Olá
Sou um duro crítico dos EJBs desde que estudei EJBs 1.1 e achei ultra super mega complexo além de ultra super giga problemático em termos de desempenho e administração. Mas agora depois da versão 2.0, não penso que nunca devemos usar EJBs. Acredito que em pelo menos alguns casos dos muitos que estão por aí, eles são a solução única ou a menos ruim.
Hoje o Thiago Senna colocou a seguinte observação em um ótimo post (a meu ver com este final impróprio)
Na minha opinião, não é que não se deva usar EJBs de jeito algum e muito menos esperar pelo EJB 3.0. Acho que há alguns casos em um pequeno número de grandes empresas que a melhor ou quase única alternativa é usar EJBs em toda a sua plenitude com todos os seus problemas. Há muitos outros casos onde basta usar EJBs parcialmente com apenas Container Managed Transactions Stateless Session Beans e se pode viver muito feliz. E sei que cada vez mais se constroem arquiteturas baseadas em mensagens onde cabem muito bem os Message Driven Beans.
Apesar de pensar assim e conhecer teoricamente um pouco de EJBs, nunca participei de um projeto em que diretamente codificasse EJBs. No único caso apenas fiz o deployment no JBoss de coisas prontas que nem vi direito o código. Aí me ocorreu perguntar:
:arrow: Quem já trabalhou com EJBs e qual observação positiva ou negativa pode escrever para a gente.
Quem nunca trabalhou mas souber de casos também está convidado a dar um pitaco.
[]s
Luca