Lucas, o default do VRaptor não é usar o iogi? Eu não incluí nenhuma configuração para usá-lo pois penso que seja o default.
O hibernate tem uma feature que se você anotar o @id no field em vez de no accessor ele irá realizar uma consulta no banco
caso você faça modelo.getId(). Por isso eu tive que anotar o @id no accessor e para isso precisei dos benditos getters and setters
pois anotando no accessor o hibernate procurará pelas anotacoes nesses accessors e nao nos fields…
Enfim, eu fucei um pouco na web e vi que tem como fazer com que o @id seja colocado no field e o lazy load não ocorra, vou corrigir
o meu modelo. Mas de todo modo, eu ainda terei algum setter no meu modelo, que eu vou usar dentro da minha aplicação, e eis a questão:
Digamos que eu envio os parametros x,y,z,w, e no meu modelo eu tenho o construtor para x,y e z. O iogi irá popular os parametros enviados
no construtor x,y,z, e também vai popular os parametros excedentes, no caso o w, via setter. É aqui que eu não queria que isso acontecesse.