Warning é erro ou pura reclamação?

Já participei de um projeot que o wsad/eclipse geravam uns 7000 warnings, pelo menos. A política era ignorar todos eles mesmo os “Isso só vai funcionar depois que o inferno congelar”.

Eu tenho o habito de ligar quase todos os warnings do Eclipse e deixar a lista menor que a de TODO/FIXME/XXX.

Eu que tou sendo mala ou warning é problema iminente?

Vc usa o check-eclipse tb , para verificações de identação do código ?
A minha projeção é que isso é soh um aviso, mas em muita fabrica de software decente, não se pode dar commit num arquivo , se tem warning.
Acho q uma politica de subir as coisas pro CVS, somente depois que tirar todos os warnings, eh muito válido e produtivo para toda uma equipe de denvolvimento.

Como funciona onde vc trabalha ?

[quote=louds]Já participei de um projeot que o wsad/eclipse geravam uns 7000 warnings, pelo menos. A política era ignorar todos eles mesmo os “Isso só vai funcionar depois que o inferno congelar”.

Eu tenho o habito de ligar quase todos os warnings do Eclipse e deixar a lista menor que a de TODO/FIXME/XXX.

Eu que tou sendo mala ou warning é problema iminente?[/quote]

Para mim é um problema, caso contrário não haveria o por que de ser classificado.

Sem contar que a maioria também reflete sujeira no código, ou maus hábitos de programação.

Olá,

Um exemplo de warning que pode virar um problemao é o ID das classes que implementam serializable. Como é só um warn isso muitas (pra nao dizer sempre ) vezes é ignorada. Tivemos problema ao tentar desserializar alguns objetos de um sistema de log onde nao tinham esse id e a VM ficava reclamando. Muito trabalho foi feito pra conseguir recuperar quase tudo.

]['s

Olá

Depende dos warnings. A maioria é puro bullshit. Mas se a gente deixar estas porcarias sairem então não vai conseguir ler os warnings que eventualmente podem ser importantes como aqueles citados pelo Fábio. É por isso que não desabilito os warnings pelo Eclipse e que tento arrumar imports que sobram e outras bobagens.

Esta mensagem sobre warnings me chamou a atenção devido ao meu interesse em migrar sistemas do 1.4.x para 5.0. Até comecei a usar o Eclipse 3.1 para isto. Mas ainda não fiz justamente por saber que vou receber trocentos mil warnings.

[]s
Luca

mudando o assunto…

uma vez na época da faculdade um professor meu de C++ disse: “warning é pior que erro”.

erro vc sabe o que é!.. vc nao consegue rodar seu programa.
Já o warning vc consegue rodar, mas o dia que der o pau só deus sabe o que é eheh.

bom isso é uma historinha de C++ da faculdade… mas se for analisar alguns warnings (não todos) que o eclipse mostra, até que faz sentido.

Eu particularmente, tento acabar com os warnings.

Acho que vai muito do seu nivel de paranoia, mas eu tento organizar a qualidade dos meus builds assim (em ordem de urgencia):

• erro de compilacao
  • erro no teste unitario
  • falha no teste unitario
  • warning na compilacao
  • erro no teste de integracao
  • falha no teste de integracao

Em nenhum time aqui na TW voce pode sequer pensar em fazer check-in do codigo se algum desses problemas estiver acontecendo, e ainda assim o build na integracao continua quebra bastante. Normalmente, o “transgressor” eh responsavel por consertar a cagada, e o senso de responsabilidade que isso traz pra equipe nao ta escrito.

A qualidade do codigo acaba aumentando bastante se vc tiver um bom processo de desenvolvimento de testes unitarios e de integracao (geralmente, a gente tira os testes de integracao direto das user stories, mas em times que nao usam XP eu nao sei qual a melhor forma de fazer).