A nova versão do VRaptor já está disponível para download.
Esta nova versão vem com algumas correções de bugs, melhorias internas do código, melhores testes e novas features.
Duas grandes novidades estão no suporte a waffle-taglib para geração de formulários internacionalizados, suporte a componentes através de injeção de dependências e o uso do pico container internamente.
Sempre vendo IoC como o caminho para a criação de componentes e facilitando o desenvolvimento de seus testes, o sistema de controle de erros foi melhorado para que possa ser expandido pelo próprio usuário.
Eu já estou com 3 projetos rodando em produção, utilizando o Vraptor como framework de desenvolvimento.
1 - Sistema de consulta de Reembolso para empresa de cartões de benefícios.
2 - Sistema de controle de arquivos para clínicas e laboratórios.
3 - Aplicação Web para gerência das etapas de desenvolvimento e produção de produtos personalizados. (Brasi x China)
Até o momento tenho obtido ótimos resultados utlizando o Vraptor juntamente com o Hibernate.
Eu estou usando o Vraptor num projecto de controle de Licencas dos consultores aqui na UTRAFE - Unidade Tecnica da Reforma da Administracao Financeira do Estado.
Ele muito legal !!!
Muito simples de configurar e usar … e monte de coisa.
"First I’d like to say, I am overwhelmingly impressed with vraptor. I can’t remember how I came across it, but I’ve been using it on a fairly good sized project since March and I’ve been loving it.
I was a committer to WebWork before it was absorbed into Struts2, so I’ve spent some time with MVC. I got so tired of “XML situps”, and despite a couple of efforts to implement a “convention over configuration” type system into WebWork, it never really came together. When it came time for me to start on a new project, I ended up deciding to just implement my own framework, since there was just too much configuration overhead with WebWork/Struts, and the rest of the frameworks I looked at (rife, pico, webflow, etc) just didn’t mesh with how I thought about MVC.
Then I stumbled upon VRaptor, and it’s much like what I was building, but is so much more powerful. It’s beautiful! Annotations are a totally natural way of marking up controller classes, and mapping controller/function/result to a view, with the ability to override them if necessary is exactly what I wanted. Plus, it gives me all of the hooks into the internal workings so that I can customize things on just about whatever level I need"
O VRaptor consegue ser simples e robusto ao mesmo tempo. Usei ele em 2 projetos e recomendo.
Um ponto que me agrada e muito e o mínimo trabalho possível com configurações.
As convenções que o VRaptor usa realmente poupam tempo com as configurações.
Utilizamos o VRaptor num projeto para atender uma norma da ANS, chamado TISS. Usamos ele pra fazer toda a parte de controle de interface, jstl pra montar as telas, Hibernate pra persistência e XStream pra parte que tratava de XML.
O sistema ainda não foi pra produção, mas digo que a integração entre o VRaptor e resto foi muito tranquila. Nada como usar anotações em lugar de arquivos de configuração pra botar tudo funcionando, isso pra falar pouco. Há também suporte nativo pra Ajax e mais um monte de coisas que facilitam muito a vida.
Ah sim, vale a pena lembrar também que a integração entre a view e a model é transparente com o uso de EL, nada de usar form beans com métodos get bizarros.
Definitivamente uma ótima opção pra quem quer sair com classe (perdoem-me o trocadilho) do bom e velho Struts
Eu não vejo o VRaptor como tendo nada de novo a oferecer em relação ao Stripes.
O Stripes está aí já faz um bom tempo e possui tudo que o VRaptor possui e mais um pouco.
A ausência de tag libs no VRaptor é inexplicável e agora esse merge com o Waffle ficou meio estranho. O que o Waffle tem de bom/novo para oferecer, além de ser da ThoughtWorks? Chamada direta a methods?
Parece que as pessoas que estão falando aqui são apenas os amigos e conhecidos dos autores do framework, que fizeram o curso da Caelum. :roll:
Não me levem a mal, mas se for para usar o VRaptor eu prefiro usar o JBoss Seam que resolve não apenas a parte do controlador como todo o resto pra mim.
Teve gente que postou aqui e nao teve aula na Caelum nao.
O Seam é uma abordagem completamente diferente, e voce esta optando por JSF.
O Waffle e o VRaptor compartilham muitos dos seus conceitos, e agora que diversos dos comitters do vraptor estao no waffle, estamos fazendo algumas bibliotecas para os dois frameworks.
Sobre a taglib, voce pode usar qualquer taglib. Eu sinceramente nao gosto de taglibs de frameworks MVC, porque voce acaba amarrando o seu V com seu C. Se voce trocar seu controlador, suas taglibs nao vao mais funcionar corretamente. Prefiro usar taglibs independentes de controlador, como a displaytaglib, etc. Mas é uma questao de gosto e de quao desacoplado voce quer sua arquitetura.
Olhando todas suas mensagens previas, vejo que voce tem um gosto curiosamente bem parecido com o do Sergio: prefere usar configuracao programatica, prefere usar Mentawai e ate mesmo o Space4J. E na maioria absoluta dos seus posts voce os cita. É a preferencia de cada um.
Existem dsenvolvedores que gostam de fazer algumas coisas por si só… outros que gostam de usar coisas prontas (por exemplo spring juntando tudo para voce)… gosto é gosto, os dois resolvem o problema… você deixa claro que gosta de taglibs,e conexões entre bibliotecas prontas… é um caminho a seguir…
Nao podemos esquecer caracteristicas importantes da JSF, como a dificuldade do controle do designer e indexação de paginas, caracteristicas que a propria sun cobra em suas provas.
Acredito que a escolha de um controlador e de uma tecnologia deve ser feita por motivos tecnicos (como o da indexacao acima) e gostos da equipe. Nao adianta colocar um cara que gosta de uma biblioteca para programar com outra que nao vai dar produtividade…
Sobre merge, não houve merge, há um compartilhamento de codigo, afinal se uma taglib pode funcionar com varios projetos, pq funcionar com um só? Vantagens para o vraptor? Creio que a troca de conhecimento entre equipes sempre seja lucro…
Trabalho em uma empresa de varejo em minha região, e estamos implantando um projeto interno usando o vRaptor até então temos sido bem sucedidos… basicamente hoje controlamos a comunicação interna entre várias filiais (comunicação entre funcionários ) e arquivamos documentos através de meios digitais (excluir o uso de papel em certos casos ) entre algumas coisas a mais, O Sucesso deste projeto ocasionará em algo muito maior que já temos em mente e certamente usaremos vRaptor.
Alguns detalhes do vraptor e do stripes, docs em portugues eh um classico exemplo que os desenvolvedores brasileiros pedem… ai entra a questao do que deveria ser feito… outra questao que eu nao sei, mas quando vimos o stripes a primeira vez, ele nao tinha nada relacionado a injecao de dependencias em geral e a ideia do good citizen, saberia me dizer como esta agora?
Eu não gosto de JSTL. Tem um monte de problemas e deficiencias. Umas tags integradas ao framework, para validação por exemplo, ajudam muito. Acho que vocês estão usando as tags do waffle agora, o que deve ser melhor que JTSL. E acoplar a camada view ao framework não vejo como problema. O M já está atrelado ao C mesmo, via annotations.
Não concordo com ele em outros aspectos, como por exemplo que uma action deve estender uma classe abstrata (tivemos uma discussao omérica sobre isso)
IMHO, annotations que atrelam o modelo a uma implementação ou framework específicos são péssimos. É o melhor jeito que se achou até agora pra evitar os XMLs do JPA/Hibernate/EJB3/etc, mas ainda assim me dá calafriozinhos.
Se meu modelo não puder ser empacotado num JAR que contém toda a lógica de negócio daquela aplicação em particular, tá na cara que eu esqueci de olhar alguma métrica de coesão e acoplamento no meio do caminho, e preciso refatorar meu código.
é, eu nunca usei o vraptor vou fazer o download agora e fazer uns testes,
estou pensando em coloca-l0 em produção aqui na empresa, dei uma lida neste post, deu pra se ter uma ideia dos
pontos negativos e positivos dessa framework;
mais de qq forma o pessoal ta de parabens (não vou citar nomes), por ter desenvolvido uma framework que esta sendo
bem vista e bastante usada, e ainda mais é BraSuca…parabens mesmo !!
Gostei muito da idéia, de configuração por convenção. Já gostava do mentawai, por fazer, configuração via código. E com anotações, fica algo extremamente limpo e entendível. Parabéns, ao pessoal que mantém o projeto.