceituoso.
So para esclarecimento, trabalho com muitos Indianos atualmente, eles sao tao capazes quanto qualquer outra pessoa de qualquer nacionalidade. Alias, trabalho com alguns estupidamente competentes. Existem pessoas boas e mas, competentes e incompentes… sao so pessoas diferentes. Alias, o que eu ja vi de Brasileiro preguicoso… nao e mole nao… hehehehe
[]'s
[/quote]
Não falei nenhuma vez que os indianos não são capazes…
Disse que contratam indianos pra poder pagar mais barato, e que os mesmo são preguiçosos. Ambientei a situação dentro do escopo do PeopleSoft, porque realmente é a realidade.
Não quis dizer que todo indiano é preguiçoso. Muito pelo contrário, eles fazem o mesmo que a gente, mais rápido e ainda cobram menos…
Eu ja trabalhei em empresas grandes e pequenas tambem; Para mim nao faz diferenca nenhuma (nao tenho preferencia), grosseirmente eu analiso somente duas coisas:
- O projeto e interessante e vai me deixar feliz e satisfeito.
- O salario me deixa satisfeito.
Todo o resto sao detalhes menores a meu ver.
Organizacao melhor? Talvez. Mas tambem geralmente existe uma burocracia muito maior para qualquer coisa.
Ser pequena nao significa ser amadora, talvez vc tenha trabalhado em uma pequena emrpesa amadora apenas.
Isso existe em qualquer lugar, na verdade acho que empresas grandes se encontram muito mais pessoas assim, simplesmente pelo fato de serem mais burocratias, complexas e etc, eu mesmo ja vi MUITOS casos de pessoas incompetentes em grandes empresas, e as vezes levam anos para serem descobertas, isso quando sao descobertas. Ja vi literalmente muitas pessoas que eram como vasos, conseguiam ficar no canto delas anos sem fazer absolutamente nada, sem contribuir, mas tambem sem fazer cagadas claro. Geralmeente em empresas pequenas, com muito mais frequencia vc precisa literalmente “chamar a responsabilidade” para si.
Acho que aqui, numa empresa grande isso tende a naos acontecer com frequencia, afina, nao pode se tornar um grande player enganando clientes. Acho que apenas vc estava em mas empresas pequenas.
Agora se vc nunca trabalhou numa grande empresa, vai fundo, vai ser uma boa experiencia.
[]'s
Ainda quero adicionar, acho a experiencia de uma pequena empresa, muitas vezes muito enriquecedora; por exemplo no meu caso, foram experiencias muito boas. PQ?
Porque em uma empresa pequena, por exemplo, vc pode ser a pessoas que vai em uma Reuniao com cliente para definicao de requisitos, pode tambem ser o cara que vai fazer algum projeto e depois tambem vai implementa-lo; e quem sabe ate implanta-lo, dar algum treinamento e etc, literalmente “pau pra toda obra”. Em empresas grandes vc tende a ter, figurativamente falando, “uma pessoa para apertar cada botao”.
E possivel dar uma boa vitaminada em suas qualificacaos sendo um faz tudo, vai ajudar a ter uma visao de alto nivel no futuro. Bom, pelo menos no meu caso acho que ajudou bastante.
PS: Porem nao se esqueca, no fundo e no futuro ninguem poder ser uma faz tudo para sempre, e preciso ser um bom especialista em algo; e e irreal e impossivel ser um especilista em tudo
[]'s
Desculpe-me, mas achei seu comentario preconceituoso.
So para esclarecimento, trabalho com muitos Indianos atualmente, eles sao tao capazes quanto qualquer outra pessoa de qualquer nacionalidade. Alias, trabalho com alguns estupidamente competentes. Existem pessoas boas e mas, competentes e incompentes… sao so pessoas diferentes. Alias, o que eu ja vi de Brasileiro preguicoso… nao e mole nao… hehehehe
[]'s