Voltando a programar depois de 7 anos

Prezados, bom dia.

Estou voltando a programar ( 3 meses na função na verdade ) depois de 7 anos sem escrever uma linha de código.

La em 2011/2012, quando programava, utilizava a falecida linguagem VisualFoxPro, assim como Java SE swing ( para desenvolver aplicativos desktop ).

Hoje por muita sorte, estou em uma empresa que utiliza Java SE swing para a implementação de seus aplicativos desktop, o que esta me facilitando muito este retorno, mas com isso me vem varias indagações.

É impressão minha ou o Java SE swing continua como sempre esteve?
Sinto que estou escrevendo muito código para pouca produtividade.

Com base nessa pergunta, e tendo em vista este hiato de 7 anos… Para onde devo ir? Para onde devo correr? tenho 31 anos e estou praticamente recomeçando do zero, isso seria um problema para o mercado?
( Não quero ser hipócrita, mas não me vejo nesta empresa por mais que seja excelente daqui a 5 anos. )

Sinto uma necessidade de evolução, mas estou perdido, pelo que andei lendo, C# e dot.net core evoluíram de uma forma incrível nesse período.

Sera que esta seria uma boa aposta de aprendizado e trabalho futuro?
Por mais que goste de desenvolver para desktop, vejo que isso já esta se tornando obsoleto, e que a maioria das aplicações roda web.

Colegas que já estão nessa área a mais tempo, que não tiveram esse hiato de 7 anos, poderiam me indicar como esta o mercado, se minha idade influenciaria em algo e principalmente, o que eu poderia estudar e focar para meus próximos 2 anos? qual linguagem/framework/plataforma devo investir?

Vejo muitos cursos da udemy assim como a assinatura da alura, se alguem ja fez cursos la, saberia me indicar se valem a pena?

Desculpem o tópico bagunçado e com tatas incertezas, mas por mais que eu seja um programador medíocre é o que amo fazer e estou muito feliz de ter voltado a programar, e sinto que estou MUITO atrasado, e isso me desespera um pouco e me deixa com a visão turva de onde devo ir, toda indicação de colegas será bem vinda <3.

Obrigado.

PS: o hiato se deu pois tive que me mudar para uma cidade pequena, onde não existiam empresas de programação até o ano passado, o que me forçou a mudar de área.
Mas com essa oportunidade de voltar a programar, eu quero aproveitar para crescer, guardar uma graninha e ir para alguma cidade maior que me permita trabalhar com o que tanto me deixa satisfeito no final do dia.

Bom dia @Malister, o Swing não teve mais atualizações (uma pena), ao invés disso lançaram uma nova versão, o JavaFX este sim está MUITO diferente do Swing.

Mas o desktop está mesmo perdendo o foco no mercado, vc pode começar a estudar JavaScript (que está muit forte hoje) em foco pra mobile, ou partir pra web mesmo.

Acredito que a idade não influencia no mercado, se o cara manjar bem, segue o jogo.

1 curtida

Sim. Swing é muito bom, estável, otimizado e não tem mais por onde crescer e tá do mesmo jeito.
Mas JavaFX esse sim cresceu muito e tem ainda onde melhorar e em conjunto com Scene Builder tá bem produtivo.

C# que você cita , tem o seu publico, mas falha, quando você que de fato oferecer algo de diferente a seu cliente, exemplo rodar sem aqueles bugs todos da vm do mono em linux.

Java caminha onde o C# para.

3 curtidas

Lembrando que não é incomum a Microsoft abandonar um projeto como foi com o Windows Phone e acho que é o caminho do Visual Basic.

PS: Ouvi dizer que com Java FX é possível desenvolver para mobile(android). Essa informação procede?

2 curtidas

Sim procede, tanto mobile Android quanto IOS e assim que o HarmonyOS que é infinitamente melhor que o Android e IOS dominar o mercado o JavaFX tá pronto pra ele tambem.

2 curtidas

O Bill Gates sempre gostou do Basic, penso que enquanto existir Microsoft existirá Basic, mas o mercado de Visual Basic tá cada dia mais fraco.

1 curtida

Bem vindo de volta a esse barco onde o mais normal toma rivotril como café da manhã.

Há 7 anos, o Swing já era uma biblioteca consolidada e estável. Como o java nunca focou muito em solução para desktop, o Swing não evoluiu muito, salvo poucas coisas como o projeto Towell (acho que é assim) e outros isolados.

Apenas curiosidade: qual IDE está usando?

Quer continuar no desktop? Sugiro javafx.
Quer expandir horizontes? Sugiro java web/SpringBoot
Quer ir além? Sugiro estudar kotlin, uma linguagem que roda sobre a jvm e permite desenvolver aplicações para desktop, web e mobile (android).
Mais? Aprenda outras linguagens como nodejs, angular 2+, etc.

Praticamente tudo evoluiu nesse período.

Em 2012 desktop já estava ficando obsoleto. Praticamente tudo o que você pensa para desktop já pode ser feito via web, principalmente depois da cloud computing e difusão da internet banda larga.

Enfim, sugiro que foque no que quer e vá estudar, como já se propôs.

1 curtida

orochimaru, j-menezes, fventurajr, darlan_machado muito obrigado por todas as dicas e esclarecimentos.

Realmente tenho muito o que aprender pela frente, e acredito que a melhor escolha seja a migração para web!

Caso tenham qualquer indicação de curso, será muito bem vindo!

1 curtida

A Algaworks tem ótimos cursos, fiz o Full Stack Angular e Spring e achei sensacional, bem completo.

Agora eles fizeram o Especialista Spring REST, esse eu não fiz, não vi a ementa, mas deve ser muito bom também.

Outra instituição de ensino online de mesmo nível ou maior, é a RocketSeat, o foco é JavaScript. Fiz o curso OmniStack e também achei sensacional.

1 curtida