Você trocaria TI por Engenharia Civil ?
Eu não trocaria, afinal é a minha área e é o que eu gosto de fazer, então no meu caso não.
Se você tiver aptidão por Engenharia Civil, troque sim.
Vamos supor que eu tenha novamente 16-19 anos de idade e estivesse fazendo uma das primeiras grandes escolhas da minha vida, que é que curso fazer (ou seja, já teria feito outra escolha, que foi decidir fazer ou não fazer um curso universitário),
Vamos supor que eu não esteja sendo movido por um desejo específico, nem tenho afinidade maior com um ou outro, não vá decidir emocionalmente, não tenho um talento nato sobre algo diferente como pintar ou tocar um instrumento (e se tenho, não tenho coragem para seguir esta vocação),
Ou seja, vou escolher entre TI e Engenharia Civil simplesmente, racionalmente, já descartando todas as outras opções (e são tantas…).
E, por premissa, vou trabalhar no Brasil.
Eu escolheria TI. É uma área que ainda vai se desdobrar em mais frentes, e existe ainda uma demanda aqui (e lá fora) maior que por engenheiros civis.
Aqui para engenheiro civil está saturado, exceto em algumas funções muito específicas.
Lá fora em alguns lugares tem uma demanda boa por estes profissionais, mas diria que entre os dois cursos citados, por TI é maior.
Então, entre estes dois não trocaria. E já estaria planejamento uma maneira de passar uns anos lá fora e voltar com uma bagagem diferente.
Eu não trocaria tambem . Mas pelo topico criado da a nota que voce nao tem vocação pra area de TI … Porem é uma area que esta em constante crecimento, e como foi citado a cima a uma grande demanda de profissionais, resumindo na area de TI com certeza as oportunidades podem surgi mais rapidamente, pois engenharia area esta altamente concorrente ou seja só os melhores entre os melhores estao se dando bem. Um exemplo que sempre cito nessas comparações é em relação as turmas , por exemplo na universidade que estudo todo semestre forma 20 a 30 enegenheiros civis ou abientais… ja nos cruso de TI forma 3 a 5…
Minha turma comecou com 38 aluno agora so tem eu e mais 5 isso estamos no 5° semestre de Sistemas de Informação…A dica é faça o que voce realmente gosta…
Você esta correto, estou no momento decisivo da vida, eu tenho 19 anos e estou a 2 semestres de me formar em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Eu amo a área e estudo muito e trabalho para pagar a faculdade, só que na cidade aonde moro não ha empresas de T.I oque me força a não fazer estagio. Estava em meus planos me mudar para Curitiba ou São Paulo para trabalhar na área, mais estou vendo uns comentários que estão me desanimando muito sobre a area e pior para quem tem o conhecimento que me forço cada dia mais para obter e não ter a falada experiencia, pois para me mudar para trabalhar fora eu precisaria me sustentar independentemente em outra cidade.
Meu caro,
Só se eu fosse próximo de você e conhecesse bem a sua realidade para poder te dar opiniões de forma que pudesse dizer que fossem opiniões válidas para você se calcar, mas…
…apenas baseado no fato que tenho bem mais que o dobro de milhas do que você, que nesse tempo todo já passei por muita coisa, aqui e em vários outros lugares, e que, enfim, já enfrentei este dilema uma vida atrás, o que eu posso te falar é:
Você ama a área. Então parabéns, você já começou com o pé direito, porque muita gente não sabe do que gosta, ou acha que sabe e descobre depois que não sabe nada.
Esse negócio de descobrir cedo para onde quer ir muita gente não leva a sério, ou não dá a importância que deveria ter. O fato é que, na minha experiência (e sempre será assim, destacando “minha experiência” porque a dos outros pode ser completamente diferente) quem descobre cedo o que quer E (maiúsculo mesmo) possui maturidade, vai longe mais cedo.
Certa vez tive a oportunidade de conhecer um rapaz de 16 anos que nem na faculdade estava, mas aos 15 cismou que queria aprender tudo sobre imóveis, e arranjou um emprego em uma Corretora. Aos 16 foi ele que me atendeu, embora qualquer comissão que saísse seria do corretor titular da conta. Nunca teria dado 16 anos para ele, tamanha maturidade me transmitia.
Isso foi a uns 10 anos atrás. Sei que hoje ele é Gerente Comercial em uma Construtora, comanda uma equipe, etc. Nada mal para quem tem uns 26 anos agora. E teria outros exemplos para dar, de gente jovem, com sangue nos olhos, ambição e inteligência, que bem novos já eram gestores em multi e por aí vai.
Seguindo um pouco nesta linha, é importante que você tenha pressa. Que você tenha certa impaciência e isso te faça sair de zonas de conforto e te ajude na coragem de se lançar no novo.
Mas, não adianta pressa sem maturidade e inteligência. Senão pode tornar-se só inconsequência.
Com a cabeça junto com o coração, mire alto e mire longe. Se planeje.
Não pense em salário de 1000. Pense em salário de 20.000 e, ok, “vou começar com 1000 mas isso não é o que eu quero”.
Ganhar 1 ou 2K quando se é jovem, parece tudo certo. Afinal, é você e você, e quando se é novo parece que para tudo se tem tempo. Se não for este ano, beleza, ano que vem pode ser.
Só que às vezes a vida te oferece uma estrada cheia de curvas; se fosse na linha reta com 30 você estaria ganhando X, só que chegou nos 50% do X. E agora? Vai casar, ou ter filho. Ou está pensando na casa própria… um apto bonzinho padrão na zona sul de SP, com 120 metros quadrados, nada de excepcional, custa por volta de 800 mil. Se você juntar 2000 por mês e não gastar nada, você compra um em 400 meses, ou 33 anos. É isso que você quer? Quitar o apto na aposentadoria?
Então sonhe alto e longe. E tenha pressa.
Você faz o que gosta, tem maturidade, ambição, e é chegada a hora de buscar seus objetivos.
“Estou em um lugar que não me dá o que quero”. Então saia dai.
Minha experiência pessoal de novo, eu fiz isso aos 17 anos. Dei muita cabeçada, de burradas estou cheio delas, mas nunca teria feito nada do que eu quis se tivesse ficado. Não me vi inteligente, foi um impulso, tive vontade, me lancei nisso. Muitos anos depois pude constatar que fui sim inteligente em fazer isso naquele momento.
Mas seja prático, inteligente, pondere. Para onde você vai? Terminando a faculdade. Isso depende muito das condições que você tem.
SP é um tremendo mercado. E por isso ele também é lotado de tremendos profissionais. “Tem profissional de TI ganhando 10K, 15K, 20K ou mais?!!”. Tem. Mas para chegar nessa vaga o cara tem uns skills a mais. Se você vier para cá, terá oportunidade de estudar, se aprimorar, e batalhar uma oportunidade em uma empresa bacana. Mas é uma cidade cara. Então seria legal se você tivesse um suporte.
“Este suporte existe em Curitiba”. Então analise ir para lá. Ponto. Use o dinheiro (que será pouquinho) do seu estágio para pagar um monte de coisas que você precisa, tipo aprimorar o inglês se ainda não tem, participar de cursos de extensão, etc. Se lá é o lugar que você vai ter casa, comida, roupa lavada e apoio, talvez você TENHA que começar lá. E depois que estiver com mais suporte, tentar SP ou de repente algo fora.
Seria o que eu poderia dizer para este ponto, que é um ponto inicial em uma jornada bem longa ainda.
É, quando acabar meus day-off vou sumir. Caramba, como escrevi!
Só quis ajudar, ok?
E ajudou muito. Tenho apoio em São Paulo, chato que e casa de tia, mais sacrifícios tem que serem feitos.
Fico muito feliz se o que falei te ajudou.
E vou te contar uma coisa, quando eu saí para buscar algo mais, quem me acolheu no início foi também uma tia. Aquele suporte no início foi muito importante.
E lá se vão muitos e muitos anos, e ler o que você escreveu me levou imediatamente às memórias daquela época, quando eu não tinha a mínima ideia do que aconteceria comigo e a vida que teria.
Não tenho como não me identificar com você. Desejo-lhe muita sorte e sucesso na empreitada, e encare esta como uma das grandes aventuras da sua vida.
t65 , absorvi suas palavras , muito legal esse pedaço da sua tragetoria em busca de seus objetivos…
Eu tambem tenho esses tipo de dificuldade, por exemplo moro no interior da bahia e aqui emprego na area de programação e praticamente impossivel… Os unicos lugares que geram algumas vagas é na caputal que é em Salvador-BA… Agora estou no 5° semestre e nao arrumei um emprego ainda. E todos os dias acompanho as vagas de emprego nos sites e sempre pede experiencia e tambem tenho medo de quando sai da faculdade nao ter essa tal experiencia profissional que as empresas pedem mesmo pra desenvolvedor java jr.
Porem amo a area de TI, tanto Infraestrutura como programação e me indentifiquei mas em aprender a linguagem java. Quem programa em java sabe que tudo no inicio é dificil pra caralho eu mesmo tive um certo atraso em aprender programação pois quando comecei na faculdade estava sem computador… Compre um pc no quarto semestre e eu passei muitas dificuldade, e agora tenho dificuldade em aprender a linguagem… Porem nao penso em desistir…Estou pagando ums curso na devmedia, dei uma avançada na linguagem java tipo avançei pra aprender Orientação a objetos com a logica fraca, e depois fui aprender JDBC com SWING, porem minha logica tava fraca e entao peguei reconhece que nao dominava o basico ainda…,
O que fiz agora recomecei tudo do zero é muito sofrido isso , pense ai voce começa do zero … E estou gostando da experiencia de ta aprendendo realmente os conceito com a linguagem funciona e etc…
Mas uma coisa tenho certeza Desistir nunca , Persistir sempre , cara acredite em você, como o colega citou acima pense alto… nao limite seus sonhos , nao entre na zona de conforto… Voce esta no ultimo periodo… apos concluir tenta se especializar, se arruma uma oportunidade se possivel trabalhe de graça pra obter experiencia é dificil mas as vezes esse é um passo de subi mas um degrau da escada da vida…
Valeu cara pela ajuda, você atua em que área ?
Rapaz nenuma de vez em quando , faco umas manutenção em pc… mas atualmente estou parado, so estudando … Quero um estagio como desenvolvedor , arrumei um na area de manutenção de redes mas nao quis nao…
Talvez seja cômico eu dizer; não desista, persista e aprenderás qualquer coisa, seja uma linguagem de programação nova, um idioma novo, um esporte, enfim… o segredo do sucesso é a persistência. Me formei em redes e hoje eu estou atuando na área de projetos e de programação, antigamente eu tinha uma certa aversão pela área de desenvolvimento, tive um péssimo professor com uma didática terrível fazendo com que os demais alunos também não gostassem da área. Decidi migrar pra área de desenvolvimento na qual eu pudera atuar com projetos e também com programação, hoje sei o que quero e acredito que seja o fator mais importante na vida de um profissional, tendo o conhecimento do que quer, passo dois é ter a habilidade necessária e o passo três é o comportamento, como você vai lidar diante das suas atitudes para o seu crescimento, tudo depende da ambição de cada. A dica que eu posso dar é, estude bastante e fazer muitos exercícios, após isso você tudo vai fluir com simplicidade, e você não vai quebrar a cabeça nos códigos =)