Prezados, bom dia.
Estou voltando a programar ( 3 meses na função na verdade ) depois de 7 anos sem escrever uma linha de código.
La em 2011/2012, quando programava, utilizava a falecida linguagem VisualFoxPro, assim como Java SE swing ( para desenvolver aplicativos desktop ).
Hoje por muita sorte, estou em uma empresa que utiliza Java SE swing para a implementação de seus aplicativos desktop, o que esta me facilitando muito este retorno, mas com isso me vem varias indagações.
É impressão minha ou o Java SE swing continua como sempre esteve?
Sinto que estou escrevendo muito código para pouca produtividade.
Com base nessa pergunta, e tendo em vista este hiato de 7 anos… Para onde devo ir? Para onde devo correr? tenho 31 anos e estou praticamente recomeçando do zero, isso seria um problema para o mercado?
( Não quero ser hipócrita, mas não me vejo nesta empresa por mais que seja excelente daqui a 5 anos. )
Sinto uma necessidade de evolução, mas estou perdido, pelo que andei lendo, C# e dot.net core evoluíram de uma forma incrível nesse período.
Sera que esta seria uma boa aposta de aprendizado e trabalho futuro?
Por mais que goste de desenvolver para desktop, vejo que isso já esta se tornando obsoleto, e que a maioria das aplicações roda web.
Colegas que já estão nessa área a mais tempo, que não tiveram esse hiato de 7 anos, poderiam me indicar como esta o mercado, se minha idade influenciaria em algo e principalmente, o que eu poderia estudar e focar para meus próximos 2 anos? qual linguagem/framework/plataforma devo investir?
Vejo muitos cursos da udemy assim como a assinatura da alura, se alguem ja fez cursos la, saberia me indicar se valem a pena?
Desculpem o tópico bagunçado e com tatas incertezas, mas por mais que eu seja um programador medíocre é o que amo fazer e estou muito feliz de ter voltado a programar, e sinto que estou MUITO atrasado, e isso me desespera um pouco e me deixa com a visão turva de onde devo ir, toda indicação de colegas será bem vinda <3.
Obrigado.
PS: o hiato se deu pois tive que me mudar para uma cidade pequena, onde não existiam empresas de programação até o ano passado, o que me forçou a mudar de área.
Mas com essa oportunidade de voltar a programar, eu quero aproveitar para crescer, guardar uma graninha e ir para alguma cidade maior que me permita trabalhar com o que tanto me deixa satisfeito no final do dia.