li a documentação do VRaptor 3 e comecei a fazer um sisteminha mais para treinar seguindo o exemplo do que foi disponibilizado no site…
o motivo do topico é mais para saber o que voces acharam do novo VRaptor?/
eu mesmo gostei mto achei mto legal, com varias facilidades, e fortemente OO, validaçoes td por codigo java, difrente de outros frameworks que tem que fazer muitas configuraçoes mto xml…
Também estou fazendo alguns testes para conhecer o Framewrok, mas estou com algumas dúvidas.
Como você está fazendo para chamar as variáveis das classes nas JSP?
Eu postei aqui o código que estou utilizando, mas não está dando certo.
Sem querer causar muita polemica…
Não conheço NADA do Vraptor mais ja ouvi falar dele, entao em resumo:
Porque usar VRaptor ? Quais as vantagens de usar vraptor em relação a JSF por exemplo ?
[quote=leosouzabh]Sem querer causar muita polemica…
Não conheço NADA do Vraptor mais ja ouvi falar dele, entao em resumo:
Porque usar VRaptor ? Quais as vantagens de usar vraptor em relação a JSF por exemplo ?[/quote]
Ola Leo
Tentando definir um pouco
A grande diferenca é que JSF usa uma abordagem voltada a componentes visuais, como wicket, tapestry e ASP.NET. Normalmente sao focados em criar “aplicacoes”, onde os componentes visuais ja fazem muito do trabalho pesado da visualizacao, mas voce tem dificuldade para fazer acertos finos de html, javascript, etc, ja que quem gera tudo isso é o framework.
Ja o VRaptor é action based, mais focado no seu codigo e te dando liberdade na view, como o struts, webwork, ruby on rails, e o novo ASP.NET MVC. Vai muito das suas preferencias e objetivos. O VRaptor tambem tem uma comunidade grande no Brasil, que pode ser um bom diferencial (como voce pode ver aqui no forum, onde as duvidas sao rapidamente sanadas).
o jsf é um bom framework, para componentes visuais assim como disse o Paulo, por exemplo para criar uma aba, um calendario, muito simples, agora ja para codificaçao tem algumas coisas por exemplo que eu nao gostei, o codigo html fica mto sujo.
tive problemas tbm no managerBean com alguns atributos, nao consegui encherga-los na view…
bom, mais isso td tem formas para resolver, achu q é mais uma questao de gosto tbm e de necessidade
Eu estou testando ele justamente pelas características que foram expostas.
Acho o JSF muito bom, mas estou procurando algo que seja mais flexível com frameworks destinados exclusivamente a parte visual.
[quote=leosouzabh]Mtos boas justificativas…
Vou avaliar .
a versão 3 ja esta estavel ?[/quote]
Tem gente, alem da Caelum, usando o VRaptor 3 mesmo antes do beta 1, compilando do head do git!
Nos betas encontrmaos bugs, muitos relatados aqui no forum, e corrigimos todos. Agora, 5 betas depois, o RC1 é bastante estável. Em MUITO em breve deve sair a versão final, 3.0!
Só para constar, eu tenho uma aplicação usando EJB3 rodando encima do glassfish que possui módulo EJB separado da aplicação web. Toda a camada de negócio e persistência fica “enjaulada” no servidor, e a aplicação web apenas faz o papel de view e controller. O projeto todo roda em um cluster com 32 instâncias de VM, visto a complexidade da aplicação.
Usei o vraptor então apenas como controller. O vraptor já se mostrava muito rápido em sua versão 2, e continua muito rápido na 3. Mesmo o projeto envolvendo muitas regras de negócio e cada tela ter que fazer o lookup e serialização dos beans remotos, a aplicação está muito rápida.
A aplicação era em vraptor2 e já funcionava bem, agora estou migrando para vraptor 3 alguns módulos e está tudo funcionando muito bem, inclusive fiz testes no ambiente com cluster e funcionou quase perfeito. Digo quase porque quando alguma sessão vai entrar em passivate e trocar de container dá alguns bugs, mas já foi lançado esse erro aqui mesmo no guj.
Há pequenos bugs que apareceram durante a migração, mas aos poucos abrindo threads no guj tudo foi caminhando bem. Mas quando eu resolvi mexer no 3 eu já sabia que estava em rc, então era esperado um ou outro bug.
No inicio você tem um choque em estar acostumado com os tradicionais frameworks, mas logo que você usa o vraptor começa a acostumar-se e o melhor: acha que os outros frameworks são estranhos. Injeção de parametros e binds são fantásticos no vraptor. Se você quer usar algum objeto diferente basta criar facilmente um converter. Se quer que seu view-redirect seja diferente, basta fazer um e registrar. Tudo é muito fácil.
Acho que por isso curti muito o vraptor. Rapido para executar, simples para programar. Afinal, JSF não é nada produtivo (IMHO).
Não tenho vontade e ainda não precisei usar outro framework além do VRaptor, creio que só usaria JSF no lugar de VRaptor se for uma aplicação web que necessite de muitos elementos visuais complexos.
Usei o Vraptor 2 em alguns projetos em 2007 e posso garantir que foi uma ótima experiência. Produtividade boa e funciona muito bem. Vou fazer umas experiências com a versão 3 pra ver como está.