Viny, Em casos como o que você citou o que eu posso fazer é lamentar, então.
Concluo que pelo menos nisso nosso governo faz certo de ter a lei que pede preferência ao software livre, mas não obriga.
Há casos que o proprietário não chega a ser tão impactante no geral, como no caso do IntellijIDEA.
Talvez um dia o SL passe o software proprietário.
Alguns documentos oficiais sobre o tema: http://www.softwarelivre.gov.br/documentos-oficiais
Existem bons exemplos também. Pegue o MySQL, o JBoss, o Eclipse e o Netbeans. Todos são softwares livres que hoje são facilmente encontrados em setores públicos. Justamente porque são excelentes. O Linux também faz parte de boa parte da infra de servidores de instituições públicas, porque é considerado melhor, mais estável e mais seguro que o Windows.
Não vejo problema em o software livre ser usado. Só acho que tenha que ser por mérito, não por força de lei.
[quote=Jesuino Master]Viny, Em casos como o que você citou o que eu posso fazer é lamentar, então.
Concluo que pelo menos nisso nosso governo faz certo de ter a lei que pede preferência ao software livre, mas não obriga.
Há casos que o proprietário não chega a ser tão impactante no geral, como no caso do IntellijIDEA.
Alguns documentos oficiais sobre o tema: http://www.softwarelivre.gov.br/documentos-oficiais[/quote]
Até programador está pouco importando se o código da IDE é aberto, o que dirá o usuário normal.
SL é importante? É. Mas são coisas diferentes.
Pra mim SL é uma super-maratona enquanto software proprietário uma prova de 100 metros raso.
[quote=carlos alexandre moscoso][quote=Jesuino Master]Viny, Em casos como o que você citou o que eu posso fazer é lamentar, então.
Alguns documentos oficiais sobre o tema: http://www.softwarelivre.gov.br/documentos-oficiais[/quote]
Até programador está pouco importando se o código da IDE é aberto, o que dirá o usuário normal.
SL é importante? É. Mas são coisas diferentes.
Pra mim SL é uma super-maratona enquanto software proprietário uma prova de 100 metros raso.[/quote]
Rapaz, eu concordo em partes com você. O problema maior não é uma IDE, mas sim o SO de um parque de servidores ou o BD onde vão estar os dados…
Softwares para usuários não são o maior problema, mas sim para os servidores e a tecnologia usada, na minha opinião, deve sempre ser aberta para evitar “contratos malditos”
[quote=Jesuino Master]
Rapaz, eu concordo em partes com você. O problema maior não é uma IDE, mas sim o SO de um parque de servidores ou o BD onde vão estar os dados…[/quote]
Softwares para usuários não são o maior problema, mas sim para os servidores e a tecnologia usada, na minha opinião, deve sempre ser aberta para evitar “contratos malditos”[/quote]
Exato. Quanto a isso acho que o governo não vai se importar de usar uma nuvem proprietária, desde que os dados estejam seguros.
Será mesmo? Já ouvi dizer lá de dentro do serpro que a grande maioria das ferramentas são open source. Inclusive tecnologia pra desenvolvimento de software.
O SERPRO é uma área de informática. Estou falando do banco mesmo e de ferramentas como o Office.