Vraptor 2.5.0 release

[quote=Monteiro]Utilizamos o VRaptor num projeto para atender uma norma da ANS, chamado TISS. Usamos ele pra fazer toda a parte de controle de interface, jstl pra montar as telas, Hibernate pra persistência e XStream pra parte que tratava de XML.

O sistema ainda não foi pra produção, mas digo que a integração entre o VRaptor e resto foi muito tranquila. Nada como usar anotações em lugar de arquivos de configuração pra botar tudo funcionando, isso pra falar pouco. Há também suporte nativo pra Ajax e mais um monte de coisas que facilitam muito a vida.

Ah sim, vale a pena lembrar também que a integração entre a view e a model é transparente com o uso de EL, nada de usar form beans com métodos get bizarros.

Definitivamente uma ótima opção pra quem quer sair com classe (perdoem-me o trocadilho) do bom e velho Struts :)[/quote]

Hehehehe… coincidência, terei que fazer esse mesmo projeto agora em março. :smiley:

Bom, apenas para agregar. Comecei a desenvolver web com Java utilizando Struts. No início beleza, não me importava com todas aquelas configurações que tinham que ser feitas, aí me apresentaram o Webwork, (bah) na hora troquei… dali um tempo começaram a vir o JSF, Spring e cia…

Começar a olhar um e outro e ficava louco, mil e uma configuração, precisava de semanas para enteder só o framework, isso me deixava indignado, quase decidi voltar a usar o velho servlet com a JSP.

Até que resolvi ir a fundo no Vraptor, mas pq ele?

1 - Por ser um framework brazuca;
2 - Ter acesso a uma documentação simples e com bastante exemplo;
3 - Por ser simples e requerer o mínimo de configuração possível;
4 - Curva de aprendizado extremamente baixa, isso possibilita treinar uma equipe de desenvolvedores (leigos no assunto) rapidamente.
5 - Suporte e acesso ao desenvolvedores do framework, obtendo respostas rapidamente e também podendo trocar idéia com os mesmos. (Não que isso não possa ocorrer com outros frameworks).
6 - Atende a todos os requisitos que preciso para o desenvolvimento dos projetos que temos na empresa.
7 - To de saco cheio de ficar correndo atrás de frameworks. :smiley:

Para o desenvolvimento dentro de uma empresa, eu tenho por mim que é necessário se ter um framework em que tu possa focar o desenvolvimento, apostando e tentando contribuir cada vez mais para o aprimoramento do mesmo.

Ou seja, respeito todos os outros, acho que cada um tem sua peculiaridade, mas apostei no VRaptor e é nele que vamos continuar investindo.

Fiz uns testes com ele tbm e pra mim está a um nivel muito acima a outros frameworks!

surreal :twisted:

eu uso e indico o vraptor.

Eu também evito usar taglibs dos frameworks mvc. Já que é possível, não vejo porque não desacoplar.

Mas gosto é gosto… não acho que seja um grande problema, apenas evito.

Mudando um pouco de assunto. Fiquei sabendo que o vraptor estaria usando a api paranamer para “descobrir” o nome dos parâmetros dos métodos, e assim melhorar a injeção dos atributos da requisição nas ações. Por exemplo:

versão atual:

public void salvar(Cliente novoCliente){
 xxxxx
}

na jsp:

<input type="text" name="cliente.nome"/>

versão usando paranamer:

public void salvar(Cliente novoCliente){
 xxxxx
}

na jsp:

<input type="text" name="novoCliente.nome"/>

alguém sabe quando será implementado?

Oi Marcelo, tudo bem?

No proximo release teremos suporte ao paranamer (e suas diversas implementacoes)

Ja que o pessoal da JCP nao faz, temos que fazer na “garra” :slight_smile:

Abraco

Xiii, bródi! Vou te contar que a gente quebrou a cabeça pra fazer o nosso! rs
Mas já fica a dica: VRaptor, Hibernate e XStream (com XSTL) X :wink:

Fala Guilherme… blz?

Ficarei aguardando ancioso pra ver esta integração com o paranamer.

abraços
Marcelo

Lendo esse tópico tão cheio de elogios decidi estudar o framework…espero não me arrepender como ontem numa palestra de Rails (que não vi vantagem alguma)… :twisted:

Eu já havia ouvido algumas recomendações do Fabio Kung…mas não tinha despertado interesse…

Lendo este tópico sobre o VRaptor, dei uma verificada na documentação e percebi que existem algumas semelhanças com o Seam (somente algumas semelhanças!). A questão é. Quem veio primeiro Seam ou VRaptor? E a questão da injeção de dependencias já existia no primeiro release desse framework?

Marcus,
Vraptor é mais velhinho que o Seam.
Pico é o atual, não sei se existia algum antes dessa release. Provavelmente não.

[]'s

o vraptor veio antes mas as similaridades acabam na injecao de dependencia, que ja existia muito antes do vraptor. e o seam é focado em componentes visuais em vez de “actions”.

Pois é… o VRaptor 1 veio antes do Seam… o VRaptor 2 veio logo depois das versoes beta do Seam, e as primeiras anotacoes do vraptor 1 e 2 foram fortemente influenciadas por ele… apesar do caminho seguido ser totalmente distinto (action based)…

Sobre a Injecao de Dependencias, o conceito tem uma historia bem antiga e interessante… desde o pessoal do extinto Apache Avalon, passando pelo Pico Container, um tempo depois Webwork, Spring, Seam, VRaptor e outros. A lista que começa no webwork sao de controladores web que dão suporte a IoC.

“Batendo cara” com o Pico (depois dele) temos o Spring, o Nano Container, o Plexus (bem mais complexo), o Guice e outro projeto que deve aparecer em breve por ai…

Abraço

[quote=leojribeiro]Pessoal por acaso alguém já usou Hibernate - VRaptor - OpenLaszlo?

[]'s

[/quote]

Sim!

Struts, Ww, Laszlo, Spring, Jsf…

O VRaptor da um show em cima de qualquer um quando o assunto é produtividade (Aplicação / aprendizado).

Pena não ser forte nas empresas

Muito bom não prender as camadas V com C.

Isso elimina o trabalho do programador alterar o código que o designer fez e eu posso optar pela jstl no lugar da displaytaglib… hehe

• Nem sei onde fica a caelum