Vraptor e Play

ola pessoal conheço jsf,spring mvc,struts e o vraptor que achei o melhor de longe, poréme estava estudando rails e play e gostaria de saber se alguém tem experiencia e pode dar uma comparada entre o vraptor e o play qual seria a vantagem de usar um ao inves do outro, alguma vantagem ou não e tal.

uma coisa que achei meio ruim depois que vi o rails por exemplo é que um controler… no vraptor deve ser criado um arquivo “controller e um view em uma pasta especifica” por que isso não é feito de forma automatica e tal, não faz muito sentido fazer isso na mão.

gostaria de saber pontos de vista de que usa os 2 e pros e contras (play e vraptor)

Para gerar artefatos você pode usar o vraptor-scaffold.

Ae,

eu trabalho com play e scala, não conheco nada de vraptor, mas como você já conhece rails, existe um vídeo comparando os dois

Abraços

era comparar vraptor e play com java… , não com rails

Desculpa jovem!

nda vlw esse video é mto interessante q voce passou eu fui nesse evento.

o VRaptor Scaffold não gera os controllers e tal, acho q so os arquivos iniciais.

Gera controllers sim.
Ja usei uma vez ha um tempo atras e gerei controllers e DAOs com o scaffold.

[quote=Baratao]Gera controllers sim.
Ja usei uma vez ha um tempo atras e gerei controllers e DAOs com o scaffold.[/quote]

ele gera tudo de uma vez, ele nao tem um generator que gere apenas o controller e a view e tal.

[quote=Diabo Loiro]ola pessoal conheço jsf,spring mvc,struts e o vraptor que achei o melhor de longe, poréme estava estudando rails e play e gostaria de saber se alguém tem experiencia e pode dar uma comparada entre o vraptor e o play qual seria a vantagem de usar um ao inves do outro, alguma vantagem ou não e tal.

uma coisa que achei meio ruim depois que vi o rails por exemplo é que um controler… no vraptor deve ser criado um arquivo “controller e um view em uma pasta especifica” por que isso não é feito de forma automatica e tal, não faz muito sentido fazer isso na mão.

gostaria de saber pontos de vista de que usa os 2 e pros e contras (play e vraptor)[/quote]

Acho o Play um excelente framework, as coisas são bem fáceis de fazer com ele. Acho alguns conceitos dele um pouco enrolados de ínicio, por serem um tanto quanto diferentes de outras ferramentas (por ex. os métodos estáticos no controller), e a maneira como o ActiveRecord é implementado no Play a meu ver dificulta muito os testes unitários. São coisas que são assimilidas com o tempo.

Sobre esse ActiveRecord do Play, ele utiliza o EBean que é um framework que não gosto em função do modelo de programação que ele impoe e toma muitas “liberdades” em relação à JPA. Mas o Play abstrai bem isso.

Enfim, no geral na minha opinião o framework é muito bom. Trabalhei com as versões 1.x, não sei como está a atual versão que utiliza Scala.

O Vraptor também é excelente, a meu ver uma das melhores ferramentas do mundo Java web, e a curva de aprendizado é mínima, é um framework muito menos intrusivo que o Play.

Pessoalmente, se as minhas opções fossem esses dois frameworks, eu avaliaria no contexto do meu projeto a necessidade de integração com outras ferramentas e frameworks adicionais, pelo fato do Play ser full stack algumas coisas podem ser complicadas quando você precisa sair das convenções por alguma necessidade específica.

Quanto aos artefatos, acho legal o Rails gerar o controller, view, etc, atualmente trabalho com o Grails que também possui esse recurso, mas na minha humilde opinião não é esse tipo de coisa que te dá produtividade, no frigir dos ovos. E o Vraptor tem a ferramenta equivalente, como os colegas citaram no tópico. Mas os scaffolds da vida servem pra CRUD, se o que você precisar for algo além do básico não é o scaffold que vai te salvar.

legal a seu ponto de vista , era mais uma opinião assim que eu procurava e sobre

eu quis dizer ferramentas para melhorar produtividade, algo como uma ferramenta comand line ou plugins do eclipse como quando vc gera um servlet no eclipse que ele ja coloca a entrada no web-inf, seria bem pratico gerarmos controllers tivesse plugins que ajudassem.

aproveitando que voce falou que trabalha com grails, o que voce poderia falar em comparação com o play,rails e o vraptor, tirando o suggar sintax do groovy considerando mais o framework em si.

[quote=Diabo Loiro]legal a seu ponto de vista , era mais uma opinião assim que eu procurava e sobre

eu quis dizer ferramentas para melhorar produtividade, algo como uma ferramenta comand line ou plugins do eclipse como quando vc gera um servlet no eclipse que ele ja coloca a entrada no web-inf, seria bem pratico gerarmos controllers tivesse plugins que ajudassem.

aproveitando que voce falou que trabalha com grails, o que voce poderia falar em comparação com o play,rails e o vraptor, tirando o suggar sintax do groovy considerando mais o framework em si.[/quote]

Certo, eu concordo, é que, como eu disse, no conjunto do projeto, na minha opinião, não são esses geradores de artefatos que dão produtividade, e sim o conjunto do framework. Ficando no seu exemplo do Rails, o que eu gosto nele é o conceito de simplicidade, de já ter as coisas amarradas de antemão, controller, model, persistência. A integração, mesmo que superficial, entre camadas de uma aplicação não é algo tão simples, e é nesse sentido que eu penso que esses frameworks são uma boa. É uma abordagem de frameworks full stack e se você procura simplicidade, facilidade, etc, eu sugiro que você foque neles, como é o caso do Play! que você citou, do Mentawai e do Grails.

E o VRaptor tem as ferramentas pra gerar controllers, dao, view, etc, como citaram antes no tópico. Mas veja, eu tenho projetos com VRaptor que funcionam como web services e não possuem view. Se eu fizesse algum “vraptor generate controller xpto” e ele criasse algum xpto.jsp, alguém iria reclamar né… :wink:

O VRaptor também tem muito claro esse conceito de simplicidade, é um excelente framework, mas é um controller MVC e as outras camadas da aplicação, embora o VRaptor ajude, você teria que fazer. Por exemplo juntar o VRaptor com Spring com Hibernate com JPA com sei lá mais o que. É uma diferença que talvez seja interessante você levar em conta. Eu pessoalmente prefiro fazer e controlar toda essa integração, e o modelo de programação do VRaptor torna bem fácil colar as partes (algumas dessas coisas já vem mais ou menos prontas no VRaptor também).

Sobre o Grails, não faz muito tempo que estou trabalhando e estou gostando, sobre o framework há momentos em que ele se parece mais um “Spring MVC com Groovy” hehe, ele segue algumas coisas do Spring MVC que não me agradam. No geral acho um bom framework, mas não vejo nele o mesmo ar “revolucionário” que senti no Rails. Talvez prefira até o VRaptor que o Grails…

Outra coisa que gosto bastante dele é algo que também existe no Rails, que são coisas bem específicas de desenvolvimento web, como comprimir arquivos css, unificar js, etc.

Ah é, e a testabilidade dele na minha opinião é simplesmente horrorosa. Talvez eu esteja usando errado, hehe, mas achei muito ruim.

legal vlw a opinião, to dando uma comparada, em rails,play,django,grovvy, comparando com o que ja trabalho, no fim eu estou tentando ignorar as diferenças de linguagem de programação para ver as diferenças nos frameworks em si, realmente ate agora so vi “revoluções no rails” mais ta sendo interessante.