VRaptor da pra ser mais produtivo?

Amigos, to usando VRAPTOR + HIBERNATE, até que gostei do resultado, a aplicação esta bem robusta e funciona muito bem.
Só que notei que estou escrevendo muito html, css e javascript. Tem como automatizar esse processo da view ? Outros frameworks ? Como faz ?

O que você usava antes que te fazia economizar em escrita de código da view?
E que partes estão sendo mais “dolorosas” na hora de escrever o código de view?

Uma coisa que percebi foi que ao digitar a view estão acontecendo 3 coisas:

• Erros de tags html (algumas tags que não foram fechadas e erros de declaração)
  • Erros de declaração de Javascript (Virgulas e chaves esquecidas no meio do código)
  • Erros de declaração JSON (Também virgulas e chaves esquecidas no meio do código)

Eu consigo detectar e reparar esses erros com facilidade… mas dependendo da experiência do programador essas correções não são tão simples.

Então, eu utilizo o eclipse e seus editores especificos.
Então tenho edição para html, css e javascript com autocomplete e syntax highlight.
Tem uns validadores também, mas o de javascript não é tão bom. Deixo desativado.

[quote=silascou]
Uma coisa que percebi foi que ao digitar a view estão acontecendo 3 coisas:

• Erros de tags html (algumas tags que não foram fechadas e erros de declaração)
  • Erros de declaração de Javascript (Virgulas e chaves esquecidas no meio do código)
  • Erros de declaração JSON (Também virgulas e chaves esquecidas no meio do código)

Eu consigo detectar e reparar esses erros com facilidade… mas dependendo da experiência do programador essas correções não são tão simples.[/quote]

O que vc ta relatando não é problema atrelado ao vraptor, isso vai acontecer com qualquer framework e é impressão minha ou vc ta usando bloco de notas pra programar ? Pois se vc usar alguma IDE vc tem todos esses problemas assinalados na hora. E sobre ser “produtivo com o vraptor” é relativo pois na verdade vc tem que pensar no lado do servidor(vraptor) e no lado da visão(html+JS+CSS) em como automatizar as operações repetitivas, no lado servidor usar de verdade a OO e no lado da visão a dica é usar taglibs customizadas.

pbnf, sim eu estou usando eclipse (só uso por livre pressão da empresa). Mas alguns erros não são detectados pela IDE.
Eu também comecei a dar uma olhada em tags customizadas. Na verdade queria ver se já encontrava algo pronto (mais barato né).
Pesquisando achei uns videos de Spring Roo, achei bem interessante, vou fazer uns testes.

[quote=silascou]
pbnf, sim eu estou usando eclipse (só uso por livre pressão da empresa).[/quote]

• E qual seria a sua escolha ?
  • Tudo que vc relatou é detectavel pelas IDEs

[quote=silascou]Eu também comecei a dar uma olhada em tags customizadas. Na verdade queria ver se já encontrava algo pronto (mais barato né).
Pesquisando achei uns videos de Spring Roo, achei bem interessante, vou fazer uns testes.[/quote]

• O SpringRoo é um gerador de aplicação. A criação de tagfiles é bem simples e tbm tem o conjunto de taglibs que o proprio pessoal do vraptor ajudou a criar chamado Waffler.

Eu prefiro netbeans. Por já usa-lo a muito tempo e o eclipse não oferece algo que justifique a troca.

Eu to usando arquivos jsp contendo html, javascript, json e tags jstl. Os erros que relatei acontecem e a ide não mostra nada. Exceto para os erros simples ai a marcação aparece em vermelho, mesmo assim só de javascript.
Não sei, não conheço a ide muito bem.

Para registro link do Waffle: http://waffle.codehaus.org/taglib.html

pra escrever menos html, js e css, vc pode usar bibliotecas gráficas JS, como o JQuery UI, ExtJS ou YUI

Uma alternativa rapida , barata e profissional :

Tagria Lib (TagLib Rich Internet Application) é uma poderosa biblioteca visual escrita especificamente para rodar em JAVA no ambiente WEB , tem como principal atrativo a facilidade na criação , manutenção e desenvolvimento de softwares de alta qualidade na camada de apresentação/visualização . TagriaLib é a única biblioteca na internet que é compatível com os principais frameworks MVC (Action Based) do mercado (Struts 2,Vraptor 3,Mentawai 2,Spring MVC,Http Servlet) ou qualquer outro framework que aceite jsp + jstl em sua camada de visualização .

Quais suas características ?

Conjunto de componentes ricos (HtmlEditor, Dialog, AutoComplete, Buttons, Forms, Grids e muito mais).
Suporte a ajax.
Levíssimo , facil instalação e quase zero configuração
Suporte a tematização e internacionalização
100% W3C (HTML,CSS) compatível.
Garantia de compatibilidade com os maiores navegadores do mercado.
100% Javascript compatível com (JQuery + JQueryUI).

Tagria Lib tem como objetivo substituir o JSP puro + HTML + Javascript + CSS, seus diversos problemas e má práticas que acarretam quando usados incorretamentes no ambiente de desenvolvimento como por exemplo:

Incompatibilidade de layout entre browsers (cada browser renderiza de um modo dependendo de como o html + CSS são escritos).
Despadronização de objetos (desenvolvedores diferentes, constroem objeto de modo diferente com funcionalidades diferentes, com cores diferentes, etc…).
Problemas com javascripts incompatíveis entre browsers.

No site : http://tagrialib.com é possível visualizar todos os detalhes do projeto.
No site : http://jslsolucoes-tagria-doc.appspot.com/ é possível ver todos os objetos existentes,documentação , funcionamento e códigos fontes de exemplos.

Qualquer dúvida entre em contato . Abraços a todos.

Uma taglib que custa R$999 por ano? :shock:

Não deu pra entender direito , se o seu comentario foi no sentido de estar caro ou barato ?? O preço é muito acessivel em se tratando de software , pois a licença de uso é eterna só o 1º ano que é obrigatório e não dá nem 100 reais por mes , ai a partir dos próximos anos o cliente resolve se deseja renovar ou não.

Para eventuais dúvidas sobre o licenciamento :

http://tagrialib.com/assine-ja/

cara…

solução barata e que já usei…

vc pode usar o sitemesh… para não ficar tendo que colocar os cabeçalhos em cada página…

e o Twitter Bootstrap… que é ótimo para DESIGN e totalmente FREE…

http://twitter.github.com/bootstrap