Vocês usariam Servlets + JSP hoje?

18 respostas
tnaires

Bom dia.

Face às dezenas de frameworks MVC Java que conhecemos hoje - e a conhecida curva de aprendizado de cada um - vocês usariam a casadinha Servlets + JSP hoje em dia para desenvolver alguma aplicação do zero? Por quê?

Caso negativo, e com as modificações previstas para o JEE 6? Vocês usariam?

Abraços

18 Respostas

tnaires

Moderadores e usuários, desculpem a duplicação do tópico. O GUJ não estava respondendo, e eu ainda conferi se o tópico havia sido criado antes de enviar novamente…

lrpfeliciano

Se for um projeto pequeno, porque não.

Primeiro deve avaliar qual framework atende a tal projeto, não colocar framework tal porque tá moda. Utilizar a mesma arquitetura nem pensar.

victorwss

Por mim está excelente.

Se o sistema for bem modelado*, servlets e jsp serão o suficiente. Acrescente algumas boas taglibs e talvez alguns procedimentos em ajax e fica redondinho. Servlets devem servir apenas como porta de entrada do sistema e não fazer nenhuma tarefa inteligente, apenas ser um mediador entre as suas classes de negócio ao JSP. Se você fizer assim, provavelmente não precisará de outros frameworks. **

Ok, eu poderia, dependendo do caso, querer usar algo mais além disso, como por exemplo o DWR, jQuery ou scriptaculous.
Mas, coisas como struts e similares, que tentam reinventar toda a infraestrutura que já se tem com o servlet, fazem pouco sentido para mim.

Não conheço quase nada sobre frameworks como VRaptor e Mentawai, então se você quiser levar a discussão a algum destes dois, eu me abstenho.

• Se, e somente se, ele for bem modelado.
      ** - Eventualmente pode-se usar algum framework no javascript para ajudar.
maquiavelbona

Sob condições normais de temperatura e pressão, não. Mas isso não quer dizer que nunca pudesse fazer um só com isso.

Até!

L

Só em casos específicos. Sei lá, tipo, tem uma biblioteca de geração dinâmica de imagens, e eu quero mostrar a imagem via internet; nenhum MVC vai resolver isso pra mim, então usarei o Servlet.

No Java EE 6, a característica mais marcante é a introdução de Servlets assíncronos (útil para disparar um processamento pesado remotamente) e o mapeamento via anotações, apesar de ainda os servlets herdarem de HttpServlet.

Marcio_Nogueira

sim, sem problemas. :wink:

tnaires

De forma nenhuma.

Eu criei esse tópico porque paguei uma disciplina na faculdade em 2008, e nela precisei desenvolver um sistema de enquetes e notícias utilizando MVC apenas com JSP + Servlets. Fazia muito tempo que não desenvolvia nada usando essa dupla, e até que deu um trabalhinho. Aí fiquei pensando que frameworks como Struts 1.x, que requerem uma curva de aprendizado tão acentuada quanto Servlets e JSP, acabam simplificando algumas coisas e complicando VÁRIAS outras.

Além disso, reparei que a quantidade de código do projeto empregado para construir os servlets e os jsps ficou baixa, pois realmente deixei toda a lógica - inclusive a validação - no modelo. Claro que as taglibs personalizadas - que são facílimas de criar, diga-se de passagem - e as expressões EL ajudaram bastante.

tnaires

Bem colocado. O acoplamento é um dos pontos negativos. Ou você cria um mock de um servlet para testá-lo, ou cria uma camada de aplicação que faz a fachada com a camada de negócios. Frameworks como o VRaptor não possuem esse problema.

B

O que tem de difícil em aprender Servlets e JSP?

aconstantino

Eu não utilizaria servlets e jsp…

ajax na unha
manipular os parâmetros na mão

muito trabalho desnecessário

g4j

Uso servlets + jsp em meus projetos particulares. Junto com eles, sitemesh, jstl, hibernate, displaytag, aliados a algumas classes utilitárias minhas. Pra mim é o que basta, e tenho tido excelente produtividade…

victorwss

Eu era feliz com servlets e JSP, achava simples e fácil.

Daí um dia me colocaram em um projeto com o struts. Um monte de complicação desnecessária sem nenhum benefício em troca.

tnaires

Nem me fale… :smiley: Mas há frameworks que podem ajudar.

O uso de JSTL + EL evita que você precise fazer isso.

tnaires

Não há nada de difícil. Mas como tudo, requer estudo.
Mas sua frase me fez perceber que Struts 1.x tem curva de aprendizado maior…

g4j

victorwss:

Daí um dia me colocaram em um projeto com o struts. Um monte de complicação desnecessária sem nenhum benefício em troca.

Pois é. Aqui na empresa temos uma integração de spring + spring mvc + sitemesh + acegi + spring web flow + hibernate + dwr + displaytag.

:shock: :shock: :shock:

g4j

victorwss:

Pois é. Aqui na empresa temos uma integração de spring + spring mvc + sitemesh + acegi + spring web flow + hibernate + dwr + displaytag + alguns que esqueci

:shock: :shock: :shock:

andrerios

para quem está começando essa é uma boa dupla para entender de onde vem e pra onde vao as coisas qdo utiliza-se os frameworks… é sempre bom ver os bastidores antes…

LPJava

sim e nao vejo problemas!!

Criado 22 de janeiro de 2009
Ultima resposta 22 de jan. de 2009
Respostas 18
Participantes 11