Face às dezenas de frameworks MVC Java que conhecemos hoje - e a conhecida curva de aprendizado de cada um - vocês usariam a casadinha Servlets + JSP hoje em dia para desenvolver alguma aplicação do zero? Por quê?
Caso negativo, e com as modificações previstas para o JEE 6? Vocês usariam?
Moderadores e usuários, desculpem a duplicação do tópico. O GUJ não estava respondendo, e eu ainda conferi se o tópico havia sido criado antes de enviar novamente…
Se o sistema for bem modelado*, servlets e jsp serão o suficiente. Acrescente algumas boas taglibs e talvez alguns procedimentos em ajax e fica redondinho. Servlets devem servir apenas como porta de entrada do sistema e não fazer nenhuma tarefa inteligente, apenas ser um mediador entre as suas classes de negócio ao JSP. Se você fizer assim, provavelmente não precisará de outros frameworks. **
Ok, eu poderia, dependendo do caso, querer usar algo mais além disso, como por exemplo o DWR, jQuery ou scriptaculous.
Mas, coisas como struts e similares, que tentam reinventar toda a infraestrutura que já se tem com o servlet, fazem pouco sentido para mim.
Não conheço quase nada sobre frameworks como VRaptor e Mentawai, então se você quiser levar a discussão a algum destes dois, eu me abstenho.
Se, e somente se, ele for bem modelado.
** - Eventualmente pode-se usar algum framework no javascript para ajudar.
Só em casos específicos. Sei lá, tipo, tem uma biblioteca de geração dinâmica de imagens, e eu quero mostrar a imagem via internet; nenhum MVC vai resolver isso pra mim, então usarei o Servlet.
No Java EE 6, a característica mais marcante é a introdução de Servlets assíncronos (útil para disparar um processamento pesado remotamente) e o mapeamento via anotações, apesar de ainda os servlets herdarem de HttpServlet.
Eu criei esse tópico porque paguei uma disciplina na faculdade em 2008, e nela precisei desenvolver um sistema de enquetes e notícias utilizando MVC apenas com JSP + Servlets. Fazia muito tempo que não desenvolvia nada usando essa dupla, e até que deu um trabalhinho. Aí fiquei pensando que frameworks como Struts 1.x, que requerem uma curva de aprendizado tão acentuada quanto Servlets e JSP, acabam simplificando algumas coisas e complicando VÁRIAS outras.
Além disso, reparei que a quantidade de código do projeto empregado para construir os servlets e os jsps ficou baixa, pois realmente deixei toda a lógica - inclusive a validação - no modelo. Claro que as taglibs personalizadas - que são facílimas de criar, diga-se de passagem - e as expressões EL ajudaram bastante.
Bem colocado. O acoplamento é um dos pontos negativos. Ou você cria um mock de um servlet para testá-lo, ou cria uma camada de aplicação que faz a fachada com a camada de negócios. Frameworks como o VRaptor não possuem esse problema.
Uso servlets + jsp em meus projetos particulares. Junto com eles, sitemesh, jstl, hibernate, displaytag, aliados a algumas classes utilitárias minhas. Pra mim é o que basta, e tenho tido excelente produtividade…
[quote=victorwss]Eu era feliz com servlets e JSP, achava simples e fácil.
Daí um dia me colocaram em um projeto com o struts. Um monte de complicação desnecessária sem nenhum benefício em troca.[/quote]
Pois é. Aqui na empresa temos uma integração de spring + spring mvc + sitemesh + acegi + spring web flow + hibernate + dwr + displaytag + alguns que esqueci
para quem está começando essa é uma boa dupla para entender de onde vem e pra onde vao as coisas qdo utiliza-se os frameworks… é sempre bom ver os bastidores antes…